segunda-feira, 27 de março de 2017

EMAGRECER DEPOIS DOS 35

Parece que conforme a idade vai avançando a tarefa de emagrecer vai complicando.

Já todas percebemos que antigamente evitávamos certos alimentos e perdíamos 2 kg com facilidade, mas que a partir dos 30 a tarefa vai-se tornando cada vez mais difícil.

Estou precisamente com 35 anos, no verão chego aos 36, estou no fim da gravidez e sei que não vou voltar ao meu corpo pré-gravidez assim num ápice. Aliás, nem sei se esse corpo irá voltar.

Mas não estou, para já, preocupada com isso. De qualquer forma, quero sentir-me bem no meu corpo, seja com mais ou menos quilinhos. E acredito que haverá um ou outro quilo que queira aniquilar. Confesso-vos meninas, que tenho taaaannntas, mas taaaannntas saudades de fazer exercício, daquele que cansa muito, que nos faz transpirar muuuuito mas que no fim sabe tããão bem!

Bem, mas vamos ver o que no geral podemos fazer para, a partir dos 35 manter o peso, ou perder se for caso disso.

- PRATICAR EXERCÍCIO
É um clássico, eu sei. Mas é a melhor forma de acelerar o metabolismo, que abranda nesta idade e vai continuando a abrandar por ai. Sendo assim fazer exercício pelo menos três vezes por semana torna-se crucial.

- TOMAR O PEQUENO-ALMOÇO
Um bom pequeno-almoço, que nos dê energia mas que não esteja carregado de açúcar e gordura.

- COMER MENOS À NOITE
Não se trata de comer só uma sopinha, pois o mais certo é arrombarmos o frigorífico antes de dormir. O melhor é comer menos hidratos de carbono e troca-los por legumes. Sendo assim, a sopa é uma boa opção, mas a seguir podemos comer um bife de frango com legumes, ou algo do género.

- NÃO PASSAR FOME
Muitas vezes é o que se começa a fazer. Come-se menos numa refeição, mas na seguinte a fome é tanta que se come o dobro. Ou seja, não é a melhor opção.

- FAZER TROCAS SAUDÁVEIS
Comer num prato mais pequeno, não beber sumos e optar por água, trocar arroz, massa e pão brancos pelos integrais, optar pelos cozidos ou grelhados e evitar os fritos, trocar os pacotinhos de bolachas ao lanche por frutos secos e/vermelhos...

- NÃO PROIBIR
Temos também tendência para dizer: " Não volto a comer açúcar. " - Mas ninguém aguenta deixar de comer o que gosta para toda a vida, portanto o melhor é arranjar substitutos para o que gostamos, mas permitirmo-nos a um deslize de vez em quando.

- ESCREVER UM DIÁRIO ALIMENTAR
Quem não conhece pelo menos uma pessoa com excesso de peso, que jura não perceber porque engorda, quando na verdade nós vemo-la a comer doces todos os dias?
Nestes casos é bom passar para o papel tudo o que se come, e ser-se sincero, para se ter a noção da realidade, para que assim seja possível fazer as alterações necessárias na alimentação.

- BEBER MUITA ÁGUA
Outro clássico muito importante na saúde em geral. Mas muitas vezes confundimos sede com fome, por isso ter sempre uma garrafa de água por perto é uma boa opção.

- APOSTAR NO SABOR
Ninguém aguenta comer legumes e peixe cozido a vida toda. Apostar no sabor das refeições é meio caminho para o sucesso de uma alimentação saudável.

- DORMIR / DESCANSAR
Quem descansa seus males espanta e quanto mais tempo estivermos acordadas, mais fome temos, logo mais perigos há à nossa disposição.

Basicamente as dicas são sempre as mesmas, mas não custa recordar, não é verdade?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Recordar varias vezes por dia até... e eu que o diga... 37 anos quase 38... há 7 anos atrás perdi 40kg em 2 anos +/- (porque ganhei 36.5 na gravidez).
    Na segunda gravidez.. ganhei 33... e já perdi 40, mas a mais pequena já está quase a fazer 4 anos.

    O meu aumento de peso não teve a ver propriamente com comer muito, ou muito mal, a parte hormonal, foi fulcralo para ganhar, mas para baixar... ui ui está a fazer-se de díficil.

    Há momentos que a coisa flui melhor... há outros que dá vontade de desistir, mas desistir... seria uma solução??

    para me ajudar a perder peso eu criei o meu blog em 2009, ajudou mesmo!

    Quanto á perda de peso estar associada à idade... eu sou da opinião que não influencia assim tanto... porque efetivamente eu demorei mais desta vez a perder os mesmos kilos, mas... verdade seja dita, uma mãe com 2 filhos fica com muito menos tempo para ela. Antes trabalhava num sitio onde tinha ginásio no mesmo edificio, e ia todos os dias.. nesta segunda fase do emagrecimento, não tenho ginasio perto, o marido não tem horarios para ficar com os miudos, os pais e sogros não vivem perto, em casa com passadeira eles estão sempre a chamar, ou para dar água, ou ajudar nos trabalhos, ou tirar do banho ou também querem fazer e subir para a passadeira... rsrsrsrsr na minha opinião e experiência própria... é mais isto..

    Desculpem o testamento, mas o post puxou por mim :)))))

    Bom fim de semana :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada caso é um caso, não é Alex? Cada pessoa deve ter consciência da sua vida, do que pode ou não fazer... enfim, há sempre muita coisa que pode influenciar! Mas desistir realmente não será o melhor, tal como diz. Um dia de cada vez e, de qualquer forma, 40 kg já se foram, não é? Já são muitos!
      Obrigada pelo comentário/testemunho. Eu gosto de testamentos! ;) Bom fim-de-semana.

      Eliminar