terça-feira, 4 de agosto de 2015

ESTAR EM FORMA NA ADOLESCÊNCIA

Estar em forma, não significa ser magrinho, ou gordinho, ou assim assim. Estar em forma é ter um peso adequado para altura e idade sem que isso traga problemas de saúde.

Hoje, pela primeira vez falei disso com a minha sobrinha de forma séria. De uma forma muito adulta, já que os seus 13 anos e a sua personalidade assim o permitem. Expliquei-lhe os cuidados que tive, quando tinha mais ou menos a sua idade e percebi que tinha peso a mais para a minha idade e, que isso estava a prejudicar-me a vários níveis, nomeadamente na saúde.

Nunca fiz dietas, nem loucas nem meio loucas, mas a partir de uma dada altura percebi que tinha de mudar de hábitos. Tinha de deixar de comer exageradamente e tinha de me mexer mais. E foi precisamente com o exercício físico que perdi os quilinhos a mais e a partir dessa idade o gosto pelo desporto foi aumentando.

Acredito que a adolescencia é a altura ideal para começar a ter certos cuidados, mas sem exageros e devaneios como tantas vezes vemos. Há muita coisa simples que se pode fazer, que fará diferença na imagem e na saúde e, que poderá servir de ponto de partida para um estilo de vida saudável.

- Não acredites em milagres - Desconfia de tudo o que te prometa emagrecer rápido e sem esforço. São só "tangas" que te vão prejudicar e trazer dissabores no futuro.

- Não fumes - Na adolescencia muita gente começa a fumar e fá-lo durante o resto da vida. Não fumes nem em sonhos.

- Não bebas sumos - Nem com gás, nem sem gás. Os sumos são muito açucarados, demasiado aliás. E fazem muito mal quando consumidos regularmente. 
Os sumos de fruta naturais são mais saudáveis, mas em excesso também são muito calóricos. Devem ser consumidos com precaução.

- Evita fast-food - Hamburgueres, pizzas, batatas fritas, etc. Evita ao máximo. De qualquer forma quando consumires, bebe água e não sumo, não coloques molhos nas batatas, não comas a sobremesa. Tenta equilibrar as coisas. Se quiseres comer tudo a que tens direito, fá-lo 1 vez por mês, ou 2 no máximo.

- Não comas a ver tv ou no cinema - Esquece as pipocas e o sumo (o tal que tem quilos de açúcar) no cinema. Para além de incomodar as outras pessoas, de não te fazer falta nutricionalmente ainda gastas dinheiro. Podes sempre poupar esse dinheiro para comprares algo que precises.

Em casa, não comas em frente à tv, porque vais distrair-te e comes mais do que devias.

- Come de 3 em 3 horas - Toma sempre o pequeno-almoço, um lanche a meio da manhã, almoço, um lanche ou dois à tarde e janta. Evita os bolos, bolachas, chocolates e os sumos, come fruta, iogurtes, pão, cereais (mas cuidado com os que escolhes) cenouras cruas, sopa, legumes, peixe e/ou carne. Tenta variar no que escolhes às refeições e não fiques demasiado cheia ou com fome. 

- Não passes fome - Deixar de comer não é opção. Se não comeres, tens demasiada fome na refeição seguinte e assim vais exagerar. Daí a importância de comer de 3 em 3 horas, para que consigas fazer opções acertadas.

- Bebe muita água - 1,5l é o ideal. Também não convém beber demasiada, tudo tem de ter um equilíbrio.

- Pratica exercício físico 2 ou 3 vezes por semana - De preferência deves praticar exercício num ginásio ou com alguém que perceba alguma coisa do assunto para te ajudar na execução dos exercícios. De qualquer forma, podes fazer exercícios que aprendeste na escola e já sabes executa-los corretamente. Além disso, podes dar caminhadas, andar de bicicleta, de patins, saltar à corda...

- Mexe-te - Para além do exercício, evita o sedentarismo. Evita estar sempre sentada a ver tv ou no computador, pois não é nada saudável em nenhum aspeto. Arruma o teu quarto, ou outra divisão, arruma a tua roupa, aspira a casa, lava o chão, leva o cão à rua, vai despejar o lixo, dança enquanto ouves musica, usa as escadas e não o elevador... Todas estas atividades vão contribuir para a tua saúde e boa forma.

- Cuida da pele - Por um lado, porque vais gostar de olhar ao espelho e ter a pele bonita. Por outro, porque vais cheirar sempre bem, Por fim, porque a pele suporta todo o nosso corpo, por isso quanto mais tonificada estiver, melhor aparência vais ter. E esse habito vai trazer-te muitas alegrias no futuro, acredita em mim. Portanto, limpa a pele e hidrata-a todos os dias e depois do banho usa sempre hidratante. A tua pele vai ficar macia, luminosa, cheirosa e tu vais sentir-te bem.

- Cuida da tua aperencia - Independentemente de teres ou não peso a mais, cuida sempre de ti. Todas nós nos devemos valorizar. Cuida do teu cabelo, pinta as tuas unhas, usa um perfume apropriado para a tua idade e usa roupa que te faça sentir bem.

- Pesquisa sobre o assunto - Hoje em dia existe muita informação sobre o assunto. Deves procurar livros, revistas e vídeos/posts na internet para a tua idade. 

- Dorme - Precisas de descansar para renovares as energias. O sono faz parte de um estilo de vida saudável e por isso é importante mantê-lo em dia.

Estes são cuidados, que a meu ver, são importantes em qualquer idade. Mas como referi, a adolescencia é a altura ideal para introduzir alguns hábitos na tua rotina. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário