quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

2 FORMAS DISTINTAS DE POUPAR DINHEIRO

Parece que poupar dinheiro é a principal resolução de 2016 para muita pessoas. Pelo menos tenho lido muito sobre o assunto, e sobre essa vontade em vários blogues.

Existem vários truques e fórmulas para ajudar nesta pretensão, mas nem todas são adequadas. Ou pelo menos, não para todos.

Há muito que oiço falar da poupança das 52 semanas, que tem sido muito referida neste inicio de ano. Tenho visto em vários blogues a sugestão desta forma de guardar algum dinheiro, mas sinceramente a mim não me fascina. 

O objetivo desta poupança é guardar o valor correspondente a cada semana do ano, ou seja, na primeira semana guarda-se 1€, na segunda 2€, na terceira 3€ e por ai. De inicio, parece fácil. E quando se diz que no final do ano se pouparam 1378€ parece ainda melhor. O problema é que enquanto no inicio é fácil poupar apenas uma pequena quantidade de dinheiro, no último mês do ano há que poupar 52€ na última semana, mais 51€ da semana anterior, mais 50€ da anterior a esta e mais 49€ da primeira semana do mês. Totalizando assim 202€. 

Não será fácil para todas as famílias pouparem 202€ num mês. No entanto nem tudo é mau. Acho que este conceito é bom para quem tem possibilidade de poupar dinheiro, por ter bons rendimentos por exemplo, mas que não tem o habito de poupar. Há pessoas que por muito que ganhem, nunca conseguem poupar dinheiro e muitas vezes chegam ao final do mês sem nada. Com esta forma de ir poupando a pouco e pouco, ganha-se o hábito de poupar, o que é bom. 

De qualquer forma, mesmo quem não tem capacidade de colocar de parte a quantia correspondente a todas as semanas, penso que o facto de colocar algum, já é um bom começo. Mais vale pouco que nada, não é verdade?

Depois tenho outra formula mágica de poupança, ou melhor, de organização do orçamento familiar. Foi algo que li há muitos anos, muito antes de me casar, mas numa altura em que já me preocupava com economias domésticas. 

Consiste em dividir os ganhos de um mês da seguinte forma: 
- Casa 35%  (renda, água, eletricidade, gás, etc)
- Carro 15%  (combustível, seguro, etc)
- Poupança 10%
- Dividas 15%  (cartões de crédito, prestações de electrodomésticos ou carro, etc)
- Outros 25%  (alimentação, viagens, roupa, comida fora)

Visto assim, também parece fácil. Para um casal com 1400€ de rendimentos, por exemplo, são 490€ para a casa, para o carro 210€, para a poupança 140€, para as dividas 210€ e para as viagens, roupa, etc 350€. 

Penso que é um bom ponto de partida e esta forma de organizar o orçamento ajudou-me a, pelo menos, planear a coisa. No entanto penso que está muito vago e um pouco mal distribuído. Mas é como disse, é um bom ponto de partida e a partir daqui é possível organizarmos consoante as nossas necessidades e claro, consoante os nossos rendimentos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário