quinta-feira, 25 de abril de 2013

TRUQUES DE VERÃO

Chegada a altura do calor, somos verdadeiramente bombardeadas com publicidade de cremes redutores e milagrosos, de suplementos alimentares que prometem emagrecer, de dietas fáceis, rápidas e saudáveis para perdermos os 10 kg que temos a mais (como se fosse fácil) e por aí.

Claro que todas nós sabemos que é difícil e que não é por usarmos uma embalagem de creme para celulite ou por só bebermos líquidos durante 2 dias que vamos ficar lindas e esplendorosas para o Verão. No entanto, como humanas que somos, temos sempre a sensação que talvez seja boa ideia!!!

Mas não é! Certos cuidados têm de ser mantidos durante o ano inteiro, não tanto em nome da beleza, mas sim em nome da nossa saúde. Alimentação correcta e variada, exercício/actividade física são cuidados que devem ser diários.

Confesso que depois de ter "descoberto" que engordei 3 kg (bem pesados) nos últimos 2 meses, passou-me pela cabeça tomar qualquer coisinha para emagrecer rapidamente. Não é nada o meu género e, apesar do meu sentimento de culpa, são 3 kg, não são 30. E depois de comentar com o meu marido, a sua resposta ajudou-me a repensar a ideia.

"- Já tiveste mais peso e emagreceste sem loucuras. Agora é só voltares a ter cuidado com a alimentação que também consegues."

E é verdade, é preciso é ter calma, porque os ditos 3 kg não apareceram de repente, por isso também vão demorar uns dias (ou mais) para desaparecerem.

Oh meu Deus, porque é que sou tão gulosa? Seria tão mais fácil se não fosse...

Bem, isto tudo para dizer que voltei ao meu caminho e os cuidados diários voltaram. Entretanto 1 kg já foi à vida. :) A luta continua e, existem vários truques que ajudam a perder algum peso e a ficarmos bonitas, ou pelo menos, ajudam-nos a ter mais determinação para correr atrás do prejuízo.

-  Tomar banho com água morna e não a ferver. No fim do banho passar todo o corpo e cabelo por água fria. Também podem intercalar água morna com fria. Este gesto ajuda a tonificar a pele, evita a flacidez, torna a pele e cabelos mais brilhantes e ainda ajuda a evitar a má circulação.

- Esfoliar o corpo e o rosto. 1 vez por semana para peles secas, 2 vezes por semana para peles oleosas.

- Usar sempre creme depois do banho. Os 2 em 1 são óptimos para poupar tempo. Hidratante e refirmante, hidratante e anticelulite, hidratante e autobronzeador progressivo, hidratante e anti-rugas, etc.

- Fazer máscaras faciais pelo menos 1 vez por semana. As de argila são óptimas para limpar, tonificar e para evitar manchas de pigmentação. Além disso, são baratas.

- Beber chá verde todos os dias e aproveitar os saquinhos (colocar no frigorífico) para colocar nos olhos enquanto deixa a máscara repousar. Ajuda a tonificar a pele em redor dos olhos.

- À noite lave sempre os pés antes de ir para a cama e, massaje os pés com um creme ou óleo próprio para o efeito. Ajuda a relaxar, já que os pés carregam-nos para todo o lado e porque nos pés temos pontos que ao serem estimulados (mesmo que de forma aleatória) ajudam-nos a relaxar. Por fim, este cuidado ajuda-nos a ter pés bonitos e sempre hidratados.

- Durante o dia, aperte os abdominais e os glúteos varias vezes. É uma forma de exercitar estes músculos e ninguém repara que está a "fazer exercício".

- Coloque as mãos juntas entre os seios e aperte uma contra a outra. Ajuda a tonificar o peito.

- Para o mesmo efeito, também pode agarrar os cotovelos com a mão contraria, em frente ao peito e, puxar os cotovelos para fora, sem tirar as mãos.

- Em casa, ande em bicos de pés, para trabalhar os gémeos (barriga das pernas).

- Alongue o corpo várias vezes ao dia. Ajuda a relaxar os músculos e uma postura alongada é sempre mais elegante.

- Tenha atenção à postura, tanto sentada como de pé. Lembre-se: barriga para dentro, ombros para trás e para baixo e orelhas longe dos ombros. Já cresceu 2 cm e perdeu 1 kg. :)

- Use escadas e diga não ao elevador.

- Caminhe sempre que possível. Para levar o lixo ao contentor, para ir ao café, para ir à farmácia, passear o cão, etc.

- Arranje companhia para fazer exercício. Com outra pessoa a puxar por nós, ou nós a puxarmos por alguém, torna-se tudo mais fácil e divertido.

- Previna a retenção de líquidos bebendo 1,5 a 2l de água por dia, evitando o sol directo e caminhando 30 minutos todos os dias.

- Previna a obstipação consumindo alimentos ricos em fibra, como pão integral, frutos secos e legumes de folha verde, bebendo água e fazendo exercício.

- Apanhe sol nas horas indicadas para o efeito. O sol é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

- Se tem dificuldades em ganhar cor, use autobronzeador. Muita gente não usa porque acha que fica manchado, mas se fizer tudo bem feito, não corre riscos.
Faça uma esfoliação e hidrate o corpo. Passados uns minutos e, só quando a pele tiver absorvido o creme, passe o autobronzeador. Sempre em pequenas quantidades e espalhando muito bem. Nas zonas mais rugosas, passe menos quantidade. No fim lave muito, muito bem as mãos, para as palmas não ficarem laranja. Deixe o produto secar muito bem e só depois é que se veste.

Eu gosto de usar autobronzeador, principalmente nesta altura do ano, que já apetece roupa leve mas que a cor ainda é muito clara e, o truque que uso é fazer tudo isto à noite, quando já não vou sair de casa. Assim, não corro o risco de estar com pressa e ter de me vestir com o corpo ainda "pegajoso". De manhã já tenho uma cor saudável!

- Alguns alimentos ajudam a pele a bronzear: cenoura, manga, pêssego, damasco, melão, tomate, abóbora, pimento, toranja e papaia.

- Beba água com rodelas de limão. Para além de dar uma frescura à água também ajuda a desentoxicar. A parte negativa, é que o limão quando em contacto com o sol, mancha a pele. Por isso cuidado.

- Coma gelatina antes do jantar. É uma hora critica, em que normalmente temos fome e comemos coisas menos saudáveis. A gelatina faz bem e tem poucas calorias, para além de saciar.

- Adicione sementes de linhaça ao seu iogurte ou cereais. É rica em fibra, em ómega 3 e 6 e muito saciante.

- Tempere com gengibre, pois fornece energia, é saciante e auxilia na digestão.

- Preencha metade do seu prato com legumes e/ou salada.

- Contabilize todo o açúcar escondido que consome por dia. Um pacote em cada café, um pacote no chá, a bolacha aqui, o rebuçado ali, também engordam.

Estes pequenos truques todos juntos, fazem diferença. Pode não ser uma diferença óbvia, mas repetidos diariamente fazem milagres!

Desejo-vos um dia cheio de boas escolhas! ;)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário