terça-feira, 19 de abril de 2016

MANHÃS CALMAS E DIAS PRODUTIVOS

Acredito plenamente que um dia produtivo começa com uma manhã calma. Os dias que começam com atrasos, com coisas que não se encontram, com pouco tempo para tomar o pequeno-almoço, regra geral são dias difíceis e stressantes.

Tenho alguns rituais que me parecem fundamentais nas minhas manhãs e, que me ajudam a ter um dia mais calmo e produtivo.

- Preparar o dia, no dia anterior - É um cliché e já o referi inúmeras vezes, mas é verdade. Começo o meu dia, sempre na noite anterior e quando isso não acontece, a manhã começa logo atribulada. Se vou para a cama a pensar nas coisas que devia ter feito ou preparado, mas que não fiz, demoro mais tempo a adormecer e sei que de manhã vou andar numa grande correria,o que me stressa imenso. Portanto à noite preparo sempre as refeições do dia seguinte (descongelo, preparo marinada, etc), arrumo várias coisas, preparo a roupa caso vá sair cedo de casa, etc. Este ritual faz-me ir descansada para a cama e permite-me ter uma manhã equilibrada.

- Higiene pessoal - Este item prende-se com o anterior, pois faz parte da rotina noturna. Antes de ir para a cama lavo sempre os dentes, limpo a pele e, coloco os cremes. Este ritual para além de ser essencial em termos de higiene, é também importante para me ajudar a relaxar antes de dormir e é melhor acordar com a pele limpa e hidratada do que com restos de maquilhagem nos olhos e pele apagada.

- Beber água em jejum - Na verdade este ritual também começa à noite. Antes de ir para a cama a última coisa que faço é beber 2 ou 3 goles de água, porque me sabe bem, dá-me uma sensação de frescura, é saudável e de manhã também me ajuda a levantar da cama, já que tenho vontade de ir à casa-de-banho. De manhã continuo a achar importante, pois também me dá uma sensação de frescura e limpeza, sabe-me bem e sei que faz bem. Há dias em que junto umas gotas de sumo de limão, mas regra geral bebo só aguinha natural.

- Luz natural - Sempre preferi dormi na plena escuridão. Na casa dos meus pais dormia assim e na nossa antiga casa também. Quando nos mudámos para esta casa a coisa mudou um pouco. A casa tem muita claridade, pois as portas exteriores têm vidros e, o nosso quarto está virado a nascente. Portanto assim que o sol nasce, temos luz natural. Se fechar a persiana completamente, não entra luz, mas comecei a reparar que tinha mais dificuldade em acordar/despertar. Assim, nunca fecho totalmente a persiana e os primeiros raios de luz ajudam-me a acordar melhor.

- Tomar o pequeno-almoço - Costumo tomar o pequeno-almoço 1 hora depois de acordar. Nos dias em que tenho de o fazer antes deste tempo, tenho alguma dificuldade, por isso opto sempre por algo mais leve, como um iogurte liquido e uma banana, ou outra fruta. O importante é não iniciar o dia de trabalho com fome.

- Estar grata - Há dias, numa segunda, dia sempre difícil, estava sem vontade nenhuma. Chovia torrencialmente, estava ensonada e pensei: "Não me apetece nada trabalhar." No mesmo instante pensei: "Dá-te por feliz. Tens trabalho, gostas do teu trabalho, não tens de sair de casa, não vais apanhar transito, chuva, frio... cala-te e foca-te Helena Isabel." Nos momentos de menos inspiração, tento sempre ver as coisas pelo lado positivo e agradecer pelo que tenho de bom na vida.

E vocês, têm rituais para manhãs mais calmas?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu tambem tenho que preparar tudo na vespera;roupa calcado mal bijuteria enfim....
    A agua e que nunca csg beber em jejum, confesso que nem me lembro.tomar o peq. Sem duvida que tem de ser 1 hora depois. Tb nao csg comer assim que acordo. Ou melhor assim que me levanto; pois eu acho que so acordo ao fkm de 2 horas de me ter levantado :) bjinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente eu acordo ao fim de alguns minutinhos dps de me levantar Neusa... mas há dias mais difíceis! ;)

      Eliminar