quinta-feira, 29 de maio de 2014

COMO IR A UMA FESTA, SEM GASTAR UMA FORTUNA

Está oficialmente aberta a época de casamentos e baptizados.
 
São festas muito giras, com muito significado, mas muito dispendiosas. Não só para os noivos e pais, mas também para convidados. E a mim, é a parte dos convidados que me preocupa.
 
Não sou apologista de comprar roupa, sapatos, objectos de qualquer tipo, para estarem fechados num armário. Acho que é dinheiro mal gasto, nos tempos que correm acho mesmo que não tem cabimento e depois, não gosto de ter tralha. E ter vestidos de cerimónia e afins sem qualquer utilidade, para mim, é ter tralha.
 
Dito isto, como convidada de um casamento ou baptizado, não coloco sequer a hipótese de adquirir roupa de cerimonia, que sei à partida que não vou voltar a vestir.
Acontece que nem só de roupa vive um casamento/baptizado. Temos outros custos associados a cerimónias, que passam pela maquilhagem, cabelo, acessórios, unhas, pele, etc.
 
Ao contabilizarmos tudo isto, percebemos rapidamente que ser convidada não é acessível a todas as bolsas (e nem falo dos presentes). Portanto temos três opções:
 
- Recusamos o convite,
ou
- Gastamos as nossas economias e/ou endividamo-nos,
ou
- Fazemos escolhas inteligentes para irmos à festa lindas e gastando pouco dinheiro. (Gosto disto)
 
Então e como vamos fazer isso? As opções são taaannntas, basta ter imaginação e mente aberta.
 
- Pedir roupa ou sapatos, emprestados a uma amiga. Há pessoas que não veem estes pedidos com bons olhos. Umas porque acham que estão a pedinchar e que não têm necessidade de andar com roupa emprestada, outras porque não gostam de emprestar., Da minha parte, não tenho problema nem em emprestar, nem em pedir emprestado. Tenho 4 amigas (daquelas com "A" maiúsculo) em que tanto uma coisa, como outra, acontecem com frequência. Ou um acessório, ou um vestido, ou sapatos... emprestamos e pedimos emprestado sem qualquer problema.
 
- Alugar. Hoje em dia, com este mundo que é a internet, ainda é mais fácil. Existem lojas físicas e online, com um vasto leque de escolha tanto em roupa como em acessórios.
 
- Usar algo que já esteja no roupeiro. Pode ser um vestido neutro que serve para várias ocasiões, ou até pode ser algo que depois de arranjado por uma costureira, fique com uma nova cara e possa ser usado.
 
- Comprar roupa simples que possa ser usada noutras ocasiões. Desta forma é um investimento que compensa, já que não é dinheiro que fica no roupeiro.
 
- Comprar roupa simples e em lojas baratas. A zara, a primark, a modalfa, a mango, a stradivarius, a berska, a H&M, a C&A, são lojas onde é possível comprar um vestido com menos de 50€.
 
- Apostar em acessórios giros. Mais uma vez, não precisam ser coisas caras. Até nas lojas de chineses há coisas giras, basta ter paciência e bom gosto para escolher.
 
- Os pequenos detalhes fazem toda a diferença: unhas, maquilhagem e cabelo. Se tens jeito para estas coisas, já poupas muito dinheiro. Também podes pedir ajuda a uma amiga que tenha jeito e te possa ajudar.

- Vê vídeos no youtube que te inspirem e ajudem tanto na maquilhagem como no cabelo.
 
- Começa a tratar de ti com mais cuidado, uns dias antes. Coloca bastante creme hidratante nos pés para que estejam bonitos, faz uma esfoliação corporal e facial um ou dois dias antes da festa, faz uma máscara hidratante de cabelo e outra facial, hidrata bastante as mãos e lábios (não vale de nada arranjares as unhas se tiveres a pele áspera, tal com não há batom que resista nuns lábios secos).

- Evita alimentos que te provoquem inchaço na semana antes da festa, tal como álcool.

- Se tiveres alguma borbulha (geralmente nestes dias aparecem sempre), não a espremas. Usa um produto especifico para a secares, ou usa halibut.

- Se a tal borbulha aparecer mesmo no dia da festa, como acontece tantas vezes, coloca uma pedra de gelo numa toalha e passa pela borbulha. Ajuda a baixar o inchaço. Depois disfarça-a com um produto com cor e que a seque.

- Protege-te do sol, para não ires com o chamado "bronze à camionista".

- Se estás muito branquinha, ou com bronze à camionista, aposta no autobronzeador (dicas aqui).

- Na véspera descansa convenientemente.

- No próprio dia acaba o banho com uma chuveirada de aguá fria, para ficares com a pele e cabelo mais bonitos.

E desta forma, vamos giras ao casamento/baptizado sem gastarmos uma fortuna.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário