sexta-feira, 28 de outubro de 2016

SOBRE NÃO QUERER ENGORDAR

Há muito que ouço comentários sobre estar magra, sobre a minha mania das dietas (que está apenas na cabeça dessas pessoas), sobre o meu gosto pelo desporto...

Mas durante muito tempo também ouvi que devia emagrecer, que estava muito gordinha, que tinha de cuidar da minha saúde.

Parece que anda aqui alguém baralhado, não é? Mas não sou eu, são as pessoas que gostam de opinar, sem sequer saberem do que falam.

Fui gordinha na adolescência, pesei cerca de 80 quilos antes dos 14 anos. Quando comecei a praticar desporto (por volta dos 14/15), emagreci e consegui manter um peso aceitável, tendo apenas uma atividade fisica regular, sem grandes cuidados com a alimentação. Acontece que até me considero uma pessoa inteligente, e à medida que fui ficando mais crescidinha, comecei também a perceber que o peso, o desporto e a alimentação vão muito além da aparência. São três coisas muito importantes para a saúde, e isso para mim é que importa.

Sim, eu evito engordar. Evito alimentos carregados de gordura e molhos, evito fritos, evito alimentos pré-cozinhados, evito doces, pratico exercício, não fumo, não bebo, porque preocupo-me com a minha saúde.

Não quero tomar 10 comprimidos por dia para baixar o colesterol, os trigliceridos ou diabetes. Quero evitar a tenção alta, a má circulação e as dores de costas. Quero ter boa mobilidade, conseguir chegar aos pés com facilidade, ter força e resistência para subir três andares sem ficar com falta de ar. Quero ter força para correr atrás do meu filho, ou filha, para jogar à bola e para saltar à corda, para andar de bicicleta e para todas as outras milhentas coisas que as crianças exigem e precisam.

É por isto que tenho cuidado com o que como, que não como como se não houvesse amanhã, e que tenho tantos cuidados. É excessivo? Quando morrer também vou deitada? Pois é, mas o que estiver ao meu alcance para ter qualidade de vida enquanto por cá andar, vou fazer.

Mas eu não crítico quem tem hábitos diferentes dos meus, não digo a uma pessoa que está gorda, que deve fazer isto ou aquilo. Cada um sabe de si. E conheço muita gente com excesso de peso, que passa um ano a empanturrar-se e que depois chega ao Verão e vai comprar depuralinas e coisas para emagrecer, e o engraçado é que que são estas pessoas a fazerem os comentários depreciativos. Se se sentem bem com o peso que têm, porque fazem dietas loucas para emagrecer?

Quem é que está mal aqui? A pessoa que cuida da saúde e da aparência como forma preventiva, ou a pessoa que não tem cuidado nenhum mas que faz dietas restritivas para emagrecer, e às vezes engordar logo a seguir?

E porquê a necessidade de criticar? São pessoas limitadas ou mazinhas? Sinceramente parecem-me más. E como não se sentem bem, tentam fazer os outros sentirem-se mal.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Concordo com absolutamente tudo o que escreveste! Perdi 30Kg precisamente para me poder movimentar com a minha filha e acima de tudo dar-lhe bons exemplos. Haters gonna hate anyway! Não vale a pena dar ouvidos a pessoas dessas... conheço imensas também... Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem não conhece? Enfim, temos mesmo de ignorar! 30 kg é obra, parabéns! :)

      Eliminar