sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

POUPAR NA SAÚDE

A saúde é o nosso maior bem. Podemos ter muitas dificuldades na vida, mas se tivermos bem de saúde, de uma forma ou de outra vamos resolver as vicissitudes. Sem saúde, as coisas más, ainda ficam piores.

Podemos ter alguns cuidados ao longo da vida para termos boa saúde e ao mesmo tempo poupar algum dinheiro.

Não é melhor evitarmos gorduras saturadas e termos um estilo de vida saudável, do que tomarmos medicamentos para baixar o colesterol durante anos? Os medicamentos são caríssimos, a alimentação saudável, será de certeza um melhor investimento.

Deixo-vos alguns cuidados que tenho, para manter a minha saúde equilibrada.

- Prevenir - É a melhor forma de cuidar da saúde. E como? Tendo uma alimentação variada e equilibrada, não consumindo álcool, não fumando, bebendo muita água, praticando exercício, dormindo as horas necessárias, meditando, lendo, tendo hobies saudáveis, tendo amigos, evitando o stress, aprendendo, relativizando... tudo isto, são formas de me manter saudável física e mentalmente.

- Fazer check-up anual - Todos os anos vou à minha médica de família para uma consulta de rotina, onde são prescritos os exames que ela considera adequados e necessários e, a uma consulta de planeamento familiar, também com a minha médica de família. Ao todo são 4 consultas (2 de cada, para a prescrição e entrega de exames), sendo que as de planeamento familiar não se pagam e as de rotina ficam a 5€ cada.

- Lavar os dentes 3 vezes por dia - Trocar de escova a cada 3 meses, usar dentifricos de qualidade, usar fita dentária.

- Elixir natural - um copo de água morna com uma colher de chá ou sobremesa de sal grosso.

- Ter uma postura correcta - Muitas vezes desvalorizada, a postura é muito importante para o estado geral da nossa saúde. Não são só as dores de costas que significam termos uma postura má, como dores de cabeça, falta de concentração e muito mais.
Dou explicações a miúdos e em qualquer idade eles têm tendência para estarem tortos na cadeira, para escreverem com uma mão enquanto a outra apoia a cabeça, toda torta, por sinal. Estou constantemente a chamá-los a atenção para isso e costumo dizer: "Segura o caderno, porque a cabeça não vai cair." Eles não acham muita piada, mas a verdade é que a concentração muda logo assim que se endireitam.
Andar, sentar e estar direita, com os ombros para traz e para baixo, barriga ligeiramente encolhida, orelhas longe dos ombros, são hábitos muito saudáveis.

- Usar protector solar sempre - Gosto muito de sol, mas tenho imenso cuidado. E não saio de casa sem protector solar.

- Cuidar da minha aparência - Não em termos excessivos, aliás, para mim tudo o que é excessivo é mau. Mas cuidar de mim, do meu aspecto, é importante. Gosto de me sentir bem, de olhar ao espelho e gostar da imagem que vejo, de saber valorizar o que gosto, de disfarçar o que não gosto. São coisas que considero essenciais.

- Pensar a longo prazo - Não faço exercício porque quero perder 2 ou 3 quilos e depois de os perder, deixo também de praticar exercício. Faço exercício porque faz bem, é saudável, o corpo humano não foi criado para estar parado, precisa de movimento.
Não como doces todos os dias e depois faço dieta para perder os quilos a mais, voltando aos doces assim que os perco. Cuido sempre da minha alimentação, porque sei o que faz bem e mal à saúde. Os doces só são para alguns dias.

Estes são apenas alguns hábitos que considero saudáveis e que julgo serem um bom investimento. Infelizmente, existem doenças graves, que vão além dos bons hábitos e mesmo com todos estes cuidados elas podem aparecer. De qualquer forma, muitas doenças actuais, podem ser evitadas com alguns cuidados.

Desejo-vos um dia cheio de opções saudáveis! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário