quarta-feira, 17 de agosto de 2016

COMO REGULAR A NOSSA ENERGIA

Temos à nossa disposição, sempre, em qualquer altura e local, algo que nos permite aumentar a nossa energia, ou acalma-la consoante a necessidade.

Falo de algo muito simples que é a nossa respiração.

Vou explicar de forma muito simples para que todos percebam, portanto se perceberem do assunto, não interpretem mal as minhas palavras.

Digamos que a nossa respiração divide-se pelas duas narinas, e que ao longo do dia e da noite, a nossa respiração vai intercalando entre uma narina e outra.

Experimentem tapar a narina esquerda e respirar longa e suavemente duas ou três vezes. Depois tapem a direita e repitam o mesmo número de respirações.

Vão perceber que respiram melhor por uma narina do que por outra.

Se a narina mais ativa, aquela onde notaram a respiração mais fluida, for a narina direita, estão com certeza mais ativos. Chama-se a esta respiração positiva, ou solar.

Por sua vez, se a narina mais ativa é a esquerda, chamada de negativa ou lunar, então estarão mais passivos.

Isto acontece naturalmente e sem nos apercebermos, mas se fizerem este exercício várias vezes, perceberão que é realmente assim.

Agora vamos imaginar que a narina esquerda está mais ativa que a direita, precisamente numa altura em que precisamos de energia. Nessa altura, tapamos a narina esquerda e fazemos 5 ou 6 inspirações e expirações. Isso ajudará à respiração positiva, ou seja, ganharemos energia.

Sendo assim, esta respiração é ideal para a manhã, quando acordamos e estamos sem vontade de nada. Até podemos fazer na cama.

Por outro lado, se precisarmos de acalmar, o ideal é termos ativa a respiração negativa, ou seja a narina esquerda. Basta tapar a narina direita e respirar varias vezes.

Logo, a respiração negativa ou lunar, é ideal para a noite, quando precisamos de descansar e dormir.

Há muitas outras alturas em que podemos aplicar este "truque", mas penso que estas dicas serão já uma grande ajuda.

O que acham? Experimentaram?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário