terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - REFEIÇÕES II

A alimentação é algo que dá trabalho. Digam o que disserem, é preciso muita gestão, muita organização, muita paciência e muita inspiração. Para além disso, é preciso tempo. Há vários itens a ter em conta na elaboração das refeições e na minha modesta opinião, quando alguns pontos não são pensados e tidos em conta, as coisas não correm muito bem.

Preparei alguns posts sobre este tema e sobre o que para mim é necessário para a preparação das nossas refeições. Hoje vou falar sobre organização do menu semanal.

O planeamento das refeições tira-nos um enorme peso dos ombros. O facto de sabermos o que vamos cozinhar, por exemplo amanhã para o jantar, permite-nos descongelar o que há a descongelar, temperar e marinar e até preparar alguns pormenores da refeição, para que na altura de cozinhar seja tudo mais rápido, um refogado ou cortar os legumes da sopa, por exemplo.

Antes de começares a pensar no menu semanal, que tal pensares nos teus objectivos. Ou melhor, que tipo de menu pretendes?

- Comida saudável?
- Comida rápida?
- Comida fácil?
- Comida de baixo custo?
- Ou tudo isto?

Depois de perceberes o que pretendes, tendo em conta o tempo que tens disponível para a realização de refeições, o teu orçamento, a tua paciência para cozinhar, etc, decide o que cozinhar.

Aqui reside uma dificuldade, a meu ver. Nem sempre é fácil ter ideias, ter inspiração para cozinhar refeições saborosas e diferentes todos os dias. Ainda mais quando eu quero comida fácil, saborosa e saudável. Por isso, procuro receitas nos meus livros e principalmente na internet. 

Neste ponto, também convém decidires se procuras as receitas, e depois, consoante o que gostares, escolhes os ingredientes, ou se pelo contrario, procuras receitas tendo em conta os ingredientes que gostas ou que tens disponíveis em casa. Prefiro procurar as receitas consoante os ingredientes, por exemplo "receitas saudáveis com filetes de pescada".

Depois de termos as receitas, podemos elaborar o menu semanal. Há que ter em conta o equilíbrio nutricional, por exemplo:

- Intercalar refeições de peixe e de carne.
- Ter sempre legumes ou salada como acompanhamento.
- Variar nos acompanhamentos: arroz (de tomate, de manteiga, de cogumelos, de ervilhas, de cenoura, de coentros...), massa (que se divide em muitas variedades), batatas cozidas, batatas assadas no forno, puré de batata, couve flor com molho de broculos gratinados, legumes no forno, legumes salteados, puré de ervilhas e batata doce, etc.
- Optar por algumas refeições sem carne e peixe, por exemplo, ovos escalfados com ervilhas e ervas aromáticas.
- Iniciar as refeições com sopa, ou fazer refeições exclusivas de sopa, como o jantar em que não necessitamos de tanta energia.

Agora que o menu está elaborado, já temos a tarefa a meio. Faltam as compras.

As compras devem ser feitas com calma e com lista. Muito importante. A elaboração da lista, também deve ter em conta alguns aspectos:

- Menu.
- Promoções semanais.
- Orçamento disponível.

Depois de teres estes aspectos em conta, ou outros que consideres importantes, a lista pode ser elaborada.

Verifica se tens todos os ingredientes necessários, se existem alguns que são desnecessários ou que podem ser substituídos por outros que aprecies mais, a validade de todos eles. Não compres um ingredientes que sabes que não irás usar muito e que tenha uma validade baixa, pois o mais certo é estragar-se antes de o usares. Substitui-o por outro que tenhas em casa ou que uses mais vezes.

Depois das compras, resta arrumar tudo, O que deve ser congelado, congela, o que deve ir para o frigorífico, guarda na prateleira adequada e o que pode ir para a despensa, que seja.

Agora que tens tudo organizado, pensado e bem planeado, é só cozinhar.

Amanhã é dia de fazeres frango assado no forno para o jantar? Hoje quando chegares do trabalho coloca o frango a descongelar e de manhã tempera-o, ou coloca-o numa marinada. À noite é só colocares o frango e a marinada num tabuleiro e colocá-lo no forno. Fácil, não é? E será assim em todas as refeições. Basta olhar para o menu, ver o que é necessário descongelar e preparar. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: