sexta-feira, 2 de junho de 2017

PESO PÓS-PARTO

Quase um mês sem uma publicação... que vergonha!!! Mas comecei vários posts, só não tive tempo de termina-los. Vamos ver se este consigo.

O Gonçalo está quase com 2 meses e cada vez mais lindo e fofo!!! Neste momento sinto que os dias passam muito rápido e que ando um pouco ensonada, vai-se lá perceber porquê.

Mas estou a escrever este post para falar do meu peso durante a gravidez e perda de peso pós-parto.

Não foi a minha principal preocupação durante a gravidez, mas seria hipócrita se dissesse que não tive algum cuidado. Tenho visto a dificuldade que muitas amigas minhas têm sentido em perder peso depois de serem mães e como isso as leva muitas vezes a baixo. A autoestima é muito importante, e nesta fase de grande mudança e de hormonas completamente alteradas, não me venham dizer que é uma assunto secundário.

Primeiro que tudo, quando engravidei estava 2 quilos acima do meu peso habitual, mas nada que me incomodasse. Durante a gravidez houve muitas recomendações por parte da minha obstetra, para não engordar mais de 13 quilos. Para ter cuidado com a alimentação, para fazer algum exercício, pois o peso a mais poderia ser prejudicial a vários níveis, e depois do bebé nascer a recuperação seria mais difícil. Para não falar do parto, já que o Gonçalo parecia ser grandinho e se fosse gordinho, seria um parto muito mais difícil.

Entre alguns descuidos, e meses a engordar um pouco mais que outros, aumentei 12 quilos. O Gonçalo nasceu às 38 semanas, portanto acredito que chegasse aos 13 caso nascesse às 40.

Portanto, quando engravidei tinha 71 e neste momento tenho 73,3, o que me parece bom. E o que tenho feito? A parte boa é essa, não tenho feito nada que não fizesse já parte das minhas rotinas.

Continuo a evitar doces, com muito custo, fritos, charcutaria, manteiga...

Tenho comido muito peixinho grelhado e cozido, muitos legumes, sopa, fruta... agora é a melhor altura da fruta!!!

Bebo imensa água, não só porque ajuda na produção de leite, mas porque realmente tenho muita sede. Amamentar também tem essa vantagem, gasta-nos muita energia o que contribui para a perda de peso.

Hidrato a pele todos os dias, e já vos disse muitas vezes como acho isso importante na manutenção do peso e no nosso aspeto geral.

A única coisa que não tenho feito como gostaria, é mesmo a prática de exercício. Dou uma ou outra caminhada, cuido da casa e do bebé, e também voltei ao trabalho (em part-time), portanto sobra-me pouco tempo.

Para já não vou preocupar-me muito, pois o tempo não estica e, verdade seja dita, a energia também não ajuda. Prefiro aproveitar o meu príncipe nos tempos livres! Além de que o trabalho também está a terminar, vêm as férias e aí terei mais tempo.

O meu objetivo é voltar à pratica de yoga mais rotineira, pois sei que me trará muitos benefícios a vários níveis.

Na questão do aspeto físico, a altura em que me senti melhor foi mesmo durante o período em que pratiquei yoga diariamente, às vezes duas vezes. O meu objetivo é tonificar o corpo, ter flexibilidade, força e equilíbrio, portanto o peso acaba por ser secundário. Posso pesar 68 quilos e não estar feliz com o meu aspeto.

Confesso que o meu rabiosque não está nada, mas nada do meu agrado... a barriga até tolero, porque passou 9 meses a crescer, tem desculpa e não esta nada mal dadas as circunstâncias, o rabo perdeu massa muscular... e pronto, já teve melhores dias.

Agora digam-me meninas, gostariam de ficar a par desta minha nova fase e daquilo que vou fazendo, ou nem vale a pena falar deste assunto?!





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário