sábado, 14 de março de 2020

A TÃO INDESEJADA QUARENTENA

Regra geral sou uma pessoa descontraída mas responsável. Desde que começaram a surgir os primeiros casos de corona vírus na China, que achei sempre que a situação merecia atenção e cuidado. Mas confesso que não achei que chegássemos a este ponto, talvez por ingenuidade ou por excesso de otimismo.

Quando se falou no fecho das escolas duas semanas antes das férias da Páscoa é que comecei a pensar que talvez a quarentena tivesse mesmo de acontecer e que quanto mais cedo melhor.

Fiquei um pouco sem saber o que fazer a nível de trabalho (Para quem não sabe, sou arquiteta mas não exerço de momento. Há seis anos que me dedico a tempo inteiro a dar explicações, atividade que exerço desde o final do curso de arquitetura.) Ora bem, se as escolas iam fechar, para mim fazia todo o sentido fechar também. Se é quarentena, que seja feita o melhor possível.

Falei sobre o assunto com alguns dos explicandos e é incrível como os miúdos estão conscientes dos perigos desta pandemia e têm responsabilidade.

Assim que se noticiou que de facto as escolas seriam encerradas a partir de segunda, eu decidi logo fechar as portas e na sexta já não haver explicação para ninguém. Pasmem-se, mas houve uma mãe (felizmente foi só uma) que se mostrou preocupada com o facto de ter pago a mensalidade inteira e não haver explicação durante duas semanas, e pareceu desagradada com o facto da filha não ter escola nem explicação durante 2 semanas. OMG!

E assim iniciamos a nossa quarentena. Os avós foram avisados que dificilmente nos verão nos próximos 15 dias e a acontecer, não haverá nem abraços nem beijinhos. É difícil, custa muito, mas é muito melhor faze-lo por prevenção do que por estar infetado. São 2 semanas, se Deus quiser, há famílias que estão anos sem se ver, e aguentam, portanto nós também aguentamos.

Acredito que, um dia ou outro acabemos por ir para os meus pais. Lá temos muito espaço e o Gonçalo pode brincar à vontade. Os vizinhos estão longe, portanto acabamos por estar mais isolados. Mas para já o plano é ficarmos por casa, quintal e pouco mais.

Em termos de mantimentos, não me preveni propriamente para a quarentena. E acredito que o facto de ter as coisas sempre organizadas nesse sentido, agora torne tudo mais fácil.

No final de cada mês faço uma compra grande onde compro coisas que duram o mês inteiro, como: fraldas, guardanapos, papel higiénico, produtos de higiene, produtos de limpeza, vinagre, azeite, óleo, arroz, massa, comida para o gato, areia para o gato...

Vou também ao talho e compro carne que dá praticamente para o mês inteiro. O peixe, legumes, fruta e charcutaria, compro semanalmente e o pão compro diariamente na mercearia ao lado de casa.

Como fiz compras na terça-feira de manhã (ainda as coisas estavam muito tranquilas), temos tudo o que precisamos em casa. Hoje fomos à mercearia aqui ao lado de casa e compramos pão (comprei 2 e congelei um, para o caso de fazer falta), esparguete, arroz (esqueci-me de comprar na compra grande), 2 latas de atum (não comemos muito e ainda tinha em casa), amaciador da roupa (o que tenho dá para 2 ou 3 utilizações) bolachinhas para o Gonçalo e gás (o nosso deve durar só para uma semana). Teremos de comprar legumes e fruta lá para terça-feira, mas pretendo comprar aqui numa das mercearias, se houver, ou num vendedor ambulante que vem aqui à terrinha praticamente todos os dias e traz fruta, legumes e peixe frescos. Não pretendo ir ao supermercado, de todo.

Ontem estive a fazer o inventário de tudo o que temos e o principal acho que está assegurado.  No congelador temos um polvo que vou utilizar para fazer à lagareiro, 2 peixes vermelhos, que vou fazer no forno, uma pequena posta de bacalhau que talvez seja misturada com cogumelos para um bacalhau à Brás com cogumelos, mimos de pescada, e depois há vários peixes pequenos das pescarias do meu marido, que provavelmente serão cozidos e desfiados para fazer qualquer coisa como massa de peixe, ou empadão de peixe. Temos delicias do mar, ervilhas, pimento, uma caixa com frango cozido para uma quiche, ou algo do género, um hamburguer grande, bifes de frango, febras de porco, bifes de vaca, lombo de porco, pernas e asas de frango, carne picada (para esparguete à bolonhesa e chili), almôndegas e costoletas de porco.

Em termos de legumes, temos cenouras, cogumelos, tomates, alface, agrião e espinafres, cebolas, alhos e batatas e um pouco de couve flor. Tinhamos brócolos, mas comemos hoje ao almoço. As sopas estão asseguradas.

Ainda temos feijão branco, feijão vermelho, atum, salsichas, sardinhas em tomate, pão, tostas, aveia em flocos, papa cerelac e um restinho de cereais integrais...

Temos bananas, morangos e maçãs.  Mas podemos apanhar laranjas e tangerinas no pomar do vizinho, se quisermos... e limões.

Por fim no frigorífico temos sopa de agrião que fiz ontem e hoje os homens cá de casa vão comer e, sopa de feijão verde que vou eu comer. Temos queijo, fiambre, chouriços, iogurtes, gelatina de morango, húmus, manteiga, leite de soja, leite de vaca, cerveja, molhos...

Acho que ninguém vai passar fome e que não precisaremos de comprar muita coisa nos próximos dias. O papel higiénico também está assegurado, e não precisei de comprar 3 carrinhos cheios, se faltar temos a mercearia e em último caso vou buscar o stock da explicação. Por acaso as toalhitas do Gonçalo não vão chegar, mas temos água e gel de banho, portanto também não estou preocupada.

A parte mais difícil disto tudo é manter o Gonçalo em casa. Ele gosta muito de correr e temos aproveitado o quintal, mas como é pequeno ele acaba por se aborrecer. Hoje de manhã fomos ao parque ao pé de casa, que está sempre vazio ao fim-de-semana, mas 15 dias com esta rotina será difícil. Ontem uma amiga disse-me para fazer pinturas, plasticina, etc. Obviamente que o fazemos, mas nessas atividades não corre, portanto não chega.

Vou confessar que apesar do problema, e das razões desta quarentena, estou a gostar de estar em casa. Estava a precisar de descansar a cabeça, as últimas semanas foram muito stressantes e poder estar tranquila está a saber-me bem. Aproveitei para organizar roupa, já destralhei imensa coisa, lavei outro tanto e os dias vão passando.

E por aí meninas, como estão as coisas?

P.S. - O Gonçalo, assim que me vê com o tablet vem para escrever. Aqui deixo o seu texto, pode dar-vos jeito as suas dicas! 😑 O nome dele foi escrito com a minha ajuda, claro!
ww2qqwwwwwwwhe   WW^DUHHHHHHYRT1R3RRWR3RE4ERWWWWQ
rvfdddsxxxxzźaaaaaaaáaasssssssawwwwwwqqwwwwwwwwwwßww
oux 😑😍😍😍cfcfffffr444trrreqqqqqqqqqqqwwwwwqqqqqqqqqqqqqaqqqqwwwwwwwéwwqtrrrrttttttttttþttt554544tytbdddďdssaáaaaaaaaáaáaáaaaaaaaaaaaaaaaasaaßassssssßâßsßsßawaswßassassssssßaaaaaaszaaáaaaaaAAzxzzzzzzzx çcvvvvvvvvv bbbbbbbbvvvbnnm ,!,,           

Gonçalo ffffdffffffffffffffsssssaaáawwwww
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário