quarta-feira, 2 de março de 2022

CONTROLAR HÁBITOS

 Há algum tempo que quero resgatar alguns dos meus bons hábitos. 

Já consegui voltar à leitura de forma bastante assídua, de Setembro a Dezembro (1a quinzena) também consegui manter uma rotina de prática de yoga, mas mesmo assim há outros hábitos que têm fases.

Como este ano estou muito empenhada em melhorar algumas coisas na minha vida, esses hábitos não podem de forma alguma continuar a ficar em segundo plano. Portanto, criei vários calendários onde vou marcando os dias em que fiz determinada coisa.

No meu bloco de notas, diário, o que queiram chamar, desenhei vários pequenos calendários do mês de fevereiro, de forma muito grutesca, sem glamour nenhum. Cada calendário é para um hábito e todos os dias, em cada calendário, rodeio o dia caso tenha cumprido esse hábito. 

Ou seja, tenho um calendário para o exercício fisico/yoga, outro para meditação, para o consumo de água e chá, para o não consumo de doces e outro para a máscara ou automassagem de rosto.



Há dias falei disto à minha sobrinha, e até fui gozada por ela, acreditam?! Disse-me que parecia as professoras da primária a colocarem bolinhas verdes ou vermelhas consoante o comportamento, ou desempenho, dos alunos.

Pois que pareça! O que é certo, é que resulta. É que pensar que tenho de beber mais água, tenho de fazer exercicio, tenho de fazer uma máscara para a pele ficar mais bonita e ver se estas malditas borbulhas me dão tréguas, que tenho de meditar para ter mais calma e foco, mais o tenho de ir às comoras, tenho de aspirar a casa, tenho se limpar a casa-de-banho, tenho de arrumar a roupa, tenho de preparar o almoço, tenho de corrigir os exercícios do fulano, tenho de preparar uma ficha para o beltrano, tenho de falar com a mãe do outro, tenho, tenho, tenho... alguma coisa fica para trás. E normalmente somos nós que ficamos para trás. 

Fazendo isto, consegui manter o foco no que toca a doces, que era algo que queria mesmo mudar muito. Mesmo nos dias que comi alguma coisa, escrevi o que foi para ter noção se abusei ou não. E não abusei. Houve duas que comi uma bolacha, noutros comi uma fatia de bolo de laranja. Portanto nunca foi um abuso em doces, mas só o sei porque fiz esse registo. Caso contrário até podia achar que tinha comido muitos doces, ou nenhuns.

Escrevi também como me sentia nos dias que comia menos bem, ou que não bebia pelo menos 1 litro e meio de água e/ou chá. 

Na questão dos doces ajudou-me bastante ver tantos dias com bolinha. Serviu também para ver que não era o Gonçalo que comia muitas bolachas... era eu. Pois os pacotes começaram a durar muito tempo desde que eu comecei a não comer...

Deu para confirmar que não fiz yoga, ou outro tipo de exercício fisico, num único dia.

Em janeiro e fevereiro não comprei as aulas de yoga. Por um lado porque em Dezembro fiz pouquíssimas aulas, por outro quis organizar algumas coisas e sabia que não iria sobrar muito tempo (e dinheiro), depois porque conheço-me suficientemente bem, para saber que dias pequenos e frios não me motivam muito. Portanto era um investimento que não serviria de grande coisa.

Este mês já comprei as aulas, há várias novas que me interessam. E o objetivo é praticar de manhã, antes dos homens da casa acordarem, para começar bem o dia e ficar despachada. Tenho a certeza que fazer uma bolinha em vários dias do mês de Março, a confirmar as minhas práticas de yoga, será algo bastante motivador.

Provavelmente nem toda a gente achará piada a este sistema. Comigo está a resultar e acho que o truque é mesmo esse, perceber o que funciona connosco e aplicar. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário