segunda-feira, 28 de novembro de 2022

POUPANÇAS - GERIR O DINHEIRO

 Atravessamos tempos difíceis financeiramente, e eu tenho tentado ao máximo gerir bem o nosso orçamento familiar.

A gestão do dinheiro é maioritariamente feita por mim desde sempre. Foi algo que comecei logo a fazer e o meu marido não é muito dado a contas, portanto é uma tarefa minha.

Ele acha a gestão do dinheiro difícil e desgastante e, acredito que seja o problema da maioria das pessoas. Preferem nem fazer porque ficam ansiosas com tanta despesa, tanta conta e geralmente pouco dinheiro para tudo.

Apesar de ser uma tarefa minha, não o deixo de fora. Ele tem tanta responsabilidade como eu em manter as contas organizadas e tem de ser algo falado e partilhado pelo casal, ou até pela família, quando os filhos são crescidos.

Há um ano, comecei a fazer a gestão de um modo um pouco diferente daquele que fazia.

Um dia sentei-me, vi todas as despesas fixas e variáveis que tínhamos, vi para onde ía a maior fatia do orçamento e percebi que tinhamos de mudar algumas coisas.

Comecei então a apontar todas as despesas do mês. 

Numa simples folha A4, escrevi o valor do dinheiro que ganhavamos por mês (sendo que os meus ordenados são variáveis ao longo do ano), e fomos escrevendo as despesas todas.

A folha está na porta do frigorífico. Está acessível e visível para os dois. Se vemos que na primeira semana já gastamos metade do orçamento para supermercado, temos de ajustar as coisas, por exemplo. 

No final do mês somo tudo e vejo quanto foi gasto em supermercado, em combustível, em farmácia, em comida fora, etc.

Nos primeiros meses fui percebendo onde se gastava mais e onde era possível cortar.

E isto fez toda a diferença para melhorar a gestão. 

Tinhamos meses de gastarmos um ordenado em supermercado, e noutros meses gastavamos muito menos. Ora fazia sentido gastar mais ou menos a mesma coisa. Fiz uma média do que seria adequado a cada mês, e depois dividi pelas semanas. Assim sei quanto devemos gastar em média por semana. Se numa semana gastamos mais, teremos de cortar na semana seguinte.

Para isto funcionar, tem de haver uma boa organização do frigorífico e da despensa, uma lista de compras adequada às nossas necessidades e de preferência onde se tenha em conta os valores dos produtos e as promoções, e um planeamento das refeições.

Já percebi que para nós funciona melhor irmos poucas vezes ao supermercado, mas não demasiado poucas. Ir várias vezes por semana está fora de questão, é desgastante e gasta-se mais dinheiro. Comigo não resulta.

Prefiro fazer uma compra grande no início do mês (que nem é a melhor altura pois há menos promoções, mas pronto...) para ter o principal disponível em casa, e depois vou completando indo uma vez por semana ou de 10 em 10 dias, que é o que prefiro.

Gosto de ter tudo em casa, detesto ter de andar a comprar uma coisinha hoje e outra depois. Era o que acontecia antes de fazer este planeamento. Comprava umas coisinhas na mercearia ao lado de casa, precisamente por não me planear nas compras maiores e achar sempre "se precisar compro na mercearia". Depois de somadas, essas comprinhas aleatórias, davam uma grande despesa. Havendo planeamento compra-se os produtos ao melhor preço e com a devida antecedência. 

Resumindo, para uma vida financeira estável e saudável, o que é que eu faço:

• Planeamento financeiro e gestão orçamental,

• Organização do frigorífico e da despensa,

• Lista de compras adequada às nossas necessidades,

• Opções inteligentes nas compras, tendo em conta valores dos kg e litros,

• Atenção às promoções, tanto de supermercado, como de combustível e outros,

• Gastar o que temos em casa antes de comprar novo, ou antes de abrir novas embalagens (serve para comida, detergentes, higiene...),

• Ter um pequeno stock inteligente,

• Fazer cedências quando é necessário (não dá para ter tudo),

• Saber dizer não a tudo o que não é prioridade e essencial.

Vou continuar a fazer posts sobre este tema. O assunto é muito vasto, não conseguiria falar sobre tudo num post. Mas espero que tenham gostado e que vos seja util de alguma forma.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários: