segunda-feira, 19 de outubro de 2015

DIÁRIO DA GRATIDÃO

Há umas semanas, referi num post a importância de ter um diário da gratidão, mas não expliquei o que isso é exatamente.

Um Diário da Gratidão, é um local onde devemos escreves diariamente no mínimo três coisas pelas quais nos sentimos gratos. 

A ideia é parar um pouco e pensar no dia. Desse dia escolher três coisas, ou mais, que tenham sido benéficas para o nosso bem-estar. Podem ser coisas tão simples como observar uma criança a brincar, ter tempo para ler um livro, comer algo bom, etc.

O objetivo do Diário da Gratidão é levar-nos a valorizar tudo aquilo que temos de bom na nossa vida. Há pessoas que acham sempre que os outros são mais felizes, que só elas têm problemas e dificuldades, que o mundo dos outros é cor de rosa enquanto o delas é cinzento. O Diário vai ajudar a lembrar que todos nós temos coisas boas na nossa vida. Este exercício a longo prazo é muito benéfico, pois ajuda-nos a ver o lado positivo da vida e a enfrentar os problemas com coragem e resiliência. 

Para além de escrever três coisas pelas quais nos sentimos gratos, devemos entrar em pormenor. Por exemplo: Sinto-me grata porque reencontrei uma amiga que não via há muitos anos. - Podíamos ficar por aqui, mas podemos e devemos ir mais longe. - Sinto-me grata porque reencontrei uma amiga que não via há muitos anos e conversamos sobre as nossas vidas. Percebi que apesar dos anos sem nos vermos, continuamos a ter muita afinidade, princípios de vida idênticos e a cumplicidade de outros tempos...

Vale a pena, garanto! Experimentem e contem-me! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá Helena que bom ter te de volta :-) obrigada pelo conselho, beijinho e venham mais posts, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é bom estar de volta Ana. Fico feliz por teres gostado. Beijinho. :)

      Eliminar