sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

PRATICAR EXERCICIO EM CASA - COMO COMEÇAR

A pratica de exercício físico em casa, é sinónimo de te exercitares sem gastares dinheiro, sem dependeres de horários de outros, de aumentar as tuas competências... de tanta coisa. Mas para que não seja um sinónimo de lesões, por exemplo, há que ter em conta alguns aspectos antes de te iniciares nos treinos em casa.

Saúde, como está - Saber se está tudo bem (coração, articulações, coluna, etc) em termos de saúde consultando o médico de família. Existem exercícios pouco recomendados para certos problemas de saúde e, um médico, é a pessoa indicada para dizer o que pode ou não ser feito.

Conhecimentos - Caso nunca tenhas praticado exercício, aconselho-te a procurar um profissional, ou até uma amiga com conhecimentos, para te ajudar a adquirir as bases essenciais para não te magoares a fazer algum exercício.

Onde praticar - Dependendo do exercício que pretendes praticar, convém pensares no teu espaço em casa. Por exemplo, eu preciso de pouco espaço, já que na pratica de yoga, estou só no tapete. Mas noutros exercícios, continuo a precisar de pouco espaço. É importante que seja um espaço plano e ventilado.

Qual a frequência ideal de treinos - A frequência depende de muita coisa. Se não estás habituada a praticar exercício, começa com treinos 2 vezes por semana. À medida que fores adquirindo mais resistência, começa a aumentar a frequência e o tempo de exercício. Tudo isto, tendo em conta os teus limites, já que o importante é realizares bem os exercícios.

O melhor horário - Também é discutível. Pode ser de manhã, a meio do dia, ao fim do dia. Há defensores de todas as horas, eu defendo que cada um sabe de si. Já pratiquei ao fim do dia, já pratiquei de manhã (como agora), já pratiquei à hora de almoço... e em todas as alturas o resultado foi bom. De manhã dá-te energia, ao fim do dia ajuda a libertar o stress, mas tudo depende da tua disponibilidade. Pessoalmente, gosto de planear quando pratico, porque se não o fizer o dia passa e não treino. Mas há pessoas que não planeiam e treinam quando conseguem. Tudo depende do gosto e vontade.

Equipamento (vestuário) necessário - Conforto acima de tudo, nada que prenda os movimentos, nem demasiado quente. Depois deves ter em conta o exercício que vais praticar. Mas no geral, umas leggings, um bom sutiã, uma blusa, casaco, meias e ténis, servem para a maioria dos exercícios. E depois estas na tua casa, veste o que te apetecer.

Acessórios de treino - Pesos, corda, elásticos, aparelhos, etc. Mais uma vez depende dos teus objectivos. Eu gosto muito de elásticos, porque permitem um grande numero de exercícios, são baratos e fáceis de guardar já que ocupam pouco espaço, mas nada é obrigatório ou proibido. Podes usar garrafas de água para substituírem os alteres, mas o mais importante está sempre ao nosso dispor. O nosso peso. Por exemplo, ao fazer flexões, usas todo o teu peso e trabalhas vários músculos.

Que exercícios escolher - O que mais gostares. Acho que é o essencial. Se não gostares, por muito bom que seja, por muito que trabalhe o corpo, por muito que esteja na moda, acabarás por desistir, por te fartares, etc. Se gostares, a probabilidade de fracasso é muito menor. Podes dar caminhadas, andar de bicicleta, fazer exercícios localizados... podes escolher vídeos do youtube para seguir, basta teres motivação. 
Os meus canais favoritos de exercicios são: Tone It UpPopsugar Fitness, e no caso do yoga: Yoga By Candace. No entanto estou sempre a encontrar outros que também gosto e vou partilhando vídeos aqui no blogue. Podes ver nas etiquetas de exercício físico.

Estas são as minhas dicas para te iniciares nos treinos em casa. Estás motivada?
(Podes ver mais posts sobre a pratica de  exercicio fisico em casa aquiaquiaqui, aqui).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário