sexta-feira, 12 de julho de 2013

TRUQUES PARA NÃO ESQUECER NADA NAS FÉRIAS

As férias estão a chegar (pelo menos as minhas) e também nas férias é importante haver organização, para que estas não se transformem num inferno. :)

Não sei se já perceberam, mas tento ser organizadinha. Posso não ser aquela organização descarada, que só de se olhar para mim se percebe, mas dentro da minha desorganização sou bastante organizada.
Sei onde guardo as coisas, porque tudo tem o seu lugar, não me esqueço de pagar contas, porque organizo todas as facturas convenientemente, não me esqueço de nada quando vou às compras, porque levo lista (quando não levo geralmente esqueço-me precisamente do mais importante), ou seja, gosto de organizar tudo com antecedência, para não ter surpresas desagradáveis. Para surpresas chegam as coisas que não dependem de nós.

E nas férias passa-se o mesmo. Não me imagino a ir de férias e esquecer-me de coisas importantes em casa. Por exemplo o biquíni. :) Para isso, começo a organizar tudo com antecedência e tenho alguns truques que me têm acompanhado ao longo dos anos e têm resultado.

1 - Fazer uma lista de tudo o que é necessário levar. A lista divide-se por categorias e guardo-a de ano para ano. Às vezes incluo mais itens, outras vezes retiro outros. Mas a base está feita.
Produtos de higiene, roupa interior, roupa, biquínis, calções, toalhas de praia, livros e revistas, maquilhagem, escovas de dentes, escova (uma vez esqueci-me de levar a escova de cabelo), maquina fotográfica, chapéus, etc.

2 - Uns dias antes da partida separo a roupa para levar. Normalmente levamos pouca coisa, porque andamos a maior parte do dia de biquíni e calções, porque vamos para a praia, mas convém lavar e passar roupa apropriada para a altura. É preciso escolher bem, para não levarmos partes de cima que não combinam com as partes de baixo, por exemplo.

3 - Para não irmos carregados de bagagem, reduzimos tudo ao essencial. Mas há coisas que não podem faltar. Ir com um gel de banho grande, 2 champôs, máscara de cabelo, etc, não é boa ideia nesta fase. Portanto, para as férias, compro produtos 2 em 1. Por exemplo champô e gel de banho (a yves rocher tem 2 óptimos para o verão e com embalagens pequenas), óleo seco para o corpo e cabelo, creme pós-solar para corpo e rosto. Assim reduzimos bastante o numero de embalagens a levar.

4 - Carregar os telemóveis na véspera também é uma boa ideia. Ou levar os carregadores para não termos surpresas.

5 - Levar uma bolsa para colocar a roupa suja.

6 - É importante na volta não nos esquecermos de coisas no local onde passámos férias. Para isso coloco os objectos de cada categoria em bolsas separadas, para deixá-las no devido local. Por exemplo, os produtos de higiene estão numa bolsa que ficará na casa-de-banho. No dia de voltarmos é só colocarmos todos os produtos de novo dentro da bolsa e arrumá-la.

7 - Dois dias antes da partida, faço uma esfoliação ao corpo e rosto, máscara de rosto e a depilação, para a pele não estar sensível.

8 - Na véspera arranjo mãos e pés. As unhas das mãos não as pinto nas férias, mas gosto que estejam arranjadas e bonitas. Tal como os pés, ninguém merece pés secos e ásperos.

9 - Também na véspera gosto de aspirar a casa e limpar a casa-de-banho e cozinha. Por um lado gosto de voltar de férias e ter a casa arrumada, por outro, o nosso Alf fica em casa e também merece ter o seu espaço arrumado e limpo. Quando voltamos há pó e pêlo de Alf por todo o lado, imaginem se não aspirasse antes de ir.

10 - Ainda na véspera, lavo o caixote da areia do Alf (e coloco areia limpa, como é óbvio) e o bebedouro e comedouro. Deixo tudo organizado para a sua madrinha vir alimentá-lo nessa semana.

11 - Todos os produtos frescos (e se possível congelados) são consumidos antes de irmos para o nosso destino paradisíaco. Não convém deixar fruta e legumes, pois mesmo que fiquem no frigorífico, até ao regresso estragam-se. O ideal é deixar o frigorífico livre e limpo, até pode ficar desligado para não consumir energia.

É desta forma que me organizo e tem resultado.
Deixo-vos um vídeo, que acho muito bom, para verem uma forma funcional de arrumar a mala de viagem.

 
Espero que gostem e que vos seja útil!  ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Boas dicas, gostei !
    Se fosse possível coloque aí a lista de compras que fala no ponto 1, daria um bom ponto de partida para planear as minhas férias :)

    ResponderEliminar