sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

EVITAR O SEDENTARISMO NO INVERNO

Devemos evitá-lo sempre, não fosse o sedentarismo um dos responsáveis por várias doenças. 

Mas no Inverno é mais natural sermos sedentários. Falo por mim. Assim que o tempo começa a arrefecer demasiado, que os dias começam a ser muito curtos, fecho-me em casa e não troco o conforto da cama ou do sofá, assim por qualquer coisa.

Já na Primavera ou Verão, adoro fazer caminhadas, ir para o parque fazer exercício e tenho energia e vontade para fazer exercício todos os dias.
O tempo ajuda, o sol ajuda, tudo contribui para essa vontade. E confesso que é com muito custo, muito mesmo, que agora visto o equipamento para fazer qualquer actividade fora de casa.

Mas existem truques, mesmo que pequenos, que ajudam a colmatar esta diminuição de exercício físico.

- Tarefas domésticas - A meu ver têm o poder de organizar as ideias e também de ajudar a mexer o esqueleto. Aspirar, lavar o chão, limpar janelas, etc, são sempre boas oportunidades para exercitar um pouco o corpo.

- Andar a pé sempre que possível - Mesmo que sejam pequenas distâncias, como ir beber café, ir à mercearia, aos correios, passear o cão, estacionar o carro um pouco desviado do destino e percorrer a distância a pé...

- Trocar o elevador pelas escadas - Subir e descer escadas faz maravilhas pelas pernas e rabiosque.

- Fazer exercícios localizados onde menos se espera - Sempre que tiveres um bocadinho livre, por exemplo, enquanto esperas que o chá aqueça, faz agachamentos, lava a loiça em bicos dos pés, lava os dentes como se estivesses sentada numa cadeira mas sem a cadeira, quando vais de uma divisão para a outra, faz o percurso em lunges (dá um passo e dobra as pernas até quase tocares com o joelho da perna de trás no chão, depois com a outra perna).

- Alonga - Sempre que fores à casa-de-banho alonga-te, espreguiça-te, estica-te... ajuda imenso a aliviar o stress, contribui para evitares as dores nas costas, ombros e pescoço e ainda consegues perder umas calorias.

- Mantém a barriga ligeiramente encolhida, ombros para trás e para baixo e costas direitas - Estarás a cuidar da tua postura e parecerás mais alta e magra. Este é o meu melhor conselho, acredita que resulta. :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Ando com uma apatia que só me apetece estar no sofá debaixo da mantinha. Mesmo com os dias de sol... Beijo

    ResponderEliminar