quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

DICAS PARA POUPAR NA BELEZA

Gosto de me sentir bem e acredito plenamente que bastam pequenos cuidados para sentirmos uma grande diferença. No entanto, não acho que tenha de gastar uma fortuna para o conseguir. Até porque actualmente os tempos nem o permitem. Mas quem me lê, sabe que sou assim, que gosto de gastar pouco, de ser ponderada e de não comprar por comprar. Até mesmo nos meus queridos produtos de beleza.

- Pintar o cabelo em casa - Compro a tinta e divido-a para 2 aplicações. Uma das partes reservo (sem fazer a mistura de ingredientes) para usar no próximo mês e, a outra parte aplico apenas nas raízes. Uso sempre a mesma cor e desta forma, para além de poupar dinheiro, também poupo o cabelo, que não sofre tantas agressões com tintas.

- Cortar pontas (ou muito cabelo) mês sim, mês não - Assim as pontas secas são retiradas e é muito mais fácil manter o cabelo bonito e saudável.

- Máscara caseira - de 2 em 2 semanas (ou quando tenho vontade) faço uma máscara caseira, que na verdade não é uma máscara. Aqueço um pouco de azeite e coloco no cabelo, insitindo nas pontas e evitando o couro cabeludo. Deixo actuar por uns minutos e lavo o cabelo normalmente. Tem-se revelado um óptimo truque.

- Depilação, manicure e pedicure em casa - A única depilação que faço na esteticista é no rosto (de 2 em 2 meses). No corpo faço eu mesma, porque consigo, tenho paciência e tenho o material necessário. Há uns 6 ou 7 anos comprei uma maquina de cera numa loja de produtos de estética (na altura estava em promoção) e agora basta-me comprar a cera e as bandas. As bandas duram imenso tempo e a cera compro uma embalagem todos os meses, que custa 2€ mais ou menos (depende da marca).
A manicure e pedicure também estão a meu cargo e uma vez por semana dedico-me umas horinhas a isso. Compensa, cuido de mim, relaxa-me e poupo imenso, para além de não estar dependente da disponibilidade de outra pessoa.

- Esfoliação caseira - Decididamente, prefiro o esfoliante para corpo caseiro. É mais cómodo ter uma embalagem no banho pronta a ser usada quando quisermos, mas em termos de resultados prefiro o esfoliante caseiro (gosto de misturar creme corporal com açúcar). Uma vez por semana esfolio o corpo, pois desta forma retiro todas as células mortas, ajudado assim a pele a ficar mais luminosa, mais saudável e a receber melhor os produtos que aplico a seguir. A esfoliação ainda ajuda a evitar borbulhinhas inestéticas e também ajuda no controle da celulite.

- Esfoliação e máscara facial semanal - Uma ou duas vezes por semana esfolio o rosto e faço uma máscara. A máscara que escolho depende do estado da pele, mas uma muito simples e que me agrada muito é a de clara de ovo. É simples, económica e natural.

- Massagem facial - Não sei se resulta, não sei se daqui a muitos anos terei poucas rugas por conta dos minutos dedicados a este cuidado, mas uma coisa é certa, mal não fará. Por isso, mais vale jogar pelo seguro.

- Soro fisiológico para a pele - refresca, tonifica e é tão barato. Ouvi esta dica de uma maquilhadora e adoro.

- Experimentar antes de comprar, normalmente através de amostras. É uma forma de não gastar dinheiro desnecessário, pois desta forma não compro produtos que não gosto.

- Mas já aconteceu comprar e não gostar. O que faço quando não gosto de um produto?
. Creme corporal - misturo com açúcar e uso como esfoliante corporal.
. Creme facial - uso-o no corpo, nas mãos sempre que as lavo em casa e, em último caso nos pés.
. Baton - se não gosto da cor misturo-o com outro baton e fico com uma cor que gosto ou uso-o como blush. O baton é um óptimo substituto de blush em creme.
. Champô - Dou-o ao meu marido... ele gosta de todos.
. Perfume - transformo-o em ambientador de casa, pondo directamente na divisão ou borrifando as lâmpadas, que depois de acesas emanam um agradável cheirinho.
. Sabonete - um óptimo ambientador de armários e gavetas.
. Gel de banho - passa a sabonete liquido.

- Se a máscara de pestanas está a secar, passo a embalagem por água bem quente antes de a usar ou acrescento uma ou duas gotas de soro fisiológico. Por outro lado, se a máscara está no fim, mas gosto do seu aplicador, compro uma nova máscara e retiro o aplicador velho e coloco na máscara nova 3 ou 4 vezes (tiro da velha, coloco na nova, depois na velha, depois na nova... dica de Alice Salazar). Desta forma o aplicador velho fica com produto suficiente para utilizar, sem ficar cheio de grumos. Se a outra máscara (a nova) for diferente e tiver um aplicador diferente (que é o que costumo fazer) faço o mesmo com o aplicador novo, na máscara velha, também para este ficar mais limpo e quando aplicar a máscara com ele, não encher as pestanas de grumos. (perceberam ou ficou confuso?)

- Se a base que tenho é demasiado escura (já aconteceu oferecerem-me uma base muito escura) misturo umas gotas no creme corporal e aplico nas pernas. É uma forma de disfarçar marcas nas pernas, naqueles dias em que andamos de pernas ao léu. Ou misturo uma gotas com o creme facial e crio uma espécie de BB creme.

- Estar atenta a promoções - esta dica vale para tudo, mas também na beleza é importante estarmos atentas. Há produtos que chegam a estar com 60% de desconto. Se é um produto que uso muito, compro-o, mesmo que não esteja a precisar no imediato. Mas assim sei que o adquiro por muito menos.

Vemo-nos por aí! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário