terça-feira, 7 de junho de 2016

CADA VEZ COMPRO MENOS DETERGENTES

Já referi várias vezes que antigamente era viciada em produtos de limpeza.

Era a cliente ideal, pois tudo o que era novidade eu experimentava. Depois veio a crise e fui obrigada a repensar as minhas prioridades. Aí percebi que não era necessário ter um detergente para cada coisa em casa e que existiam alternativas muito mais económicas.

Durante algum tempo ainda usei vários produtos de marca branca, mas também comecei a achar que era um dinheiro mal investido. Comecei então a procurar outras alternativas.

Aos poucos fui-me rendendo, ate que cheguei ao dia em que percebi que cada vez compro menos detergentes.

O que compro, perguntam vocês?
Neste momento os únicos detergentes que compro são:
Detergente de roupa,
Detergente de loiça,
Amaciador de roupa,
Lixívia.

E como limpo a casa?
Com muito jeitinho... :)

Limpo a casa toda com uma mistura muito simples e que de certeza vocês já ouviram falar, se é que não faz também parte das vossas preferências.

Num borrifador misturo 2/3 água, 1/3 de vinagre e duas ou três gotinhas de detergente de loiça. Esta simples mistura serve para limpar:
- fogão, forno, bancada, mesa, frigorífico, azulejos, vidros, moveis, sanitários, espelhos... basicamente serve para tudo. Desengordura que é uma maravilha, deixa tudo brilhante e é barato.

Se se questionam em relação ao cheiro, não vou dizer que não cheira a vinagre, porque cheira. Mas o cheiro desaparece rapidamente e como já estou habituada, associo o cheiro a limpeza, por isso não me incomoda.

Além deste borrifador, tenho outro onde misturo 2/3 de água com 1/3 de lixívia. Uso esta mistura na casa-de-banho, para desinfetar em profundidade. Pessoalmente gosto de usar lixívia na limpeza desta zona, mas reconheço que não é o produto mais ecológico do mundo.

Para lavar o chão uso água, de preferência quente, vinagre e detergente de loiça ou água e lixívia.

Nas juntas do chão, aplico vinagre e deixo atuar um pouco. Depois esfrego com uma escova de dentes. Limpa super bem.

No caso da sujidade ser maior, também uso bicarbonato de sódio, que acaba por dar uma eficácia maior à primeira mistura.

O álcool, de vez em quando também é usado para limpar vidros ou espelhos e para desinfetar alguns objetos.

Na lavagem da roupa uso o detergente e o amaciador, mas em certos casos gosto de usar vinagre ou bicarbonato de sódio em substituição o amaciador.

Com estas opções, para além de gastar muito menos dinheiro em detergentes, também tenho conseguido poupar muito espaço no armário. Além disto, ainda verifiquei que os meus problemas de pele nas mãos têm diminuído imenso. Normalmente tinha as mãos muito secas e em certas alturas a pele chegava a descamar, o que não tem acontecido.

E vocês, usam mais detergentes industriais, ou também já se renderam às misturinhas com vinagre?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário