quarta-feira, 10 de abril de 2013

SALADA COMO PRATO PRINCIPAL

Esta Primavera está longe de ser a Primavera dos nossos sonhos. Está um frio de rachar, dia sim dia não chove, parece que não há calor nem sol à vista!

Mas vamos acreditar que melhores dias virão, que de um dia para o outro fica calor e, as roupas de Inverno serão guardadas e virão as roupas leves e frescas para as substituírem.

Nessa altura, as saladas passarão a fazer parte dos nosso dias.
Por um lado porque nos sabe bem algo leve quando está calor, por outro porque sabemos que nos faz bem e nos ajuda a perder os quilinhos que a roupa quente escondeu.

Existem alguns truques que eu utilizo nas minhas saladas primaveris, para que estas não sejam sensaboronas:

- Utilizar folhas verdes. Podem ser de alface, agrião, rucula, espinafre, etc. Quanto mais escuras, mais saudáveis e são uma óptima base para a salada.

- Juntar vegetais de cores diferentes, para garantir uma grande variedade de antioxidantes. Cebola, cenoura, couve roxa, couve coração, brócolos, courgete, ervilhas, favas, cogumelos, feijão verde, etc.

- Um toque doce com fruta fresca, para uma dose de vitaminas extra. Maçã, laranja, clementinas, pêssego, ananás, kiwi, melão, meloa, tomate... Estão a perceber a ideia, certo?

- Frutos secos, porque são ricos em gorduras saudáveis e dão textura à salada. Nozes, amêndoas, pinhões, avelãs ou caju (sem sal).

- Uma fonte de proteínas. Frango ou peru desfiado, cubos de salmão (ou de outro peixe), atum em conserva, pedaços de requeijão ou de queijo fresco.

- Usar hidratos de carbono, pois ajudam a evitar a fome antes do tempo. Massas das mais variadas formas, de preferência integral, cubos de pão torrado, arroz, batatas assadas no forno ou cozidas em cubos.

- Ervas aromáticas. Coentros, salsa, manjericão, oregãos, cebolinho, hortelã...

- Um toque final com sementes. Gosto muito das sementes de sésamo, mas podem usar de abóbora, de girassol, de linhaça, de chia...

- Temperar. Costumo usar azeite extra virgem e vinagre ou sumo de limão, ou outro tempero dos que sugeri neste post.

Espero que tenham gostado das sugestões.

Desejo-vos um dia muito saudável! ;)






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário