terça-feira, 15 de novembro de 2016

ENXOVAL DO BEBÉ E GESTÃO ECONÓMICA

Gosto de gerir muito bem o nosso orçamento familiar e mesmo tendo esse cuidado, muitas vezes fico com a sensação que o dinheiro desaparece, evapora-se. Mas continuo a ser da opinião que no poupar é que está o ganho e que só temos a ganhar se gerirmos bem o nosso dinheiro. Afinal trabalhamos muitas horas para o ganhar.

Agora que estou grávida, obviamente que as minhas prioridades estão voltadas para o nosso bebé e para tudo o que teremos de comprar nestes próximos meses, antecipando a chegada do nosso mais que tudo.

É normal começarem a surgir as perguntas sobre o que já comprei para o bebé. E quando digo que não comprei nada, noto uma certa estranheza: "Mas mesmo nada?!"

É verdade, nada. E porquê? Não tem a ver com o facto de não saber o sexo do bebé e muito menos com falta de vontade. Tem a ver com gestão. E a meu ver, a boa gestão é feita com calma, com tempo e com os pés assentes no chão e não pelo coração de mãe de primeira viagem, com as hormonas todas alteradas, a passear pelo centro comercial e a comprar, comprar, comprar. Até porque, tanto quanto sei, é-nos impingida muita coisa desnecessária, muita coisa que nunca vamos usar, e muitas vezes os pais compram sem planear antes, acabando por gastar dinheiro em bens supostamente necessários que acabam por ficar numa gaveta. Também é usual o bebé ter um enxoval tão grande para os primeiros meses, que não é possível estrear sequer todas as peças de roupa, mas depois quando cresce um pouco não tem nada para vestir, e lá vão os pais comprar mais coisas. Dito isto, parece-me natural fazer as coisas com calma para evitar danos maiores.

Qual é o meu plano?

Para já tenho pesquisado muito. Tenho lido blogues de mães que se dão ao trabalho de partilhar as suas dicas e sugestões facilitando a vida a quem estiver disposto a dar-lhes ouvidos. Tenho gostado muito do que tenho lido. Nesta altura os fóruns são muito úteis para nos ajudar a decidir entre um e outro carrinho de bebé, por exemplo.

Tenho pesquisado também preços de muita, muita coisa, e assim já tenho uma ideia dos melhores locais para comprar o quê.

Tenho poupado dinheiro, ou seja, o que poderia ser uma forma de poupança começando já a fazer o enxoval comprando um pouco por mês, a mim pareceu-me mais lógico colocar esse valor de parte, para que chegada a altura possa fazer as compras necessárias.

Estamos no outono/inverno e o bebé vai nascer na primavera, logo a roupa, por exemplo, que está neste momento disponível nas lojas, é quente para abril/maio. Daqui a um mês, se tanto, começam as promoções, por isso decidi começar as compras nessa altura. Se posso comprar o mesmo, pagando menos, não vejo necessidade de me apressar. A ideia é comprar nas promoções as coisas para 6 meses ou mais e, caso existam roupas de primavera/verão compro então para menos de 6 meses. A parte do enxoval de roupa de recém nascido, vou comprar na coleção nova.

Carrinho, cama e por aí, também prefiro deixar para as promoções, pois acho que não perco nada em esperar um mês, ou pouco mais.

Por fim, há sempre coisas de amigas que podem ser usadas, sejam elas emprestadas ou dadas. E sei que isto incomoda muita gente, mas a mim não. Principalmente nas coisas necessárias, mas usadas apenas durante uns mesinhos. Por exemplo, tenho almofada de amamentação, intercomunicadores, banheira de recém nascido, o mobile que ofereci à minha sobrinha quando nasceu (tem mais de 14 anos e continuo a adora-lo) e mais umas coisas, que não terei de comprar.

Depois há sempre as ofertas, não é? Não posso comprar tudo, porque depois não há nada para oferecerem! ;)

Há muito a comprar, há muito dinheiro a gastar, até porque para além das coisas diretamente do bebé, teremos também de comprar outro automóvel. De momento só temos um e é comercial, logo é algo mesmo essencial. Portanto parece-me óbvio todo este processo de pesquisa e poupança.

Acreditem que estou desejosa de começar a fazer o enxoval do meu príncipe, ou da minha princesa, e cada vez que vou a uma loja ver roupinhas de bebé tenho vontade de comprar tudo (principalmente as coisas de menino que me parecem sempre mais giras...), mas por outro lado sou assim. Sou ponderada, gosto de organizar bem as coisas, e penso que só tenho a ganhar com esta estratégia.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário