domingo, 19 de fevereiro de 2023

COISAS QUE PRETENDO COMPRAR MENOS

Há coisas que quero mudar na minha vida.  Tantas que até fico confusa, mas vamos por partes.

Comecemos pelas coisas que quero reduzir bastante no meu dia-a-dia.

1- DESODORIZANTE 

Já tive uma fase de usar uma mistura de óleo de côco com bicarbonato de sódio. No inicio até resultou, na questão do cheiro funcionava muito bem, mas acabei por ficar com as axilas mais escuras. Não cheguei a perceber se foi dessa mistura, mas assim que deixei de usá-la o problema desapareceu. 

Desde então tenho usado desodorizantes normais, uns mais naturais do que outros, e uns com melhores resultados do que outros.

Recentemente comprei uma pedra de alúmen na Mercadona, e estou super fã. Chego ao final do dia sem cheiro a transpiração e parece-me que seja um produto que vá durar bastante tempo.

Além de que é barato e natural. Mesmo que tenha de comprar 3 por ano, mas acredito que 2 sejam suficientes, a relação qualidade/preço/durabilidade é muito boa.

O modo de usar é bastante simples, basta passar a pedra por água e passar na axila seca, como se se tratasse de um roll-on comum.

Claro que ainda não chegamos ao Verão, aí sim será o derradeiro teste, mas parece-me uma ótima opção. 

O facto de não ter cheiro, no meu ponto de vista é bom! Prefiro desodorizantes suaves e mais suave que este nunca experimentei. 


2- TAMPÕES MENSTRUAIS 

Já tinha partilhado a minha tentação em experimentar o copo menstrual. 

Já comprei, mas ainda não usei. 

Não vos vou dizer que não me faz uma certa confusão, mas há tanta gente a usar e a dizer maravilhas, que tinha de experimentar. 

Comprei na Mercadona, por 9€. Cada copo dura, em média, 6 anos. Portanto se me adaptar, no máximo terei de comprar outro copo no resto da minha vida. 

Existem 2 tamanhos na Mercadona, um M para mulheres com menos de 25 anos e/ou que não tenham tido um parto natural e o L, para mulheres acima dos 25 e/ou que tenham tido um parto natural. 

Sou do team L, vamos ver como corre a experiência e prometo que venho contar-vos assim que tiver notícias. 



3- VERNIZ DE UNHAS 

Já fui viciada em vernizes de unhas. As cores eram basicamente sempre as mesmas, mas variava nos tons.

Acabava por nunca usar tudo até ao fim e jogar fora muita coisa.

Há uns anos reduzi bastante as opções e passei a ter apenas 3 vernizes, um vermelho Ferrari, um preto e um nude. São cores que gosto muito e que ficam sempre bem, a meu ver.

Sou bastante simples no que toca a unhas, não gosto de desenhos, nem de adornos e as cores são básicas (mas chiques...).

No ano passado investi no material para fazer verniz gel e desde então não usei mais verniz comum.

O meu objetivo é ficar apenas com as cores de verniz gel que tenho (vermelho e nude) e não comprar nem verniz comum nem verniz gel, enquanto não terminar os que tenho. 

4- DETERGENTES PARA CASA

Também aqui, já fui uma pessoa que comprava muitos detergentes. Era do género de comprar um para cada coisa e de ficar "horas" no supermercado a ver todos os detergentes. 

Depois veio uma coisa chamada crise (lá para 2010, mais coisa menos coisa) e eu li no blogue "A dona de casa perfeita " que um ótimo detergente multiusos era o vinagre. 

Passei a usá-lo no dia-a-dia e rendi-me.

Acontece que de vez em quando sinto falta de um cheirinho, de um perfume diferente e lá compro qualquer coisa.

Foi o que me aconteceu recentemente quando comecei a fazer compras na Mercadona (parece que estou a fazer publicidade, nas não).

Comprei algumas coisas para experimentar, afinal eram baratos e cheiravam bem. Qual foi a conclusão a que cheguei? O perfume não dura nada e o resultado também não é nada de especial, muito pelo contrário. 

Para ter um melhor desempenho tinha de usar o dobro do produto que é recomendado na embalagem. 

Chego sempre a esta conclusão seja qual for o produto. Gosto muito de lavar o chão com água quente, umas gotas de detergente de loiça e um copo de vinagre. Resulta muito bem, desengordura que é uma maravilha e mantém-se. O cheiro a vinagre desaparece tal e qual os outros detergentes. 

Também uso para limpar no geral, como multiusos. Num spray, um copo de vinagre e três de água. Limpo fogão, bancadas, frigorífico, mesa, cadeiras...

Em tempos usei como amaciador, neste momento confesso que prefiro um cheirinho extra na roupa. De qualquer forma misturo sempre uma tampa de amaciador com uma de vinagre.

Continuo a usar limpa vidros, por exemplo, porque o resultado é muito melhor que o do vinagre e também posso usá-lo noutras coisas, casa-de-banho, limpa móveis...

Resumindo, de detergentes preciso apenas de: detergente de roupa, amaciador, lixivia delicada para roupa e anti calcário para a máquina. Detergente de loiça, vinagre, lixivia (que também dá para uma infinidade de coisas) e limpa vidros. Chega e rende muito!

5- GUARDANAPOS DE PAPEL

A quantidade de guardanapos que usamos por dia enlouquece-me. É algo que pretendo mesmo reduzir bastante.

Além de que tudo o que é papel está caríssimo. É mesmo um desperdício!

Portanto pretendo comprar uns guardanapos de pano para irmos substituindo os de papel.

6- PAPEL DE COZINHA

Outra coisa que uso bastante, mas já num nível ultra desnecessário. Chego a usar para secar as mãos enquanto cozinho. Coisa que posso fazer perfeitamente com um pano de cozinha, não é verdade?

Também uso muito para limpar a mesa e cadeiras depois das refeições, e também para dar aquela limpeza rápida no wc.

Tudo isto pode ser feito com um pano que depois será lavado (à exceção da sanita, essa continuarei a limpar com algo descartável).

7- DECORAÇÃO 

Aqui estou muito feliz, porque era algo que pretendia fazer e tenho conseguido. Não tenho comprado decoração e sempre que pretendo algo novo, tenho feito! 

Aquelas coisinhas giras, jarrinhas, porta velas, etc, têm sido evitadas. No entanto, há coisas que temos de ir substituindo. Por exemplo as minhas almofadas da sala e o cortinado estão a precisar de uma reforma. Aproveitei que tinha de fazer uma encomenda na Shein e comprei capas de almofadas e cortinas para a sala (para colocar depois da grande limpeza de Primavera, como diz o Gonçalo).

Tudo o resto vou mudando de lugar, vou acrescentando uma planta ou uns galhos de árvore, reaproveito uns frascos e coloco alecrim, e por aí. 

8- PELÍCULA ADERENTE E FOLHAS DE ALUMÍNIO 

Ainda na onda dos descartáveis tenho estes dois. 

Película aderente uso pouquíssimo, mas aluminio ainda uso muito.

O meu marido leva a sandes para o seu lanche envolta em alumínio. Quando não temos, leva numa caixinha com um guardanapo, mas quando temos diz que prefere.

Para o lanche do Gonçalo eu mando sempre numa caixinha e acho que funciona bem. Tal como a fruta também vai numa caixinha. 

Portanto parece-me que é mesmo uma questão de hábito. 

Às vezes também uso para tapar alguma comida no frigorífico, mas existem umas tampas de silicone muito boas para isso. Já vi na Shein, terei de encomendar numa próxima vez, pois são reutilizáveis e duram muito tempo, segundo consta.

9- REVISTAS 

Foi uma resolução de novo ano e tem corrido bem. Este ano ainda não comprei nem uma revistinha, o que é um grande feito para alguém que era viciado em revistas.

Tenho algumas do ano passado que não li, tenho livros que quero ler, e as revistas acabavam por ficar num canto sem serem lidas. Era jogar dinheiro fora, literalmente! 

10- DESPERDIÇAR COMIDA

Não tem a ver com comprar menos, mas tem a ver com desperdício, que acaba por estar relacionado com sustentabilidade e poupança. 

É algo que tenho cuidado e cada vez mais fazemos menos, mas de qualquer forma há que ter atenção pois acontece recorrentemente ter várias caixinhas com sobras no frigorífico. 

Ainda ontem, por exemplo, tinha uma dose de sopa numa caixa, outra dose de esparguete com vitela estufada e ervilhas e outra com arroz de bacalhau. 

Quando estava a planear as refeições de manhã, percebi que se não consumissemos aquela comida, acabaria por ir fora. Portanto perguntei logo quem queria o quê e ficou o jantar decidido e pronto.

O meu marido comeu o esparguete com carne, eu comi o arroz de bacalhau e o Gonçalo comeu a sopa (fiz também hambúrguer no pão com tomate para complementar a sopinha).

Ficámos todos satisfeitos e não houve desperdício!

São estes os 10 produtos que pretendo reduzir bastante, ou mesmo deixar de usar neste ano! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário