quinta-feira, 9 de abril de 2015

ERROS QUE ATRAPALHAM A LINHA

Nesta altura do ano é comum começarem as dietas loucas. Já frisei várias vezes que sou contra dietas malucas, do género da dieta da sopa, ou do leite ou de outra coisa do género.

Compreendo que muitas vezes as pessoas sintam que é a melhor alternativa, pois é rápido, é durante pouco tempo, etc. O pior, é que tais dietas só prejudicam a nossa saúde e muitas vezes de nada servem em relação ao peso. Há que pensar e ser realista, se não se engordou de um dia para o outro, há-de ser difícil emagrecer também em pouco tempo.

São muitos os erros que atrapalham na luta contra o peso, ou na procura da silhueta elegante.

- Dietas restritivas - Tal como a dieta da sopa. Tudo o que te obriga a comer só um ou dois alimentos não é saudável. Além do mais, ninguém aguenta.

- Não fazer exercício - O exercício é fundamental para ter um corpo tonificado e elegante. Qualquer exercício serve, desde que seja adequado a cada pessoa e que seja motivante.

- Dietas de baixas calorias e exercício exigente - Comer pouco e fazer demasiado exercício é tão prejudicial para a saúde, como comer demasiado e fazer pouco. Tudo deve ser regrado, sem excessos, desde o que se come, ao exercício que se faz.

- Falta de motivação/esforço - A falta de motivação leva à falta de esforço, mas a falta de esforço também leva à falta de motivação. Há que ter metas realistas e criar hábitos diários que possam ajudar tanto a ter uma melhor aparência, como mais saúde. É preciso abdicar de algumas coisas, abandonar hábitos antigos e criar novas rotinas. Tudo isto requer esforço e motivação.

- Não procurar ajuda profissional - Se a perda de peso for um problema grave, é preciso acompanhamento profissional. Seja de um nutricionista ou do médico de família, mas também de profissionais de desporto. Só desta forma se evitam problemas de carências vitaminicas, lesões e muitos outros.

Estes erros provocam alterações de peso, ora está alto, ora baixo. Nada disso é favorável à saúde ou à manutenção do mesmo, e só torna as coisas mais difíceis.

É importante ver a alimentação e o exercício como algo essencial a uma vida saudável. Existem hábitos que devem ser mantidos durante toda a vida e não só durante um período de tempo, para ficar-se bem de biquíni ou num vestido de festa. No entanto, os pequeno "deslizes" também devem ser vistos como pontos importantes na nossa vida, também eles são saudáveis se forem controlados e pontuais. A vida é para ser aproveitada!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário