terça-feira, 21 de junho de 2016

ORGANIZAR PARA VIVER MELHOR - PEQUENAS COISAS

Várias foram as vezes em que me perguntaram como é que consigo passar semanas sem fazer uma limpeza de várias horas na minha casa.

Esta questão leva-me a pensar e refletir em algo, que ultimamente tem sido muito óbvio na minha vida. Que é o facto de algumas pessoas não conseguirem ver para além daquilo que é normal, ou da realidade delas. Portanto sempre que alguém chega e diz algo que sai daquele que elas acham ser o caminho certo e natural das coisas, estranham e não compreendem. Nem tentam! Chama-se a isso falta de empatia, ou seja, a incapacidade de nos colocarmos no lugar do outro e entender as suas opções, mesmo que sejam diferentes das nossas.

Não que esta questão me tire horas de sono, simplesmente acho piada a este pensamento limitado.

Ora bem, voltando ao assunto em questão, realmente passa muito tempo em que não
passo um dia inteiro a limpar, aspirar, etc. Vocês devem sabê-lo, pois já o referi inúmeras vezes no blogue. Mas o facto de não passar um dia inteiro entre essas tarefas, não quer dizer que passe dias sem fazer absolutamente nada. Muito pelo contrário, pois todos os dias eu dedico algum do meu tempo à limpeza e organização da casa, o que como é óbvio, contribui para o tal tempo sem passar horas a fio a limpar.

O segredo é ir dividindo a limpeza da casa pelos vários dias da semana. Também é importante estar atenta e ver onde é preciso limpar e, se possível, fazê-lo na hora.

Há tarefas que faço regularmente, como aspirar. Aspiro a casa toda duas vezes por semana e, às vezes no verão, aspiro três. Tenho um gato, que é livre de percorrer a casa toda, portanto os seus pelos são uma constante. No entanto, o facto de aspirar varias vezes também ajuda a que seja uma tarefa rápida, pois nunca há assim tanto para aspirar.

O chão, também é lavado praticamente todos os dias (corredor, cozinha e casa-de-banho, por serem zonas mais usadas e fáceis de sujar). Logo a sujidade não chega ao ponto em que preciso de muito tempo e esforço para que o chão fique limpo.

A roupa, que é um dos meus maiores problemas, tem de ser arrumada diariamente. Não dá para deixar para amanhã, porque se acumula é uma desgraça. Normalmente lavo roupa dia sim dia não, e é essencial que assim que a apanhe do estendal, que a dobre. Há peças que guardo, como toalhas e lençóis, que não engomo e, as que são engomadas vão já dobradas para o cesto. Depois, uma vez por semana, engomo tudo.

Tenho alguns truques para que as tarefas sejam realmente rápidas. Uso toalhitas desinfectantes, espanador agarra pó, toalhitas agarra pó, mopa. Estes utensílios contribuem para que algumas tarefas sejam muito rápidas de fazer. Por exemplo de manhã, passar uma toalhita pelo lavatório, vai deixa-lo limpo, desinfectado e contribui para que a sujidade não se acumule. (podem ver mais detallhes destes truques neste post)

Na casa de banho, tenho um cesto com um desinfectante sanitário e com um borrifador com água e lixívia. Estes produtos são usados diariamente para ajudar a manter tudo desinfectado. Por exemplo, depois do banho, borrifar toda a zona do duche com a mistura de água e lixívia ajuda a manter tudo limpo. Mais uma vez não chega ao ponto de estar demasiado sujo e no dia que limpo a casa-de-banho profundamente, é uma tarefa relativamente fácil, pois já está praticamente tudo limpo.

Ao domingo, normalmente à noite, depois de jantar, gosto de passar por todas as divisões e dar um jeitinho. Arrumar objetos fora do lugar, colocar coisas que podem ir par o lixo num saco, passar o espanador nos moveis, a mopa ou vassoura no chão e algumas toalhitas pelas loiças da casa-de-banho. É o suficiente para iniciar a semana com a casa arrumada e segunda de manhã, não tenho a sensação que a semana já começa atribulada.

Estas são as pequenas coisas que faço regularmente para não chegar a um ponto de ter de passar muito tempo embrenhada nas tarefas domésticas. Claro que o faço, mas não com a regularidade que algumas pessoas acham adequada.

O importante é sabermos o que funciona para nós e para a nossa família e, cá por casa ninguém se queixa!!! :)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Adorei! Excelente post! Já agora qual as toalhitas que usas? Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana. Uso de marca branca, jumbo, lidl, continente... Beijinho :)

      Eliminar
  2. Ola Helena, eu faço precisamente como tu, nunca passo um dia inteiro a limpar. Todos os dias de manhã dou uma geral pela casa, passo toalhitas nas casas de banho, ponho lixivia nas sanitas e aspiro com um aspirador portátil. Antes de me deitar e estarem todos nos quartos, arrumo o sofá, os comandos e passo o dito aspirador no sofá e no chão. Nos quartos, abro as janelas de manhã, faço as camas e se for necessário passo também o aspirador. Na cozinha, durante o preparo das refeições apanho logo alguma coisa que caia e após as refeições passo o aspirador. Lavo o chão da cozinha, casas de banho e corredor também todos os dias. Sempre que há algo fora do sitio, arrumo ou peço para arrumar. Identifico-me muito com esta politica e tenho muito mais tempo para outras coisas... Adoro organização. A roupa, sendo uma casa com 4 pessoas, 2 adultos e 2 crianças torna-se uma situação mais complexa, no entanto lavo a roupa, estendo, apanho e dobro logo o que não passo e arrumo. Passar a ferro, 2 dias por semana para não acumular. Desculpa o testemunho ser tão grande. Adoro o teu blog beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei o comentario Claudia e, n me importo nd c testemunhos longos. Revejo-me em tudo o q disseste. Tb acho importante termos tempo p outras coisas. Beijinho :)

      Eliminar