Há muito que organizo as nossas finanças de forma metódica. Comecei a faze-lo com mais atenção precisamente numa altura mais difícil, em que fiquei sem trabalho e com poucos rendimentos.
Este hábito tem-nos poupado muitos dissabores e apesar de não termos a estabilidade financeira que gostaríamos (quase ninguém tem, certo?), temos a estabilidade suficiente para não andar com a corda na garganta.
Como sabem trabalho por conta própria. Apesar de todas as vantagens que isso acarreta, a minha liberdade laboral não me dá subsídios de alimentação, férias ou Natal. E ainda tenho 3 meses do ano em que o trabalho reduz significativamente, o que provoca também uma redução nos ganhos. Se não trabalho, não ganho.
Independentemente de ganhar ou não, temos despesas como toda a gente. E somos pessoas que gostam de cumprir com os seus compromissos atempadamente, portanto é mesmo necessária muita organização e uma boa gestão financeira.
O orçamento anual ajuda-nos a ter noção de todo o dinheiro que gastamos, de todas as despesas que se repetem todos os anos. E ajuda-nos também a ter controlo, ou seja, não temos meses de gastar à grande e à francesa e outros de andarmos a contar os tostões. Mais ou menos, as coisas vão sendo sempre iguais, estão a ver?
Para que as coisas corram bem nos meses de pouco trabalho, tenho de colocar de parte o valor das despesas fixas. Assim, calculo esse valor e divido-o por 9 meses (os meses de trabalho regular). Durante esses 9 meses vou colocando de parte o correspondente a esse valor, para que chegados os meses de menos rendimentos tenha garantias de conseguir fazer face às despesas.
Para além destas despesas mensais, existem outras. Por exemplo com os automóveis. Temos 2 automóveis, são 2 seguros, 2 inspeções, 2 impostos de circulação, e 2 manutenções (pelo menos). Os dois carros são do mesmo mês, então se pensássemos nestas despesas só neste mês, seria um caos. Primeiro deixámos de pagar os seguros anualmente. Apesar de ficarem ligeiramente mais caros, mensalmente fica mais fácil. Todos os meses as seguradoras debitam os valores correspondentes e ninguém se chateia. Depois as outras despesas também são parceladas e colocadas de parte para que na altura devida seja tudo pago sem angústias.
É claro que é um esforço que fazemos. Não somos pessoas de jantar fora muitas vezes, não saimos muito, não compramos muito, não damos muitos presentes, enfim, temos uma vidinha chata... 😆 Mas é uma chatice que nos deixa dormir descansados, que nos permite fazer umas feriazinhas todos os anos, que nos permite tranquilidade e que mesmo que tenhamos um
imprevisto conseguimos fazer-lhe frente sem depender de terceiros.
Também acontece sermos criticados. Sim, porque como não explicamos o porquê das nossas decisões, temos amigos que nos acham forretas ou coisas do género. Mas não nos importamos. Cada um sabe da sua vida (ou não).
Depois temos o orçamento mensal, e claro que estão ligados. Nem sei qual faço primeiro, mas um não vive sem o outro.
Estes orçamentos são feitos na minha agenda de papel, à moda antiga. Gosto assim, corre bem, por isso não me preocupo em mudar. Mas existem aplicações e aplicações para este efeito, portanto só não se organiza quem não quer.
E vocês, gostam de organizar as vossas finanças? Como o fazem, querem partilhar?
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