segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ORGANIZAÇÃO DA CASA - PARA UM SETEMBRO ORGANIZADO


Aproximamo-nos a passos largos de setembro. E setembro é um mês de recomeços. Para quem tem filhos em idade escolar, ou trabalha com o ano escolar, ou regressa ao trabalho depois das férias, setembro torna-se sem duvida o novo janeiro.

É uma altura que gosto muito e vejo-a exatamente como um recomeço. Por isso gosto de iniciar este novo ciclo com tudo organizado. A organização torna a vida mais fácil. Perdemos menos tempo a procurar objetos, perdemos menos tempo a limpar, poupamos dinheiro... enfim, ganhamos anos de vida com a
organização.

O problema muitas vezes é começar. É normal confundirmos arrumação com organização. Um espaço arrumado é um espaço limpo, onde não vemos objetos espalhados, tudo parece perfeito. Mas um espaço organizado, é um espaço onde tudo tem um lugar, onde as pessoas guardam cada coisa no seu espaço, onde objetos da mesma família encontram-se juntos, onde não está tralha em cima de tralha escondida em caixas e caixinhas. Um espaço organizado é muito mais fácil de arrumar.

Para mim, organizar é um processo para a vida. Não acho possível organizar-se uma vez e nunca mais se pensar no assunto. Portanto vejo-me muitas vezes a organizar, ou melhor, a reorganizar a minha casa.

Por onde vou começar para entrar em setembro com tudo organizado?

Bem, tenho dois calcanhares de Aquiles. A roupa e a cozinha. São duas "coisas" que precisam de ser reorganizadas com muita frequência e que ao mínimo descuido ficam caóticas. Portanto começo sempre por uma ou por outra.

1 - COMEÇO PELO QUE MAIS ME INCOMODA - E neste momento é precisamente a cozinha. Preciso de dar uma boa limpeza no interior dos armários, organizar as coisas de outra forma, mudar algumas coisas de lugar e desfazer-me de outras. Também gostava de pintar a cozinha nesta semana, vamos ver o que consigo fazer.

2 - DESFAÇO-ME DO QUE NÃO USO - Sabem aquelas coisas que não usamos, não gostamos, não tencionamos usar e estão ali sempre a olhar para nós? Essas coisas podem ser descartadas. Depois há outras que estão mais disfarçadas, guardadas, etc. Essas também devem ir, mas para já podem esperar.

3 - FAÇO ESQUEMAS E LISTAS - Depois de organizar e limpar a cozinha, lá vou para a roupa. E aqui gosto de fazer esquemas dos armários que temos. Listo toda a roupa que quero reorganizar, cama, desporto, caça, etc, etc. E depois faço esquemas, numa gaveta fica x, noutra y e por aí. Assim não perco tanto tempo a pensar como vou arrumar tudo.

4 - ORGANIZO CONSOANTE O TEMPO DISPONÍVEL - Nesta semana vou ter 2 dias livres que quero aproveitar para estas limpezas e organizações, o que não é assim tanto tempo. Portanto tenho de priorizar e o que não conseguir fazer agora, vou fazendo aos poucos conforme a disponibilidade. Regra geral à noite, quando o Gonçalo já dorme, vou fazendo qualquer coisa. Ontem por exemplo destralhei os meus produtos de beleza e a maquilhagem. Fiquei só com o que uso e que está dentro do seu tempo útil de vida. Depois foi só arrumar. Não demorei 30 minutos e ficou tudo muito melhor.
Hoje aproveitei para separar a roupa que o Gonçalo já não usa, ganhei mais espaço, arrumei melhor outras peças de roupa e vi o que tem que lhe serve para o outono, para não comprar coisas desnecessárias na nova estação.

Há mais trabalho pela frente para o meu setembro começar em grande, mas isso fica para outro post, pode ser? 😊
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário