quinta-feira, 18 de novembro de 2021

MENOS TRABALHO, MAIS TEMPO LIVRE

 Neste ano letivo tive um decréscimo de trabalho na ordem dos 30%. E isto, obviamente, que equivale a um decréscimo também de rendimentos.

Notei logo no mês de Setembro, que costuma ser um mês de muita procura. Os pais querem que os filhos tenham boas notas, que recuperem das férias sem "pegar num livro" e que comecem o ano letivo já encaminhados. Este ano não foi tanto assim. 

Para os "da casa", sim, mas novos vieram pouquinhos. 

De inicio, claro que este facto me preocupou. Até porque alguns "da casa" também reduziram o horário. Vejo isto como alguma preocupação com a redução de despesas, que muitas famílias se viram obrigadas a fazer. Está tudo mais caro, é um facto, e as pessoas reduzem no que podem. E a explicação não costuma ser considerado um bem essencial, até porque para alguns pais o que interessa é passar de ano, e já vimos que cada vez é mais fácil passar-se de ano com pouco trabalho. Daqui a uns anos veremos o resultado de tanto facilitismo. 

Ora bem, eu, que passei uns anos difíceis há cerca de 10 anos, com falta de trabalho, não vejo isto de ânimo leve. Mas resolvi não me preocupar.

Primeiro, porque apesar do volume de trabalho ter reduzido e consequentemente o ordenado também, continuo a ter muito trabalhinho e o que ganho permite-me continuar a ter o mesmo estilo de vida. Se for necessário apertar um pouco o cinto (esta expressão remete-me logo para os anos de Paços Coelho e austeridade) apertaremos, pois claro. 

Mas ter menos trabalho também tem as suas vantagens. 

Primeiro dedico-me de outra forma ao trabalho que tenho. Consigo organizar-me melhor, gerir melhor o meu stress e o dos miúdos, há tempo para fazer coisas que habitualmente não tínhamos. Por exemplo alongar o corpo, ou fazer uma pequena meditação no final da explicação.  Algo que os ajuda a acalmar muito, e que é uma otima ferramenta para os dias de teste em que os nervos estão à flor da pele.

A verdade é que apesar do cansaço que sinto nas alturas de muito trabalho, neste momento também me sinto mais leve e mais produtiva. 

Além da dedicação ao trabalho ser diferente, também o tempo que tenho livre fora do trabalho tem sido ocupado de melhor forma. 

Por um lado fico com mais tempo e disposição para as tarefas domésticas. Sim, porque chegar a casa depois de várias horas a fazer cálculos matemáticos e ter de arrumar tralha, roupa, etc, não é propriamente fácil e agradável. 

Também aqui noto mais produtividade.

 Tenho conseguido melhorar alguns pontos na nossa casa. Já vos confessei que a minha relação com a casa não tem andado no seu melhor, mas tento sempre ir melhorando. Por isso tenho organizado mais coisas, alterado alguma decoração e feito umas coisinhas em macramé para darem um novo alento à casa.

O macramé é outro ponto que tem sido favorecido com a questão do tempo livre. Tenho aproveitado para fazer uns trabalho, e isto além de me entreter, ainda me ajuda na questão da criatividade, que é algo importante para mim e onde gosto de investir. Além disso, tenho recebido incentivo de algumas pessoas para fazer peças para venda. Não era o meu objetivo quando comecei, mas se posso ganhar uma renda extra com algo que me dá muito gosto fazer e que me faz muito bem, porque não? Junta-se o útil ao agradável. 

E depois vem tempo para a prática de yoga! Que bom ter tempo para o yoga. Pratico pelo menos 2 vezes por semana. Não é ainda a frequência que pretendo, mas está mais perto do que há 3 meses. E se não tivesse este tempo livre, de certeza que seria muito difícil manter uma regularidade. 

Concluíndo, o facto de ter menos trabalho poderia estar a tirar-me o sono e a preocupar-me muito, mas optei por ver o lado positivo desta questão. A vida é mesmo assim, nem sempre é possível termos tudo, portanto é bom termos jogo de cintura para nos adaptarmos.

Nota: Estive um mês sem escrever posts, mas já tenho alguns programados. Apareçam e comentem. Acreditem que os vossos comentários motivam-me muito, portanto não se acanhem. 😊


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário