domingo, 1 de janeiro de 2023

NATAL, FÉRIAS E NOVO ANO (2023)

 Hoje, dia 1 de Janeiro de 2023, está o típico dia de inverno. Chuva, trovoadas, vento... um belo dia para estar em casa, de livro em punho, mantinha no colo e lareira (salamandra, no meu caso) acesa. E é mesmo assim que estou! Pousei agora o livro que estava a ler, para me dedicar um pouco ao blogue.

As últimas semanas de 2022, foram as primeiras férias da escolinha do Gonçalo. Como anda na Pré-escola, numa escola pública, tem férias como nos outros ciclos escolares.

Tinhamos programado ficar com as avós nas tardes em que eu trabalhasse, e eu trabalharia só até dia 22 de Dezembro para depois regressar no primeiro dia de aulas, 3 de Janeiro. 

Acontece que ele ficou doente no dia 20, e eu fiquei logo de férias forçadas. Portanto muito do que estava programado, não aconteceu. Felizmente os presentes estavam todos comprados e tinhamos comida suficiente no frigorífico para nos aguentarmos uns dias sem preocupações.

Dia 23 ele já estava melhor, consegui fazer as compras para o nosso Natal e para a semana seguinte. 

Pela primeira vez optámos por passar a noite de 24 em casa. Habitualmente jantávamos nos meus pais e depois íamos aos meus sogros para abrir os presentes. Acabava por ser sempre uma correria e este ano não nos apetecia "correr". Já nos chega o dia-a-dia. Depois como o Gonçalo estava ainda a recuperar, ficar em casa era mais do que óbvio. 

E foi uma noite tão tranquila, tão agradável. Preparamos o jantar (feijoada de polvo para os pais e bacalhau cozido com legumes para o filho), tinhamos petiscos para entradas e sobremesas.

Tinhamos planeado fazer umas entradas e sobremesas, mas como o Gonçalo ficou doentinho, eu não tinha a mínima vontade de cozinhar trinta mil coisas. Quis praticidade. Comprei queijos creme, tostas, pasta de azeitonas, patês e para sobremesa uma tarte de leite condensado e bolacha (uma espécie de bolo de bolacha) maravilhosa do Mercadona e uns crepes de chocolate (que só comemos hoje...).

Tínhamos sonhos e filhós feitos pela minha mãe, bombons, chocolates... 

No dia 25 rumámos todos para a casa dos meus pais (pais, sogros, irmãs, sobrinhas, cunhado, avó, afilhada...) e lá passámos o dia a comer e a beber, como se quer no Natal. 

Na semana entre Natal e Ano Novo estivemos todos de férias cá em casa, mas confesso que não tive grande descanso. 

Com a chuva dos últimos tempos, o bolor voltou a dar o ar da sua graça. É uma situação recorrente e com a qual eu não me habituo, portanto é algo que me chateia e desgasta imenso. No verão investi em tintas, primários, anti-fungos e sei lá mais o quê.  Limpei, tapei buracos, preparei e pintei... ficou tudo bom. Neste momento temos a marquise completamente cheia de bolor, tudo preto e nojento. O nosso quarto está todo sarapintado... eu não sei o que fazer.

Este ano resolvemos colocar a nossa salamandra cá em casa. Tivemo-la na casa anterior e ajudou bastante na questão da humidade. Tinhamos esperança que aqui também ajudasse. É certo que tem chuvido bastante e apesar de todo o bolor que apareceu, a casa está mais quente que nunca. Acredito que sem a salamandra estivesse tudo muuuito pior. Mas não deixa de ser chato e desmotivante. 

Andei a semana toda a limpar e a constatar que por muito que faça o problema volta sempre. E antes tinha a ajuda do meu tio, que, ou vinha tratar do assunto ou dizia-me o que fazer. Agora não tenho ninguém que me consiga ajudar, que saiba mais do que eu. Pelo menos alguém próximo. 

No meio desta agitação, tinha encomendado um livro na Bertrand e quando tive oportunidade fui levantá-lo. Aproveitei a ida sozinha para comprar uns acessórios na Parfois e, da Bertrand, em vez de um livro, trouxe três para casa.

Decidi que este ano já não vou comprar revistas mensalmente. Antigamente era um vicio, comprava imensas revistas todos os meses. Depois comecei a perceber que traziam todas artigos idênticos e cada vez mais publicidade e menos conteúdo. Reduzi assim apenas para 2 revistas por mês, a Prevenir e a Saber Viver. Acontece que nos últimos meses nem consigo lê-las por completo e também comecei a achar pouco proveitoso. Optei assim por me dedicar à leitura de livros. E livros que me acrescentem algo. E se há coisa que gosto, é de ir a uma livraria! Neste momento prefiro à Bertrand porque já sei o lugar dos livros que me interessam, mas gosto muito de dar uma voltinha e ficar a folhear umas coisas. Raramente vou lá sem trazer nada comigo! 

O livro que havia encomendado é o "A arte de organizar a sua vida". Já o tinha "folheado" online, mas tinha receio de ser mais do mesmo. Tenho alguns livros sobre organização. Mas acabei por investir e fiquei surpreendida pela positiva. 

Falarei melhor sobre ele noutro post, mas posso dizer que me deu um empurrão para me desfazer de algumas coisas. Foi o que estive a fazer hoje. A separar algumas coisas para o lixo e outras para dar. Para já estive a ver roupa e acessórios, mas quero ver sapatos e livros também. 

A nossa passagem de Ano também foi tranquila. É uma data que me passa um pouco ao lado, confesso. Como tal acabamos por jantar e ficar no quentinho na nossa casa!

Tive pena de não descansar mais nas férias (mas dormi até tarde...) de não ver séries como fiz no ano passado, mas o tempo não dá para tudo e há que fazer escolhas.

O engraçado é que amanhã já é dia de trabalho e eu não estou minimamente preparada para voltar ao trabalho! Nem sei se rio ou se choro... Não há como fugir, portanto vou organizar mais umas coisas para facilitar o regresso! 

Bom Ano minha gente. Aos poucos que me leem e aos pouquíssimos que comentam, continuem por cá se vos fizer sentido. Eu continuarei, porque além de gostar da partilha, também gosto de ler o que escrevi há muito tempo e relembrar coisas esquecidas. Um blogue tem sempre um pouco de diário e isso fascina-me! 😊 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Olá! Por cá também andamos sempre a correr... Compras de Natal foram feitas na semana anterior ao Natal. Não gosto nada, mas ás vezes tem de ser... Confesso que também gosto de passar a quadra das festas sossegadinha no meu canto, mas nem sempre pode ser assim,,,

    Que seja um ano cheio de conquistas e prosperidade!

    Beijos e abraços.
    Sandra C.
    Bluestrass

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Que bom ter-te por aqui! Bom Ano, muito crescimento e saúde! Beijinhos e obrigada pelo comentário! 😊

      Eliminar