sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PINTAR O CABELO SOZINHA EM CASA

Pintar o cabelo, está entre as muitas coisas que faço em casa.

Comecei a pintar o meu cabelo aos 17 anos. Quando a minha irmã casou, resolvi aplicar champô colorante para dar brilho ao cabelo e esconder os cabelos brancos que já se faziam notar no meio da minha longa cabeleira escura. Nessa altura, fazia-o na cabeleireira. Mas a partir dos 19 anos, experimentei fazê-lo em casa. E a verdade é que o resultado me agradou bastante. Por isso, usava a pintura em casa, como manutenção ou para alturas em que não me dava jeito gastar dinheiro na cabeleireira.

Hoje em dia, faço-o sempre em casa e há cerca de 3 anos que não o faço na cabeleireira. Para além de poupar imenso, a facilidade com que o faço, o facto de não ser necessário passar uma tarde (praticamente) no salão a ouvir aquela conversinha de salão, pesam muito na minha decisão. 

As minhas dicas para pintares o cabelo sozinha em casa:

- Escolhe uma boa tinta - Não vás às mais baratinhas, aquelas cuja marca não conheces. Eu gosto muito da Syoss e da Bellady, ambas de supermercado.

- Escolhe uma cor idêntica à tua - Se és morena, não te aventures a ficar loira em casa, pode correr mal. Escolhe tons dentro do teu.

- Prepara tudo antes de começares a pintar - Tira tudo da embalagem, lê as instruções (muito importante), veste uma roupa velha, coloca uma toalha também velha pelos ombros, coloca creme à volta da linha do cabelo (para evitar que a tinta se agarre à pele) e calça as luvas.

- Começa por pintar a raiz e vai separando o cabelo com a ajuda do aplicador. Espalha bem o produto com os dedos. Depois aplica o resto da tinta no comprimento do cabelo.

- Se tiveres cabelo comprido compra 2 embalagens.

- Espera o tempo recomendado pela marca - Não penses em estar mais tempo com a tinta, porque pode prejudicar o couro cabeludo.

- Retira todo o produto com água abundante - Só quando a água sair limpa é que podes aplicar o conservador de cor (que vem na embalagem) e deixa-o o tempo recomendado. Depois retira-o com água.

- Limpa as manchas de tinta com desmaquilhante - É possível que fique tinta em certos locais do teu rosto ou pescoço. Podes retirá-los com desmaquilhante, mas também já ouvi dizer que o vinagre é bom. Não sei.

- Não precisas ter o cabelo sujo para a tinta agarrar melhor - Há um mito que diz que o cabelo deve estar sujo quando se pinta. Já perguntei à minha cabeleireira e ela diz que não. Se estiver muito sujo, a tinta não vai agarrar bem por causa da oleosidade, mas se o tiveres lavado no dia em que aplicas a tinta, vais sentir ardor no couro cabeludo, por estar sensível. 

- Se pintas o cabelo sempre da mesma cor, podes pintar só as raízes - Quanto à raiz não há nada a fazer, já que o cabelo cresce com a cor natural. Por isso, podes pintar só a raiz. É o que costumo fazer. Uso apenas metade da embalagem e guardo o restante para a próxima aplicação. Desta forma poupo dinheiro, pois uma embalagem dá para duas aplicações e, poupo também o cabelo.

- Usa champô/amaciador/máscara para cabelos pintados - É uma forma de manteres a cor mais bonita por mais tempo e de protegeres o cabelo das agressões da tinta.

- Usa um protector de cor - É um grande aliado na manutenção da cor.

A primeira vez pode ser difícil, mas nada que com um pouco de treino não se consiga resolver. Confesso que é um alivio saber que não tenho de fazer marcações e deslocações para pintar o cabelo. Basta ter uma embalagem de tinta em casa e quando for necessário usá-la.

E por aí, alguém gosta de pintar o cabelo em casa? :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário