terça-feira, 2 de maio de 2017

ESTOU A CRIAR UM MAL ACOSTUMADO...

Toda a gente sabe que nesta coisa da maternidade os filhos não são só nossos, são de toda a gente. Toooda a gente acha que tem direito de dar a sua opinião, mesmo que não tenha sido solicitada. Verdade ou mentira?

Agora que comecei a sair mais com o Gonçalo, a minha vizinhança anda eufórica com a presença de um bebé. Vivo numa rua onde somos o casal mais novo e estamos rodeados de avós e bisavós, logo as opiniões surgem que nem balas.

Tenho uma vizinha que durante três anos a nossa conversa não passou do bom dia e boa tarde, de repente a senhora começa a dar palpites. Num dia é porque já saímos, no outro dia é porque o estamos a habituar mal com tanto colo e depois não consigo fazer nada, no outro estamos a acostuma-lo mal com a chucha...

Depois há a prima afastada que diz que não devo dormir com o Gonçalo na minha cama, mesmo que seja porque acabou de mamar e adormecemos os dois, um porque tem a barriga cheia, outro porque está "bêbado" de sono, porque o Quintino Aires diz que as crianças que dormem com os pais não são adultos autónomos...

Há ainda a vizinha que se cruza comigo no supermercado e não me fala, mas que depois me encontra ao pé de casa e pergunta se o Gonçalo dá boas noites. É que se não dá, é porque não o canso no banho...

Bem, se eu fosse sportinguista, até citava o sr. Presidente do clube para dizer o que penso sobre tanta opinião, mas como não sou fico-me apenas pelas minhas palavras.

Sim, dou muito colo ao meu bebé, dou muitos beijos e muitos mimos e o meu marido também. Não proíbo  ninguém de pega-lo ao colo com medo de ficar mal habituado. Nunca ouvi ninguém dizer que se arrependeu de dar colo aos filhos e de ter ficado com menos tempo para arrumar a casa, mas já ouvi dizerem que se soubessem o que sabem hoje, tinham aproveitado mais porque o tempo voa. Além disso, duvido que ele queira colo daqui a 15 anos, por isso...

Prefiro que ele use chupeta, que até usa apenas para adormecer, do que ande a chuchar nos dedos ou na língua, que era o que fazia, já que são hábitos difíceis de perder. Conheço adultos que chucham no dedo, mas por acaso não conheço nenhum que use chupeta.

Quando o Quintino Aires for pai, ou pagar as minhas contas, logo penso na sua opinião. Agora prefiro dormir umas horinhas durante a noite, porque acordar de 2 em 2, ou 3 em 3 horas para amamentar, colocar a arrotar, mudar fralda,  perceber se o choro é de cólicas ou de birrinha de sono, não é propriamente tarefa fácil.

Na questão de cansar um bebé, com menos de um mês de vida, no banho, realmente não sei como fazer. Terei de deixa-lo espernear sozinho enquanto se lava, terei de lhe dar uns quantos brinquedos para se entreter e brincar na água? Ou basta deixa-lo chorar um bom bocado (sim porque ele não gosta particularmente de estar nu) e prolongar o banho para além do necessário para que fique estafado?

 A sorte é que os cães ladram mas a caravana passa. O meu filhote está a crescer lindo e saudável e é muito amado! Isso é que me importa! ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Helena:
    Desfruta cada momento... Cada dia que passa, já não volta... acredita!
    Muitas vezes as pessoas falam por todos e mais alguns motivos, mas eu tal como tu, também fiz sempre aquilo que achava correto/melhor para a minha Matilde.
    Colinho, miminho, beijinhos, e muitas muitas muitas sonecas as duas...
    Aprendi no primeiro mês da Matilde a dormir sempre com ela(apesar de me dizerem que devia aproveitar para arrumar as coisas quando ela dormia), para me aguentar. Ainda hoje digo a toda a gente "o que mais me custou foi acordar de noite para dar maminha á Matilde, sou muito amiga do sono e acordar, para mim, era dramático", tal como tu, a Matilde dormiu muitas noites connosco, principalmente até aos 3/4meses, acordava, mamava e voltávamos a dormir :) que regalo!!!
    Se é bom ou não, não sei, fiz exatamente aquilo que o meu corpo/cabeça/coração mandavam. Hoje com 3 anos, não acho nada de "errado" no comportamento dela... é doce, meiga, brincalhona e adora adora beijinhos :)
    força minha linda, e desfruta todos os pedacinhos com ele...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me custa imenso acordar para dar maminha! Há dias acordei tão atarantada que até o coloquei a arrotar antes de dar mama, tal não era o sono que tinha!!! :) Mas vale a pena o sacrifício. Beijinho grande minha querida e muito obrigada pela partilha e pelos conselhos!

      Eliminar
  2. Desfruta o teu bebe e segue o teu caminho. Permite que as coisas que não te fazem qualquer sentido, entrem e saiam sem causar qualquer tipo de dano nem qualquer indagnação no teu interior. Todas as mães sabem o que fazer com os seus bebes. Até porque quando estiveres numa situação que não saibas como resolver, tu mesma pedes ajuda a quem melhor sentires que pode ajudar.
    Mas prepara-te, porque ainda só estás no inicio.
    Põe esse coração ao largo... muito ao largo com o tema das opiniões. Porque isso vai acontecer até bem tarde, se não sempre... mesmo já depois de casarem :)
    Pior mesmo é com as pessoas com quem temos que lidar mais vezes (família, principalmente os avós) mas pronto... com amor... no final... dá sempre tudo certo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Alex, sei que estou só no inicio e que tenho de ignorar. Para já é o que tenho feito, mas acredito que em certas alturas seja difícil! Muito obrigada pelo conselho. Beijinho. ;)

      Eliminar
  3. A minha filha foi criada ao colo, não me arrependo um minuto. Quem me dera que com 14 anos ela ainda me deixasse dar-lhe colinho. Aproveita mas é...Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Sweet, quase de certeza que o Gonçalo também não quererá colinho com 14 anos... Por isso é que aproveito tanto! Além desta ser a minha opinião e vontade, na maternidade também insistiram muito na importância do colo e do contacto humano, aliás, até está bem explicito no boletim de saúde infantil. Ou seja, não é só um capricho nosso! Bjinho. :)

      Eliminar