segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PEQUENAS POUPANÇAS #1

 No mês passado comprei cápsulas de detergente para a máquina de roupa. Nunca tinha experimentado, e como achei um preço simpático, comprei (20 cápsulas 3,49€ no Lidl).

Quando cheguei a casa e li as instruções do produto, percebi que não são recomendadas para programas de lavagem rápida. E eu, com algum tipo de roupa, uso um programa de 40 minutos. Para evitar algum problema, que a cápsula não se dissolvesse, por exemplo, optei por abri-la e depositar o detergente no copo doseador, e colocar no tambor como faço habitualmente com outros detergentes.

Qual não foi o meu espanto, quando percebi que cada cápsula tem apenas e só 25 ml de detergente... pois é! E eu que costumava usar entre 50 ml e 75ml, sendo sempre mais para os 75.

Posto isto, comecei a usar só 25 ml de detergente. (Entretanto tive de comprar detergente, porque 20 cápsulas vão-se num instante.) E para meu espanto, a roupa fica muito bem lavada e cheirosa.

Se pensarmos bem, faz muito sentido. Se usarmos o dobro do champô que o nosso cabelo precisa para ficar lavado, temos de gastar muita água para que fique limpo. Mas por norma, não temos um limite de água para tirar o champô do cabelo. Na máquina, cada programa tem o seu limite de água. A máquina não vê se a roupa ficou sem detergente e acrescenta água consoante a necessidade (pelo menos que eu saiba, as máquinas ainda não fazem isso... bem, a minha não faz!)

Portanto findo o programa, independentemente de ter sido retirado todo e qualquer vestígio de detergente, a máquina para de lavar. 

Foram já várias as vezes que aconteceu achar a roupa estranha, parecia que tinha uma goma, ou algo do género. Agora percebo que era excesso de detergente. A roupa acabava por não ficar bem lavada, o excesso de detergente provocava exatamente o efeito contrário ao que era pretendido.

Voltando ao exemplo do cabelo. Se não retirarmos bem o champô do cabelo, não ficamos com ele sem brilho e no dia seguinte já está oleoso? Já me aconteceu, com a pressa, o champô não ficou bem retirado e o cabelo não ficou solto e brilhante. É o mesmo princípio. 

Com esta redução de detergente, além da roupa ficar melhor, a meu ver, existe uma poupança. E pode parecer pouco, mas façamos as contas.

Comprei um detergente no lidl, que custa 3,29€ e tem 3 litros (por acaso tinha um cupão de desconto, ainda ficou mais em conta - 2,49€). Na embalagem diz que tem 46 doses, o que significa que para termos essas 46 doses teríamos de usar 65ml em cada lavagem. Se usarmos os 25 ml teremos 120 doses. Mas mesmo que usemos um pouco mais, 35 ml, teremos cerca de 85 doses.

Vale lembrar que a minha máquina é pequena. Mas mesmo assim, tenho a certeza que a grande maioria das pessoas exagera na dose de detergente que usa. Além de ser um investimento maior, para o ambiente não é nada bom. Tudo o que podermos evitar, controlar melhor, será benéfico para todos nós. 

Pelas minhas contas, este detergente irá durar para cerca de 3 meses, que era o que um de 90 doses me durava. Vamos ver! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário