segunda-feira, 17 de agosto de 2015

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - ENGOMAR ROUPA

Para não variar, o tema de hoje surge no seguimento de uma conversa com uma amiga. É inevitável falarmos de coisas de casa (eu e essa amiga) e hoje surgiu um tema que não é do agrado de muitas mulheres: engomar roupa.

Confesso que não é das coisas que mais gosto de fazer, mas também não é das que mais me desanimam. Tenho de fazer, por isso faço. Claro que tenho as minhas técnicas para facilitar a tarefa e é sobre elas que vou falar.

É importante referir que somos apenas dois adultos cá em casa. Portanto, para já, não há roupa e mais roupa cheia de nódoas para lavar, logo também não há roupa e roupa para engomar. Mas temos os nossos dias. E há semanas em que a coisa se complica.

O meu primeiro truque para me facilitar a vida no que toca a passar a ferro, é mesmo não acumular. Quanto mais roupa temos em monte, pior a tarefa, menor a vontade... enfim, não vale a pena acumular porque mais tarde ou mais cedo vamos ter que passar tudo.

Mas vamos ao inicio. Tudo começa na lavagem da roupa, ou até na pré-lavagem. Antes de colocar a roupa na maquina verifico se há nódoas e trato disso antes de lavar. Não há nada mais irritante do que estar a passar roupa e achar nódoas. Normalmente as nódoas cá em casa não são difíceis e costumo tirar com um pouco de detergente de loiça ou com tira nódoas, daqueles em spray como costumam ter nos restaurantes.

Na lavagem, há que usar um bom amaciador de roupa. Não interessa a marca, ou se cheira bem ou não, o importante é que deixe realmente a roupa macia, pois na hora de engomar vai ser muito mais fácil.

Antes de estender a roupa, sacudo-a, pois desta forma muitos dos vincos provocados pela lavagem desaparecem. 

No que toca a secar roupa, seco-a sempre ao ar e agora no verão evito as horas mais quentes do dia, pois a roupa fica demasiado seca, o que dificulta na altura de passar. 

Ao apanhar, volto a sacudi-la para me livrar de mais uns vincos. Logo depois de apanhar, salvo raras exceções, dobro a roupa e separo o que vou engomar e, o que não vou engomar arrumo na hora. Desta forma não perco tempo, não acumulo roupa e não desperdiço energia. Sei que há pessoas que gostam de engomar tudo, mas eu dispenso. Não engomo lençóis, toalhões de banho, roupa interior, tops que uso por baixo de outras blusas e outras peças de roupa que têm tecidos amigos das donas de casa. Prefiro perder uns minutos a dobrar bem logo depois de apanhar a roupa, do que passar horas de ferro na mão. São opções.

Na hora de engomar propriamente dita, não há nada como ter um bom ferro a vapor. Faz toda a diferença, pois com um bom ferro há peças que nos basta passar de um lado e fica bom. Se o ferro for fraquito, passa-se de um lado, depois do outro e ainda parece vincada. É um bom investimento e não é preciso gastar uma fortuna para comprar um ferro de engomar bom. É preciso também ter cuidados com a sua manutenção, para que dure mais anos e funcione na totalidade.

Separo a roupa por categorias para engomar. Todas a t-shirts, todas as calças, todas as camisolas, etc. Parece-me que assim é mais rápido e fácil de arrumar a roupa depois de engomada.

E são estes os meus pequenos truques para facilitar esta tarefa, que nem sempre é bem vista. E vocês, que truques têm?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. eu uso um truque fantástico: o programa engoma fácil da minha máquina de lavar... antes lavava mais com outros programas mas agora não quero outra coisa. Isso aliado a um bom amaciador e ao facto de arrumar logo a roupa, mesmo aquela que tem de ser passada em cabides. Na hora de passar, já está tudo muito mais esticadinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Otima dica Joana. Por acaso nem sei se a minha maquina (tenho-a há pouco tempo) tem um programa do género. Tenho de estudar o assunto, porque é muito bom. Obrigada pela dica e pelo comentário. :)

      Eliminar
  2. Olá, boas dicas! Confesso que eu nem sempre me consigo orientar neste tema...que aconselhas em relacao a produtos? ? Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais Ana, não me esqueci dos posts sobre unhas e cabelos em casa... mais tarde ou mais cedo vão surgir. Em relação a produtos, por acaso no post esqueci-me de algo muuuiiiito importante, que é um anti-calcário. Também noto muita diferença desde que uso, porque a roupa fica mais macia, já que a água aqui nesta zona é muito "dura". Nesse aspeto uso o calgon, mas já tenho usado de marca branca e até à data não tive problemas. Em relação ao detergente de roupa, uso o que estiver em promoção, sinceramente. Já na questão do amaciador, há uns meses que uso um por sugestão da minha cunhada, que é otimo e muito baratinho. É do De Borla, é concentrado, muito por sinal, e custa 1,49€. Existem vários cheiros, mas acho que o que deixa a roupa mais macia é o de Talco, apesar de achar o cheiro um pouco enjoativo, acho que de todos é o melhor. Não sei se na tua zona há uma loja dessas, mas se não houver, em geral prefiro os amaciadores concentrados. Acho que é tudo. Beijinho. :)

      Eliminar