Estamos assim na altura de fazer avaliações ao ano de 2018 e planos para o ano de 2019. Ainda não pensei a sério nas minhas resoluções, acho que serão muito idênticas às deste ano e de todos os outros. Na verdade está sempre tudo relacionado. Mas há coisas que gostava mesmo que acontecessem, não só por mim, mas por todos não.
MAIS EMPATIA - Empatia é a capacidade de conseguirmos colocar-nos no lugar dos outros. Ultimamente tenho sentido que poucas pessoas são empáticas. Desde que fui mãe noto ainda mais. Senti várias vezes o olhar reprovador, e sinto, a crítica, a falta de compreensão das outras pessoas. No geral não me deixo afetar, mas quando a falta de empatia vem de pessoas próximas, que já estiveram na mesma situação que eu, fico chocada e muito triste. Acho que andamos todos muito stressados, muito focados no nosso umbigo... As pessoas ofendem-se no trânsito, na fila do supermercado, tudo as irrita e raramente conseguem colocar-se no lugar da outra pessoa e pensar que se fosse ao contrário também gostavam de mais compreensão e empatia.
MAIS GRATIDÃO - Está um pouco relacionado com o ponto atrás, pois quando uma pessoa não sabe colocar-se no lugar do outro, também não sabe agradecer. Ser grato pela disponibilidade, pela amizade, pela palavra de conforto, pelo ombro amigo, pelo apoio, pelo convite... Tanta coisa que devemos agradecer e fica esquecido!
PREÇOS MAIS BAIXOS- Acho que somos um país pobre com a mania que é rico. Temos dos ordenados mais baixos da Europa, mas temos preços exorbitantes. As casas estão caras, os alimentos estão caros, os transportes, a saúde... Tudo o que é essencial é caro!
MENOS MANIA DA GRANDEZA - Apesar de ganharmos, no geral claro, pouco, há muito a mania da grandeza. As pessoas compram telemóveis de 700€ (ou mais) sem piscar os olhos, cantam aos 7 ventos que gastaram uma pipa de massa nuns óculos de realidade virtual, mas depois queixam-se do preço da roupa que compram para os filhos, ou do preço da consulta do pediatra... Confesso que me faz uma certa confusão, pronto...
Para além disto, que não sei porquê são coisas que me têm incomodado nos últimos tempos, quero equilíbrio na minha vida.
Desejo que tudo evolua bem, que tenhamos todos muita saúde e que exista sempre equilíbrio!
Que venha 2019!