quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

GESTÃO FINANCEIRA E KAKEBO



Um dos meus objetivos para este ano é a nossa (casal)reorganização financeira.

Os últimos dois anos foram um pouco instáveis financeiramente, os confinamentos não nos ajudaram muito, pois muitas das nossas economias tiveram de ser usadas.

Este ano pretendo voltar a esse tema, porque sinto que houve algum descontrolo da nossa parte. Nada de grave, mas o suficiente para termos noção que o caminho a seguir não pode ser o mesmo.

Neste mês de janeiro já fizemos muitas alterações e vimos melhorias, mas por coincidência a minha irmã deu-me uma agenda kakebo.

Comprou para ela, mas não achou interessante. Disse-me o seguinte:

- "Tenho uma agenda para ti... comprei-a para mim, mas não gostei da organização. "

- " Eu não gosto muito de agendas, gosto mais de um caderninho onde organizo as coisas à minha vontade." - Disse- lhe eu.

- " Mas desta deves gostar... tem coisas de poupanças e despesas diárias."

- " Ah sim, devo gostar!" - Mas sem saber de que agenda se tratava. Quando vi o que era fiquei contente. Já tinha pensado em comprar há uns anos, mas desisti da ideia. Como nada acontece por acaso e numa altura em que pretendo fazer alterações e melhorias na nossa gestão, chegar alguém com esta agenda não há-de ser coincidência. Vou usá-la com muito empenho para perceber se realmente resulta. 

O que é então o Kakebo? É um livro/agenda onde se faz o registo de todas as receitas e despesas diárias. No inicio do mês faz- se um planeamento, durante os mês faz-se o registo e no final do mês o balanço final. A ideia é ir controlando as contas ao longo do mês, não fugir muito do planeado e caso isso acontece, perceber onde se pode mudar alguma coisa. No final do ano teremos resultados a nível de poupanças e organização financeira.

Se isto é possível fazer sem o kakebo? Claro que sim, e por isso é que nunca comprei. Mas dadas as circunstâncias, vou experimentar e ver se fará ou não diferença.

 Kakebo (podem ver online carregando na palavra)

No mês de janeiro não usei este livrinho, pois só o recebi há uns dias. Mas vou iniciar em fevereiro. Nunca é tarde.

Este mês já fiz o registo de todos os gastos. Coloquei uma simples folha A4 na porta do frigorífico onde fomos registando tudo, de modo a termos os dois, eu e o meu marido, noção dos gastos. Tem corrido bem, já vimos que conseguimos reduzir alguns gastos, mas ainda não fizemos as contas todas. No final do mês faremos esse balanço. 

É como se costuma dizer, o caminho faz-se caminhando. Se há algo que não está bem temos de fazer alterações. Nem sempre o mesmo método é eficaz. 

O facto de ir controlando as contas dá-me muita tranquilidade. As questões com dinheiro deixam-me sempre um pouco ansiosa (acho que tem relação com algumas dificuldades que tivemos há uns anos), e sei que é algo que tenho de melhorar. Portanto gosto de ter controlo, tenhamos mais ou menos dinheiro, mais ou menos despesas. 

Conhecem o kakebo, ou usam-no na vossa gestão?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário