segunda-feira, 16 de março de 2015

OS MEUS TRUQUES DIÁRIOS PARA TER MAIS ENERGIA

Todos temos dias, ou alturas do dia, em que sentimos que a nossa energia é um pouco abalada. 

Tenho alguns truques que são essenciais ao meu bem-estar e que me ajudam muito a ter um dia mais produtivo.

- Tomar o pequeno almoço - Parece básico, não é? Mas tomar o pequeno-almoço é muito importante para ter energia ao longo do dia. E quando digo pequeno-almoço, digo sentar, mastigar convenientemente e ingerir alimentos nutritivos. Aqui não se inclui um café e um bolo à pressa.

- Ter uma pausa à séria - Ao fim da manhã, gosto de fazer uma pausa para beber café e ler uma revista. Em frente à minha casa, existe um café que tem uma esplanada virada a nascente, ou seja, de manhã apanha um belo solinho. Eu sou fã de sol e, por coincidencia aquela hora, que é quando tenho oportunidade e vontade, a esplanada está vazia e silenciosa, como eu tanto gosto. Não estou lá mais de 10 minutos, mas aquele café, o sol e o silencio, são as minhas vitaminas energéticas. 
Nos dias de chuva e vento, claro que não me atrevo a sentar na esplanada. Até porque nesses dias, para mim não tem qualquer encanto, portanto fico por casa, opto por um chá e leio a revista no meu querido sofá.

- Dormir uma sesta - É verdade. Eu durmo a sesta. Depois de almoço, arrumo a cozinha e mergulho no meu sofá durante 20 minutos. E são 20 minutos mágicos. Não sei se é do treino, se é porque o meu cérebro já está educado para tal, mas assim que me deito, adormeço. Deixo de ouvir os cães do vizinho, as pessoas na rua... tudo. É instantâneo, tipo bébe. E o melhor, é que assim que o telemóvel desperta, tenho a sensação que dormi 3 horas. Comigo resulta muito bem. Algumas pessoas podem achar que dormir a sesta é coisa de gente preguiçosa, e até pode ser se se dormir a tarde toda, mas vários estudos indicam que dormir entre 20 a 40 minutos depois de almoço só traz benefícios à saúde. Oh pra mim, cheia de saúde!!!

- Praticar exercício - Neste momento, tal como referi no post de ontem, pratico pilates à noite. Na altura não me dá aquela energia que me provoque vontade de limpar a casa toda ou coisa do género, mas dá-me uma energia que me mantém saudável, atenta, flexível, etc. Isto são efeitos imediatos, mas também se prolongam ao longo das horas, o que contribui para a energia geral.

- Respirar fundo - Respirar fundo, respirar conscientemente, parar para respirar. É uma óptima forma de colocar as ideias em ordem, de me ajudar a concentrar no que estou a fazer, de aliviar o stress e de me acalmar, dando-me assim, mais energia.

Entre outras coisas, como dormir, comer a horas adequadas, ter uma alimentação variada e equilibrada, estes são os meus 5 truques diários, que funcionam muito bem e fazem toda a diferença na minha energia. 

E tu, que truques usas para teres mais energia?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário