Há umas semanas andei um pouco desconfortável. Muito inchada, chegava à noite parecia um balão. Sentia-me mais ou menos como nos anúncios do iogurte ativia, estão a ver? E depois de dar um pouco de atenção ao assunto, verifiquei que a minha alimentação tem andado um pouco desiquilibrada.
Muitos dias não lanchava, ou lanchava umas quantas bolachas, bebia pouquíssima água, comia pouca fruta, poucos legumes e muito pão.
Andava também a variar pouco nas refeições, a comer mais carne que peixe, a comer muita proteína... tudo junto o resultado tinha de ser no mínimo o desconforto.
Resolvi então voltar a hábitos antigos, que fui perdendo na correria do dia-a-dia, na gravidez, na maternidade...
• Comecei por beber mais água. Ter sempre água comigo para bebericar ao longo do dia e beber logo de manhã em jejum, é uma grande ajuda.
• Voltei a beber chá verde. Deixei de bebe-lo depois de ter sofrido o aborto pois li que este chá em excesso pode provocar aborto. Não sei se é verdade ou não, nem nunca associei o meu caso ao chá, pois também não o consumia na altura da gravidez. Mas preferi ficar distante dele até voltar a engravidar, depois até o bebé nascer, depois até deixar de amamentar... até que me esqueci dele e dos seus benefícios. Agora bebo de vez em quando, pois também gosto de beber outros chás (camomila, tília, lúcia-lima, limão). O objetivo é voltar a ingerir líquidos numa quantidade saudável.
• Tenho pesquisado receitas simples, saborosas e saudáveis, para poder variar mais os nossos menus. A inspiração anda fraca, confesso!
• Comprei frutas e legumes, para se fazer uma alimentação rica em fruta e legumes há que tê-los em casa, e voltei aos batidos verdes (verde não significa detox). Por enquanto fiz poucos, mas é melhor que nada. Também quero fazer para o Gonçalo, mas tenho de tirar dúvidas com a pediatra sobre os legumes crus.
• Fiz gelatina de iogurte, que é algo que me faz matar o desejo por docinhos, mas que é saudável, fácil e barato.
• Tenho feito alguns exercícios localizados e posso dizer que voltei a sentir os abdominais.
• Comecei a pesquisar ginásios e estúdios de yoga e pilates para voltar a praticar de forma regular.
• Organizei a minha roupa de desporto e os meus ténis e, assim que a chuva der tréguas, quero dar umas caminhadas com o meu baby. Hoje, que esteve um belo dia, demos uma caminhada e cheguei a casa com uma cor rosadinha tão bonita!
• Comecei a tomar um suplemento vitamínico para mulheres, pois sentia-me muita cansada e achei que precisava de um empurrão. Não sei se é psicológico mas sinto-me melhor.
• Tenho evitado consumir tantos doces, fritos e pão. Andava a exagerar em todos!
Só com estas alterações já noto diferenças, pelo menos não me tenho sentido tão inchada e desconfortável. Sinto muita falta do exercício físico regular, há muitas postura de yoga que já não consigo fazer e isso deixa-me triste e com a sensação que estou perra! É incrível como o corpo se habitua aos estímulos que lhe damos, sejam bons ou maus!
O importante é fazermos alguma coisa quando nos sentimos menos bem. Às vezes nem é preciso muito e basta começar-se por uma pequena mudança, que tudo começa a fluir!
Sem comentários:
Enviar um comentário