terça-feira, 6 de agosto de 2019

REPENSAR HÁBITOS DE CONSUMO

Os meus hábitos de consumo têm mudado muito ao longo dos últimos 10 anos. É engraçado fazer esta reflexão e perceber como as coisas vão mudando ao longo da vida, umas vezes por imposição da própria vida, outras vezes por decisões pensadas e ponderadas.

Há uns anos escrevi um post sobre algumas dificuldades que eu e o meu marido passámos no inicio do nosso casamento. Dificuldades económicas. Podem ler o post AQUI. Nesta altura fomos obrigados a rever muitos dos nossos hábitos de consumo e eu levei o papel de gestora financeira muito a sério.

Todas as compras, desde o mais essencial ao mais supérfluo, começaram a ser muito ponderadas e com o decorrer dos anos, estas opções deixaram de ser feitas não só por questões financeiras e passaram a outro nível. O nível de querer ter uma vida mais simples e com menos coisas.

Pessoalmente, nunca me considerei muito consumista, mas gostava de comprar. E comprava sem pensar se precisava realmente das coisas. Comprava porque era giro, porque era barato, porque um dia podia vir a precisar, para fazer pendant com outra coisa qualquer... ou seja, comparado com hoje, eu era consumista. Com as imposições financeiras fui obrigada a deixar de comprar. Tive alturas difíceis, de sentir que era uma grande privação, mas com o tempo fui aprendendo a ver as coisas de outra perspetiva. Comecei a perceber que não preciso de ter vários pares de jeans, várias malas, várias coisas para o mesmo objetivo. Isso foi desde roupa, acessórios, vernizes, cremes, perfumes, calçado, revistas, decoração, eletrodomésticos, detergentes... e por aí.

E se no inicio foi difícil, hoje em dia o difícil é comprar. Tornei-me muito mais consciente e não compro nada por impulso. Tudo é ponderado. Claro que também cometo erros, e de vez em quando (muito raramente) lá compro alguma coisa de que me arrependo. De qualquer forma, agora vejo muitas vantagens em ter um consumo consciente, pois não gasto dinheiro desnecessariamente, não acumulo coisas que não uso, consigo usar melhor o que tenho, valorizo mais o que tenho, ocupo menos tempo a cuidar do que temos, tenho mais facilidade em organizar, enfim... as vantagens são imensas.

Estas opções têm-me levado a repensar também outras questões, nomeadamente as ecológicas. A ideia de que tudo é descartável, de que podemos jogar fora (sendo que não há nenhum fora, só temos este planeta),  levou-nos a um patamar preocupante. E se antes estas coisas não me tiravam o sono, desde que fui mãe, comecei a ver tudo com outros olhos.

Há tempos li uma notícia de que temos apenas 12 anos para reverter a situação ecológica em que vivemos. Se continuarmos com os mesmos hábitos, daqui a 12 anos, o mundo como o conhecemos, começará a mudar de forma irreversível (se é que não está já...). Quando li isto a primeira coisa que pensei foi que daqui a 12 anos o meu filho tem 14... E pensar que não podemos fazer nada, que ninguém faz, que os governos é que têm de arranjar soluções, é estar a enfiar a cabeça na areia. Podemos e devemos fazer. Devemos fazer o que nos compete, o que nos é possível, por pouco que seja, por insignificante que pareça. E começa por isto mesmo, por repensar nos hábitos de consumo, por perceber que aquela blusinha de 5€ que não nos faz falta nenhuma, gastou litros e litros de água para ser feita, por exemplo.

Este pensamento tem sido também uma premissa na forma como educo o Gonçalo. Não lhe compro demasiadas coisas, nem roupa nem brinquedos.  Tem o que precisa! E também não aceito que outras pessoas dêem, não aceito todos os brinquedos dos filhos dos amigos, ou roupa.

Estou a preparar alguns posts sobre este tema, pois num único post fica difícil falar de tudo. A ideia é partilhar convosco as mudanças que tenho feito a vários níveis em termos de consumo. Algumas opções refletem-se na pegada ecológica, outras nem tanto. De qualquer forma, são sempre opções económicas.

Os posts serão os seguintes:

- Consumo consciente - Gestão doméstica
- Consumo consciente - Higiene e Beleza
- Consumo consciente - Moda
- Consumo consciente - Baby Boy

Cada tema poderá até ter um subtema... veremos.

Parece-vos bem? Se tiverem sugestões, estejam à vontade!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Parece me lindamente! Vou aguardar esses posts ansiosamente😍 beijinhos
    Celine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero estar à altura das expectativas, Celine! 😊 Beijinhos

      Eliminar
    2. Sempre, sou leitora assídua e nunca me desiludes! Beijinhos e bom fim de semana
      Celine

      Eliminar
    3. Oh, que bom! Fico feliz por saber! Muito obrigada pelo carinho! Beijinhos grandes e bom fim-de-semana!

      Eliminar