quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

QUICHE DE TUTI-FRUTTI


Quiche de Tuti-Frutti, Helena A.

Este foi o nome escolhido pelo meu marido (na altura namorado) há uns anos para esta receita de quiche, que tem um bocadinho de tudo (apesar de não ser de fruta).
 
Basicamente é uma quiche de restos, de coisinhas que vão ficando no frigorífico e que não as vou usar para outros cozinhados. Desta forma não jogo comida para o lixo, reinvento e aproveito. Ah, e fico com algo para completar a refeição.
 
Normalmente faço a minha massa, por ser mais saudável, mas hoje usei massa folhada de compra, que nem é a que mais gosto, mas não havia outra a não ser base de pizza, que também não era o ideal. Portanto, vamos à receita.
 
A quiche de hoje tem o seguinte:
 
. 1 base de massa (folhada, quebrada ou outra a gosto)
. 1 ramo de ervas aromáticas picadas
. 1 molho de espinafre cortados
. 1 cenoura fatiada finamente
. 1 copo de leite
. 1 colher de sopa de azeite
. sal e pimenta q.b.
. 1 perna de frango cozido desfiada (podes usar outras sobras de carne, atum, cogumelos, fiambre, etc) 
. 2 salsichas em rodelas
. 1/2 pacote de queijo magro ralado
. 1 ovo
. 1/2 cebola picada

. Misturam-se todos os ingredientes num recipiente, reservando metade do queijo para mais tarde. Coloca-se a base numa tarteira, apara-se o excesso de massa, coloca-se o recheio, polvilha-se com o  queijo reservado e colocam-se tiras de massa (das aparas) cruzadas. Vai ao forno quente entre 40 a 60 minutos.

Porque é que gosto desta quiche?
Porque não faço refogado, não cozinho nada (neste caso o frango estava cozinhado), sujo só um recipiente, não uso natas nem béchamel, é super rápido de preparar e é óptimo para aproveitar restos que vão ficando no frigorífico. E no fim, é algo maravilhoso para acompanhar uma sopa e uma salada, fazendo uma refeição completa. Confesso que preferia uma massa menos gordurosa, mas foi só hoje. Para a próxima faço a minha massa e conto-vos como é.

Desejo-vos um dia muito saudável! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário