domingo, 16 de junho de 2019

É PRECISO MUITO DINHEIRO PARA CUIDAR DA PELE?

Acho que não! Já achei que sim, já comprei muitos produtos caros, mas resolvi dedicar-me mais um pouco aos produtos caseiros e posso afirmar, com convicção, que não precisamos gastar muito dinheiro para cuidar da pele.

Trago-vos 3 produtos, completamente caseiros, super fáceis de fazer, super económicos, ecológicos, não testados em animais e com pouca produção de lixo... Não foram inventados por mim, e possivelmente já os viram por aí várias vezes na internet.



Mas vamos lá.

O primeiro, já vos falei dele. Água de arroz. Dizem que é um ótimo tónico, que clareia a pele, limpa, tonifica, etc. É muito simples de fazer. Basta-nos ter arroz branco e água. Coloca-se meia chávena de chá com arroz e cobre-se com água. Já li que bastava repousar 40 minutos, mas prefiro deixar no frigorífico durante a noite. Fiz várias experiências para chegar a esta conclusão. Depois coa-se o arroz e aproveita-se a maravilhosa água. Já usei vaporizadores para armazenar a água, mas agora coloquei num frasco de vidro e parece-me que dura mais. Guardo no frigorífico durante uma semana, no máximo, e uso de manhã e à noite como tónico.

Depois vamos aproveitar o arrozito. Nada se estraga, certo? Vamos aproveitar este arroz para fazer farinha de arroz. Convém secar um pouco o arroz e depois basta coloca-lo num processador, liquidificafor, picadora, bimby... o que tiverem que "pique" o arroz. Eu uso uma picadora e resulta muito bem. Se por acaso o arroz estiver muito húmido, a farinha vai ficar granulada, mas pode ser usada. De qualquer forma se ficar mais em pó, é mais agradável. Seguidamente basta colocar-se num frasco de vidro e guardar no frigorífico. Não sei bem qual é a durabilidade, mas se não fizerem muita de cada vez e usarem, nem precisam de se preocupar com isso, pois num instante se gasta.
E esta farinha serve para quê? Serve para fazer uma máscara simplesmente divinal.
Os ingredientes da máscara são:
• 2 colheres de café de farinha,
• 1 colher de café de leite,
• 1 colher de café de mel.
Misturam-se todos os ingredientes e aplica-se a máscara na pele bem limpa. Deixa-se repousar durante 20 minutos, ou o tempo da máscara secar, e retira-se com água.
Também podem fazer sem o mel, mas confesso que prefiro com os 3 ingredientes. Caso a consistência esteja muito líquida é só acrescentar farinha de arroz.
As vantagens desta máscara são muitas e pelo que vi qualquer pessoa pode usar. Mas eu experimentei por causa das manchas. De qualquer forma é uma máscara tonificante, clareadora, refirmante, anti-idade e anti-acne. Da minha parte, posso afirmar que a pele fica linda depois deste tratamento. E nota-se realmente um leve clareamento.
Além de máscara de rosto, pode ser usada em qualquer parte do corpo, nomeadamente naquelas zonas que escurecem por causa da depilação, como axilas e virilhas. Pode ainda ser usada como esfoliante, apenas devem evitar a esfoliação nas zonas com melasma, ao que parece pode piorar.
Este tratamento pode ser feito duas vezes por semana. Eu só tenho feito uma vez, mas já posso dizer que estou rendida.

Por último venho falar-vos do desodorizante que tem salvado os meus dias.
Desde que fui mãe que tenho tido alguma dificuldade com desodorizantes. Há dias que cheiro mal, pronto. Não há forma bonita de dizer isto. Parece que não tomo banho há dias. Claro que isto é desconfortável, e depois ter usado vários produtos, de ter usado bicarbonato de sódio, de ter usado óleo de coco, lá resolvi fazer o tão famoso desodorizante de óleo de coco e bicarbonato de sódio. E minha gente, resuuuulllta muito bem. Tem sido a minha salvação. A receita é muito simples:
• Num frasquinho coloca-se a mesma quantidade de óleo e bicarbonato, mistura-se e já está. Podem acrescentar algumas gotas de óleo essencial, se preferirem algo cheiroso. Eu uso simples e gosto assim, cheira apenas a côco.
Por enquanto ainda não guardo no frigorífico, mas no verão é bom fazê-lo, para manter o desodorizante sólido.

Neste momento tenho uma rotina de pele muito simples e económica. De manhã lavo o rosto no banho com uma esponja konjac da Yves Rocher. Não é necessário usar nenhum produto de limpeza, embora também se possa usar, e se a esponja for bem cuidada dura pelo menos 3 meses.

A seguir vaporizo o rosto com água. Até aqui usava água termal, mas comprei uma água tonificante no Jumbo, da marca Cosmia, que também estou a gostar muito e é muito mais barata que a água termal. Ajuda a refrescar e gosto de reaplicar durante o dia.

Como hidratante uso protetor solar. De momento uso um da Garnier, mas desde que tenha fator 50 e não me deixe a pele oleosa e pesada, qualquer um serve. Neste momento (há uns anos, na verdade) há uma grande controvérsia em relação aos protetores solares, por terem demasiados químicos e, segundo algumas pessoas, ter influência nas manchas de rosto que tanta gente se queixa. Confesso que ainda sou muito cautelosa em relação a este assunto, e de momento, prefiro os malefícios do protetor solar, do que os malefícios do sol. De qualquer forma há produtos mais ecológicos que outros, e pretendo repensar as minhas escolhas. Para já tenho este e vou usá-lo até ao fim.

À noite, caso tenha usado maquilhagem, desmaquilho-me com óleo de côco. Retiro com uma tolha turca húmida e a seguir lavo bem o rosto com um sabonete de argila. Caso não tenha usado maquilhagem, salto a etapa do óleo. Depois de lavar, passo o tónico de arroz e a seguir hidrato com óleo de côco.

E é esta a minha rotina diária. Uma vez por semana faço a máscara e já está.

Simples e eficaz!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário