quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

AVENTURAS DA GRAVIDEZ - GATO ALF

O Alf faz parte da nossa família quase há 7 anos. Faz precisamente 7 anos em abril, mês em que nascerá o nosso bebé.

Ficámos com ele com apenas 2 meses e para nós ele não é só um gato! É um amigo, um companheiro, é uma responsabilidade nossa.

Não me queixo dos pelos que deita, das coisas que estraga, do dinheiro que se gasta com ele.

Dono de uma personalidade muito forte, o Alf não é de dar confianças. E percebe-se mesmo quando ele não gosta de alguém e quando gosta à primeira vista. Connosco é a coisinha mais fofinha e amorosa, mas se desconfia de alguém não tem problema em mostrar as dentolas e "bufar", e às vezes de jogar a pata com a unha de fora. Daí muita gente achar que é um gato mau, mas na verdade nunca passou de uma arranhadela a uma visita, coisa comum entre gatos.

É livre de estar onde quiser em casa, sempre com regras, claro. Não se pode deitar na cama dos donos quando ainda não está feita, não pode andar em cima da mesa e da bancada da cozinha, a casa-de-banho tem de estar fechada para não andar a lamber as torneiras, não pode sair de casa...

Desde que engravidei comecei a ouvir as tradicionais perguntas/afirmações sobre gatos: "Não podes ter contacto com o Alf.", "Como é que vais fazer com o Alf?", "Vão ficar com o Alf?", "Agora tens de te desfazer do gato."

Há muita informação a este respeito, do contacto das crianças com animais, mas nem toda a gente está a par. E muitas vezes, para não dizer sempre, estes comentários e perguntas, surgem precisamente da parte de quem não está informado. Há um mito à volta dos gatos e das grávidas, e da relação entre eles, mas quem tem gatos, e gosta realmente deles, informa-se! Há pessoas que vêm os animais como algo descartável, ou só lhes acham piada quando são bebés, mas nós não. Nós adoramos Alf!

Agora que estamos à espera de bebé, claro que muita coisa vai mudar, mas penso que ninguém no seu juízo perfeito acha que depois de um filho nascer, continuará tudo na mesma. Certo?

Por isso mesmo, começamos a mudar de atitude com o Alf e a prepará-lo para a chegada do seu mano, para que ponha um pouco de lado o síndroma de filho único!

O Alf tem uma brincadeira que o faz delirar. Basta-lhe ter um papel, ou um fio que ache piada, para o trazer para nós atirarmos. Nós atiramos, ele vai buscar e volta a trazer, tipo cão. Tem dias de brincarmos os três durante muito tempo. Eu estou numa ponta do corredor e o Bruno na outra, eu atiro para perto do Bruno, o Alf corre para lá, o Bruno atira-me, o Alf corre para mim. E se nós não o atirarmos, ele mia a pedir.

Isto para perceberem a outra parte da história. Nós começamos a falar muito do bebé, a dizer-lhe para ter cuidado quando salta para o meu colo, por causa do bebé, para não se deitar na minha barriga, por causa do bebé... E há dias, o Bruno perguntou-lhe pelo bebé. O gato sai da sala a correr e aparece com o papel. Fartámo-nos de rir, porque o pobre animal já estava baralhado com a pergunta do bebé e do papel. Ou então, para ele o papel é o seu bebé... também pode ser!!!

Bem, mas entretanto cada vez que o Bruno pergunta pelo bebé, o Alf olha para mim. Não pode ser coincidência! Além disto, ele sempre preferiu estar no colo do Bruno, agora não. Está sempre no meu, está sempre encostado a mim. Enquanto estou a trabalhar, ele sobe para o meu colo e fica com as patinhas na barriga, como se a estivesse a abraçar, coisa que nunca fez.

O Alf a conversar com o bebé! :)

Como é que pode passar-nos pela cabeça "desfazermo-nos" do gato? Pensamos sim, em ter cuidado, em estar atentos e em continuar a mima-lo como sempre fizemos, para que não ache que o bebé veio para lhe estragar a vida.

Das pessoas que conheço com gatos anteriores aos bebés, a maioria diz que os gatos não ligavam ao bebé. Muitos até têm medo e por isso não se aproximam. Outros querem estar sempre com o bebé, e deitam-se com ele. Enfim, é uma incógnita. Não sei como será o Alf, mas para mim a solução não passa por dar o gato, ou fazer algo pior. Passa sim por continuar a dar-lhe muito amor e carinho!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: