terça-feira, 1 de julho de 2014

DICAS PARA PREPARAR EMENTAS DE VERÃO SAUDÁVEIS E ECONÓMICAS

Continua a ser um bicho de 7 cabeças para muita gente. Como preparar comida saudável e económica?
E já que estamos no Verão (envergonhado), porque não pensar no assunto direccionando-o para esta maravilhosa estação? Vamos lá.

- Conhecer os produtos da época - porque são mais baratos e mais saborosos nesta altura. Logo, são uma óptima solução para os nossos menus de Verão. Podem ver aqui.

- Ter atenção às promoções no supermercado, mercearias, talhos, peixarias e frutarias - desta forma consegues comprar bons produtos a bons preços. Se tiveres possibilidade compra em quantidade e congela.

- Usa e abusa de legumes - Nesta altura do ano são muitos os que estão na sua época. O feijão verde, por exemplo, compramo-lo o ano inteiro, mas agora é muito melhor. Mais tenro, mais saboroso e agora existe muita variedade. É óptimo para acompanhar pratos de carne e de peixe. Mas podes variar muito, utilizando vários legumes e cozinhando de diversas formas.

- Aposta na fruta - Tenta comer fruta várias vezes ao dia. É óptimo ao pequeno-almoço, a meio da manhã e da tarde e como sobremesa. Agora temos tanto por onde escolher: Ameixas, pêssegos, melancia, melão, meloa, maçã riscada (aqui em Setúbal é conhecida por maçã caramela), uvas, figos, cerejas... 

- Cuidado com os molhos - Por exemplo, se fizeres uma salada de atum com feijão frade, não te esqueças que encharca-la de azeite, aumenta em muito as suas calorias. Por isso, cuidado com o molho que escolhes e com a quantidade.

- Acompanha todos os pratos com salada de alface, de tomate, de rucula, de agrião ou mistas. Saudáveis, económicas e muito frescas.

E agora, queres sugestões de pratos?

- Bacalhau assado com brócolos e batatas cozidas, regado com um bom azeite, alho e coentros.
- Sopa de tomate.
- Salada russa (sem maionese, tempera com um pouco de azeite e sumo de limão) com filetes de pescada fritos.
- Salada de atum e feijão frade, com tomate e pimento.
- Sopa de feijão verde.
- Peixe cozido com cenoura e feijão verde cozidos.
- Legumes na wok.
- Peixe grelhado com salada mista e legumes cozidos/salteados.
- Bifes de frango/peru com legumes salteados.
- Bifes de frango/peru com salada russa (sem maionese).
- Salada russa com ovo cozido e atum.

E mais algumas ideias aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário