segunda-feira, 5 de outubro de 2020

A DIFERENÇA ENTRE SER ARRUMADO E ORGANIZADO

No último post, onde partilhei o tema escolhido para falar neste mês, disse-vos que sou desorganizada por natureza! Grande gafe, pois aqui a vossa amiga é desarrumada e não desorganizada!

Eu sou aquela pessoa que gosta de ter um lugar para tudo, que tenta arrumar tudo o que é da mesma família junto (por exemplo, tapetes no mesmo local, roupa da casa com roupa da casa, casacos com casacos, etc..), que destralha com frequência porque acredita que não dá para organizar tralha, ou porque não gosta de guardar coisas que não usa e que acredita que menos é mais. No entanto sou a pessoa que chega a casa, descalça-se à entrada e vai deixando o casaco aqui, a mala ali, os óculos acolá. Portanto para conseguir ser arrumada tenho de fazer um esforço e esse esforço passa também por se organizada.

Há uns anos li qualquer coisa sobre a diferença entre organização e arrumação, que era algo deste género: 

Recebemos um telefonema de uma amiga a dizer que vai passar pela nossa casa. Nós não queremos que a amiga veja a casa no estado caótico em que se encontra por isso agarramos num cesto e colocamos lá a tralha toda que está desarrumada e escondemos o cesto no armário. (Se isto vos acontecer, porque pode acontecer, acendam umas velhinhas e façam café, que a casa vai parecer impecável.) A tralha pode ser brinquedos dos filhos, roupa e contas para pagar. Independentemente disso, a casa ficou arrumada! Depois da amiga sair, nós esquecemo-nos do cesto, vamos pôr roupa a lavar e esquecemo-nos da roupa suja que ficou no cesto, os filhos depois vão buscar os brinquedos ao cesto e aproveitam as folhas das contas para pagar e fazem desenhos, entretanto os desenhos vão parar ao lixo e ninguém se lembrou que aquilo eram contas para pagar até ao dia que recebem um aviso da companhia de água a dizer que vão cortar o abastecimento. Aquela arrumação sem organização deu para desenrascar na altura, mas atrapalhou depois. Isto feito diariamente vai trazer dores de cabeça pois há muita desorganização e por muito que se arrume nunca se encontra nada. 

Este exemplo fez-me lembrar de uma amiga que me disse que o marido arrumava a roupa toda na mesma gaveta, independentemente de ser dele ou dela. Estava arrumado, mas não estava organizado.

Voltando a mim quando chego a casa e ao problema de deixar tudo espalhado. Como pessoa desarrumada mas organizada que sou, claro que isto me aborrecia imenso. Às vezes arrumava tudo quando saía de casa, assim que chegava ficava tudo caótico. Apercebi-me que precisava de organizar a entrada de casa para evitar a desarrumação. Foi só colocar um pequeno móvel de prateleiras, onde nas prateleiras de cima deixo a minha mochila e a do Gonçalo, e nas de baixo estão 2 cestos onde deixamos o calçado. Coloquei ainda dois pequenos tabuleiros onde deixamos óculos de sol e pequenas coisas que estejam nos bolsos. Desta forma é fácil chegarmos a casa e ficar tudo logo arrumado.

No fundo, organização é isso, é arranjar soluções que funcionem a longo prazo para a desarrumação que inevitavelmente acontece no dia-a-dia. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário