segunda-feira, 10 de junho de 2019

YOGA - FEITO É MELHOR QUE PERFEITO NÃO FEITO

Desde que engravidei que não consegui voltar a ter uma rotina de Yoga consistente. Já tive alturas de conseguir praticar alguma coisa, parar, voltar, mas aquela prática diária, ou quase, não voltei a ter.

Há uns dia tomei uma decisão. Como noutras tantas coisas da vida, também aqui acho que é melhor fazer alguma coisa do que nada. Também aqui é melhor o feito do que o perfeito não feito. Então resolvi voltar à minha prática diária.

Comecei na segunda. E nesse mesmo dia decidi que ia fazer todos os dias, logo de manhã, pelo menos 2 saudações ao sol. Não é muito, mas é o suficiente para despertar o corpo, para alongar um pouco, para respirar melhor e para trabalhar a atenção plena.

Na segunda passada fiz 6 saudações ao Sol. Logo no início, quando me dobrei para tocar no chão, não consegui. Senti as costas pouco flexíveis... Pensei: "Ups, estou mesmo a precisar disto..."

No dia seguinte acordei com dores musculares, parecia que tinha feito uma aula e tanto. Já fiz mais algumas posturas pelo meio e mais uma vez verifiquei a minha dificuldade em fazer coisas que antes me eram tão fáceis.

Tenho praticado um pouco todos os dias. Nuns dias faço uma prática mais rápida sem estar muito tempo na mesma postura, noutras faço tudo com mais calma. O que interessa é fazer todos os dias.

Sabe-me bem e sei que com este pouco diariamente virá o hábito de fazer sempre. Com o tempo virá o tempo para fazer uma prática maior, com direito a meditação no início e no final, com direito a um relaxamento a sério no final.

Para já o objectivo é este: fazer todos os dias um bocadinho.

Há dias que faço de pijama, outros de roupa interior. Não me preocupo em colocar o tapete de yoga, faço mesmo no tapete da sala. E o facto de não me preocupar com o equipamento ou com o tapete e atmosfera geral, ajuda-me a não desistir, ou a não deixar para mais tarde.

E assim vai. O feito é sempre melhor que o perfeito não feito, até no yoga!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário