quinta-feira, 2 de agosto de 2018

VALORIZA O TEU TRABALHO

Há uns dias estive com a mãe de uma amiga que me perguntou, em jeito de afirmação, se eu não trabalhava. Quando respondi que sim, que dou explicações, vi um olhar de pena e seguiu-se a afirmação "pois, sempre vais ganhando qualquer coisinha, não é?".

Já ouvi esta pergunta/afirmação vezes sem conta. É algo que me irrita um pouco, o "vais ganhando qualquer coisinha", como se eu não tivesse valor para ganhar um ordenado digno de um bom profissional.

O facto de trabalhar em casa também é mal visto, pois as pessoas ainda acham que trabalhar em casa é sinónimo de trabalhar pouco, de ganhar mal, de fugir aos descontos e responsabilidades sociais. É algo que tenho feito questão de mostrar não ser assim.

Depois do comentário da mãe da minha amiga eu respondi que não vou ganhando qualquer coisinha, que ganho um ordenado como outra pessoa, pois também trabalho e faço descontos como outra pessoa.

Eu sou arquiteta. Formei-me há 12 anos. Trabalhei para outros arquitetos, tive a minha empresa, trabalhei como freelancer e fartei-me de tanto trabalho pouco reconhecido, mal pago e pago a más horas... Os meus últimos patrões, onde deixei de trabalhar em 2010, ainda me devem 1500€. Claro que já desisti de recebe-los. Chateei-me ao ponto de decidir deixar de exercer. Ainda exerço. Pouco, muito pouco. Mas é a um nível muito baixo, tanto que já nem me considero arquiteta.

Se eu disser que sou arquiteta, as pessoas olham-me de uma forma. Se disser que sou explicadora, olham-me de outra. É "bonito" ser-se arquiteto, mas na altura do vamos ver, do pagar, do contratar um arquiteto para fazer um projeto/obra como deve ser, ninguém quer pagar o devido. Ou ainda dizem: "Pagar a um arquiteto para quê, se eu também sei fazer?". Afinal de contas, todos nós somos arquitetos, médicos e treinadores de futebol...

As pessoas gostam de desvalorizar o trabalho dos outros, mas muitas vezes isso acontece porque nós permitimos. Eu não tenho vergonha de ser mais explicadora e menos arquiteta. A partir do momento que me levanto da cama com vontade de trabalhar, significa que estou no caminho certo. Não o faço porque não tenho mais nada ou para ganhar qualquer coisinha. Faço-o porque vejo bons resultados e porque reconheço o meu valor.

Acho importante reconhecermos o nosso valor como profissionais, seja qual for a área. Todos somos bons a fazer alguma coisa e há sempre alguém melhor, ou alguém pior que nós. Mas devemos valorizar aquilo que fazemos, tentando sempre evoluir e melhorar.

O sucesso não pode ser visto apenas pelo dinheiro. Uma boa carreira profissional não é só aquela em que a pessoa entra cedo e sai tarde do trabalho, aquela que tem sempre muito para fazer em pouco tempo, aquela que tem superiores e subalternos...

Há muita coisa para se fazer neste mundo. E há gente feliz e realizada a dar explicações! 😆


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário