terça-feira, 3 de março de 2020

ROTINA DE PELE 2020

Desde miúda que cuido da minha pele. Fui "obrigada" a isso por conta dos problemas de acne que tive. No entanto passei por várias fases e vários médicos, o que me fez experimentar vários medicamentos, vários cremes, vários produtos de limpeza.

Foram-me ditas várias coisas ao longo destes anos:
- uma pele oleosa tem de ser bem limpa de manhã e à noite, com produtos que ajudem a seca-la (alguns até faziam a pele escamar...),
- uma pele oleosa não precisa de hidratante, porque já tem muito óleo,
- uma pele oleosa tem de usar protetor solar todos os dias, tal como outro tipo de pele.

Usei todo o tipo de produtos, dos mais caros aos mais baratos e durante tantas fases cheguei à conclusão que para ter a minha pele estável e bonita, dentro do que lhe é possível, preciso ter uma rotina consistente onde a limpeza tem um papel de destaque.

Nestes últimos anos tenho experimentado vários produtos económicos, alguns de marca branca. Durante um ano o meu hidratante de rosto foi o óleo de coco, durante outros tantos meses foi Bio-oil, e tanto com um como com outro a pele manteve-se bem. A limpeza faz toda a diferença e gosto de fazê-la de manhã e à noite, sempre com água.

Neste momento tenho uma rotina para dias e noites normais e para dias e noites preguiçosos.

Limpeza e tonificação 

ROTINA DA MANHÃ - DIA NORMAL

1° Lavo sempre o rosto no banho, com água fria.
2° Tonifico com tónico ou água micelar (de momento é com tónico)
3° Sérum de vitamina C
4° Creme de vitamina C
5° Protetor solar

ROTINA DA MANHÃ - DIA PREGUIÇOSO

Substituo os passos 3 e 4 por Bio-Oil. É mais rápido, hidrata muito bem e facilita a rotina. Os 1°, 2° e 5° passos mantêm-se.

Hidratação e proteção 

ROTINA DA NOITE - NOITE NORMAL

(Se tiver usado maquilhagem)
1° Desmaquilho com óleo de coco e uma toalha turca húmida.

(Se não tiver maquilhagem começo neste ponto)
2° Lavo o rosto com sabonete de argila, regra geral com ajuda de uma escova. Duas a três vezes por semana, uso um gel esfoliante pois tenho notado a pele "grossa". Há muito tempo que não usava esfoliante, mas tenho gostado desta introdução na rotina.
3° Tonifico com tónico.
4° Sérum de ácido hialurónico.
5° Creme hidratante com ácido hialurónico.

ROTINA DA NOITE - NOITE PREGUIÇOSA

(Se tiver usado maquilhagem)
1° Lavo com champô de bebé (do Gonçalo), não arde nos olhos e desmaquilha e lava, portanto é dois em um.

(Se não tiver usado maquilhagem)
Os passos 2 e 3 são substituídos pela limpeza com água micelar e os passos 4 e 5 são substituídos por Bio-Oil, tal como na rotina da manhã de um dia preguiçoso.

Cuidados especiais 

Tenho usado, de vez em quando, um creme de olhos, pois recebi umas amostras da minha irmã. Não é um produto que use habitualmente, e há muito que não compro um, até porque uso os séruns e os cremes também nesta zona, e tem corrido bem, mas como tenho também não vou desperdiçar. Quando tenho paciência, aplico-o.
Lá quando o rei faz anos, também uso uma máscara. Também recebi da minha irmã amostras de máscaras para a zona dos olhos e para o rosto. Tenho usado de vez em quando. Além disso tenho uma máscara de argila, mas confesso que para este cuidado já (ou ainda) me falta a paciência...

Claro que a alimentação interfere muito no aspeto da pele. Comer frutinha e legumes todos os dias, beber muita água e evitar coisas açucaradas, faz muita diferença.

Uma noite descansada também ajuda muito e acredito que exercício ao ar livre, nem que seja uma pequena caminhada, também ajuda muito (coisa que não tenho feito muito...).

Acho importante conhecermos a nossa pele. Há coisas que fazem mal a umas pessoas e a outras não. É só estarmos atentas!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário