segunda-feira, 30 de julho de 2018

COSMÉTICOS QUE DEIXEI DE USAR, OU QUE USO POUCO

Se me acompanham desde os inícios do blog, deverão lembrar-se de dizer milhentas vezes o quão era "viciada" em cosméticos. Em tempos até dizia que se fosse rica, gastaria muito dinheiro em produtos de beleza.

Não sei o que aconteceu entretanto, mas curei-me desse "vício", reduzi muito os produtos de beleza, comecei a gastar menos dinheiro e a ponderar muito bem se valia mesmo a pena o investimento.

Eu era aquela pessoa que via um catálogo (e eu vendo produtos da yves rocher) ou uma boa promoção e comprava, mesmo que na altura não estivesse a precisar. Outros tempos...

Vejamos o que deixei de usar:

• Desmaquilhante - desde que comecei a usar óleo de côco nunca mais quis outra coisa. É muito barato, tendo em conta que rende bastaaaannnte, limpa muito bem, é super rápido a desmaquilhar, não me arde nos olhos ou na pele e não me deixa a pele seca ou oleosa. Só vantagens!

• Esfoliante - Das duas uma, ou uso a escova com gel de limpeza e aqui é logo feita uma pequena esfoliação ou, na desmaquilhagem com o óleo de côco, dissolvo tudo só com óleo e depois limpo com uma toalha turca húmida, que também esfolia levemente a pele. Muito raramente quando me apetece mesmo esfoliar, uso um pouco de açúcar com o gel de limpeza.

No corpo, gosto muito de usar açúcar com creme hidratante (de preferência gordo) ou óleo de amêndoas doces. E de certeza que funciona também com óleo de côco, mas ainda não experimentei.

• Creme de dia e creme de noite - Não que ache desnecessário, mas neste momento prefiro simplificar. De manhã uso só protetor solar e à noite uso o Redermic R da La Roche Posay (este não convém ser usado de dia). No entanto tive uma fase de usar tanto de manhã como à noite Bio Oil, e gostei muito. Só deixei de usar agora, lá está, por não sentir necessidade de ter mais um produto.

• Creme de olhos - Usei muitos, durante muitos anos, tanto baratos como caros, tanto de farmácia, como de perfumaria e supermercado e cheguei à seguinte conclusão: pouco ou nada fazem. Percebi que estava, literalmente, a jogar dinheiro fora. O que uso? Protetor solar (existem próprios para esta zona, mas o que uso dá para rosto e olhos), durante o tempo que usei Bio Oil, usava também nesta zona, uso o Redermic R e não tenho tido problema e, muitas vezes, uso óleo de côco. As minhas olheiras irão acompanhar-me até ao fim dos meus dias, já me mentalizei, e acredito que hidratar esta zona será suficiente para a manter minimamente bonita. Deixei de acreditar em milagres, pelo menos neste campo.

• Cremes anticelulite - Há muitos anos que não uso, mais uma vez, por ver poucos resultados, ou quase nenhuns. E tendo em conta os valores... ui. A celulite está muito relacionada com o estilo de vida e de nada vale a pessoa usar um produto para este fim e depois comer muito açúcar e fritos, mexer-se pouco, fumar, consumir álcool, etc. Apesar de não ser fumadora, e nunca fui, e de no maximo beber um copo de vinho num jantar especial, também não tinha alguns cuidados essenciais. Mudar um pouco o estilo de vida, ajudou bastante na diminuição da celulite. Acho que é mais importante usar um hidratante diariamente, do que usar um anticelulite uns meses por ano.

• Primer - Não usei muito, mas tive dois, de duas marcas diferentes e com propósitos diferentes. Não gostei de nenhum, acabei por joga-los fora ainda com produto e mais uma vez, desperdicei dinheiro. Acho que se a pele estiver hidratada e cuidada, aguenta melhor a maquilhagem e, se a base for adequada ao tipo de pele, aguenta-se melhor ao longo do dia.

 Ainda há coisas que gostava de deixar de usar. Acredito que vá diminuindo o uso de hidratante corporal e comece a usar óleo de côco, pois já o uso de vez em quando e gosto muito do resultado. Também gostava de experimentar outras alternativas ao champô e ao condicionador... lá chegarei.

Ao olhar para trás vejo que tenho mudado muita coisa. Agrada-me muito este novo caminho!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário