quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

ORGANIZAR A CASA - 2023

 Eu sei que é um tema que repito muito aqui no blogue, mas a verdade é que ando constantemente a organizar e a reorganizar a minha casa.

E de facto, não entendo como é que há pessoas que conseguem ter a casa sempre organizada. Ou para elas organização não tem o mesmo significado que tem para mim, ou há truques que eu ainda não consigo implementar.

Uma casa organizada para mim é uma casa que não tem tralha, e que tudo o que existe nela tem um lugar.

Não é uma casa sempre arrumadinha e super limpa, embora eu também gostasse que fosse, mas é um local onde se encontra tudo, onde tudo está arrumado de forma lógica, onde não existe quarto/gaveta/zona da tralha... estão a perceber a ideia?

Também é uma casa que não precisa de demasiado tempo para ser limpa e arrumada. 

Basicamente isto é a minha casa de sonho...

Bem, eu pretendo conseguir destralhar o máximo possível, e como falei no post anterior, estou nessa fase.

Já me desfiz de roupa, de bijuteria, de brinquedos partidos e velhos do Gonçalo, de calçado velho, tapetes, alguidares... À exceção da roupa que estava em condições e que dei, a maioria das coisas tem sido para jogar mesmo fora. 

Tem sido um trabalho gradual, um pouco todos os dias, porque de outra forma seria mesmo impossível. 

Na semana passada destralhei, limpei bolor e arrumei a lavandaria. Já era uma zona problemática em termos de humidade, mas este ano tem superado as expectativas. No verão limpei tudo, passei primário e pintei com tinta e anti-fungos, e mesmo assim o bolor reapareceu e ainda pior. 

Portanto é uma zona muito complicada e que eu tenho de estar sempre atenta para que não chegue a um ponto miserável. 

Depois tentei organizar as limpezas da restante casa de maneira a conseguir manter tudo, minimamente, em ordem.

Os fins-de-semana são sempre complicados, ainda para mais porque trabalho ao sábado de manhã, o que complica um pouco a nossa rotina.

Como tal, a segunda é um dia em que a casa está num estado caótico. Assim, resolvi organizar a rotina doméstica da seguinte forma:

• Segunda (manhã): arrumar objetos (principalmente brinquedos) aspirar chão e móveis (com o acessório próprio para esse efeito) e lavar o chão da casa toda. Colocar roupa a lavar e secar.

E isto parece pouco, ainda para mais sendo a minha casa pequena, mas a verdade é que a segunda a casa costuma estar do avesso. Portanto demoro muito tempo.

• Terça (manhã): compras de supermercado, se for necessário e limpar algo específico, como por exemplo limpeza detalhada do wc vidros, "desmontar" sofá e aspira-lo, etc. Ou seja, neste dia realizo uma tarefa que não consigo fazer nos outros dias e que não necessita de ser feita todas as semanas. Incluo a limpeza detalhada do wc aqui, pois diariamente vou fazendo uma limpeza, portanto não preciso de limpar profundamente com tanta frequência. 

• Sexta (manhã): novamente aspirar e lavar o chão da casa toda, para termos a casa limpa no fim-de-semana e não juntar a desordem do fim-de-semana à desordem da semana. 

Neste dia também mudo a roupa das camas e coloco a lavar e secar.

• Fim-de-semana: Engomar 

• Diariamente: Lavar roupa (é raro o dia que não tenho roupa para lavar, e só não o faço se estiver a chover e souber que não secará), cozinhar, fazer camas, arrumar roupa do dia anterior que não será lavada, varrer chão/passar mopa nas divisões mais usadas, lavar loiça, despejar lixos, estender e apanhar roupa, dobrar roupa e arrumar a que não é engomada, arrumar objetos fora do lugar ...

Isto assim parece muito, e é muito, mas à medida que a rotina vai virando mesmo rotina, fica tudo mais fácil e a casa vai-se mantendo limpa e arrumada durante mais tempo.

E se há uma coisa que tenho percebido, é  que se quero a casa organizada e limpa, não posso procrastinar. Mesmo que sejam tarefas pequenas, o facto de ir fazendo sempre um pouco, de ir melhorando, ajuda-me a manter no eixo.

Já o disse muitas vezes, a minha casa não é de todo o que gostava de ter. Cada vez tem mais problemas de humidade e infiltrações,  nos arranjamos aqui e estraga-se ali, etc... mas é o que temos, é o que conseguimos ter neste momento, portanto temos de fazer o melhor possível. 

Estar organizada, limpa, arrumada, cheirosa, já me dá muito alento. Quando lá entro e sinto boa energia, já fico feliz. Não sei como nem porquê (ou até sei, mas pronto...) às vezes é difícil e desanimo muito. E quando este desânimo chega, tudo corre mal, não vejo nada de bom em sítio nenhum, portanto manter a ordem na casa, ajuda a manter a ordem na cabeça e no coração e vice-versa!

Continuo na onda das leituras sobre casa. Agora estou a ler "A minha casa Hygge" para me inspirar ainda mais. Mas isso será tema para outro post.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário