segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

CORTEI O MEU CABELO SOZINHA

 Ora aqui está uma coisa que nunca pensei dizer. Foi pouco, mas cortei o meu cabelo em casa, so-zi-nha!!!

Há muita coisa que sou eu que faço: depilação, mãos, pés, buço, pintar cabelo... sobrancelhas faço na esteticista, mas vou mantendo em casa. De quando em vez até posso ir a uma profissional tratar destas coisas, mas na maioria das vezes, trato eu em casa (principalmente desde o início da pandemia).

Cortar o meu próprio cabelo nunca fez parte dos meus planos. Nem o meu, nem o de ninguém. O máximo que fiz foi rapar o cabelo do meu marido com máquina, quando namorávamos, e mesmo assim uma vez tentei fazer um degradé (isto muito antes de termos uma barbearia em cada esquina) e deixei-lhe uma bela falha. Foi a maneira de começar ele a rapar.

Mas mesmo ao Gonçalo, nunca cortei. Há mães que cortam o cabelo à família toda, mas eu nunca me vi nesse papel.

Acontece que a decisão de deixar crescer o cabelo, não tem sido um mar de rosas. 

Decidi que ia deixar crescer, mas sempre mantendo um corte atual, mesmo que isso implicasse demorar mais tempo. 

O problema é que o cabelo não tem respondido da forma como eu julgava, e a cabeleireira também não. É certo que há aqui um problema de comunicação entre nós, de certeza. No início do processo, eu percebia que não havia muito a fazer a não ser ir acertando as pontas. Mas à medida que o cabelo foi passando aquela fase mais chata, comecei a achar o corte estranho. Não que estivesse mal feito, e se há pessoa cuidadosa é a minha cabeleireira, mas não estava adequado à estrutura do meu cabelo.

Na minha última visita para cortar (início de Dezembro) falei-lhe sobre isso, sobre o facto de querer um cabelo com movimento, que não seja difícil de cuidar, que não me obrigue a estar muito tempo de volta dele, mas que fique bonito, moderno, atual e de preferência que não me dê mais 10 anos. É que a pessoa não quer pôr botox, mas também não quer parecer mais velha. 

Resolveu-se então cortar um pouco com navalha. Que até era algo que eu gostava e que achava que dava o tal movimento que eu queria.

Mas algo correu mal... o resultado não foi o que eu esperava e o pior é que eu também já nao sabia o que dizer, explicar...

O que eu vejo, é que tenho muito cabelo novo, e isso é bom claro, mas que dá um volume estranho ao conjunto. Depois há muito frizz com o qual eu não estava habituada a lidar. Por fim, foram muitos anos a secar o cabelo rapidamente e a passar a prancha onde era preciso, sem grandes trabalhos.

A parte da frente, a franja, tem sido complicada de lidar desde o início deste processo, pois não tem a mesma ondulação que o resto tem. E depois do último corte ainda ficou pior. Acreditem, tive dias com vontade de chorar, porque não dava conta da fera.

Mas não me passou pela cabeça voltar a cortar curtinho. Não, estou firme nesta decisão de deixar crescer. Quero ver como fica, quero mudar a cor, quero ficar diferente. Portanto tenho de ter paciência, de acreditar no processo e de fazer o que puder para ficar com o cabelo apresentável. 

Chegada aqui, a esta fase de não saber muito bem o que fazer, resolvi cortar eu mesma o meu cabelo. Vi um vídeo há uns meses que me inspirou, que a autora tem o cabelo giro, e que a técnica me pareceu exequível. 

O meu marido só me dizia: " Ai amor, vê lá no que te vais meter..."

Mas eu fui firme e forte. Comprei uma tesoura, umas molas e elásticos, aproveitei que estava sozinha em casa, e pimba. 


Cortei pouco. Também não sou parva, nestas coisas devemos ir com calma. Mas foi o suficiente para ver que consigo, e que pelo menos ficou melhor do que estava. Quem não sabe, não repara. Nem era esse o objetivo. O meu marido diz que está mais escadeado, e está! Mas passa bem despercebido.

A ideia agora é deixar crescer, portanto enquanto me parecer adequado, vou cortando as pontas assim em casa. Quando estiver maior, ou quando eu já não conseguir dar conta da fera, vou cortar à cabeleireira. 

Amanhã, vou só dar um toque na franja. Como era o que estava pior, acho que posso cortar mais um niquinho. Daqui a um tempo volto ao ataque.

Agora deixo-vos as fotos possíveis do antes, durante e depois. Estava sozinha, e tirar fotos boas nestas circunstâncias, é complicado!

Antes:



Conseguem perceber as pontas da "franja" de que me queixava? Não havia nada que deixasse esta parte do cabelo bem!

Durante:



Depois:




A parte da frente ficou mais curta, pois quis tirar mesmo aquelas pontas que pareciam estragadas (não estavam, foi por causa da forma como foi cortado/ desfiado). Apesar de não estar ainda com o aspeto que quero, parece-me que ficou com um ar mais saudável. 

Agora deixo-vos o link do vídeo que me inspirou. Eu adoro aquele canal, inspira-me em muita coisa.

O canal é  Decore sem pressa e o vídeo é este.

Vejam e digam-me se gostaram!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Eu acho que está muito melhor e com um ar mais saudável!! Quando estiver crescido vai ficar lindo com todos esses caracóis!!!

    ResponderEliminar