terça-feira, 24 de outubro de 2023

ROTINA DE PELE - OUTONO 2023

 Minha gente, escrevi este post em Setembro, mas esqueci-me de publicá-lo. Daqui a pouco estou a mudar de produtos e ando aqui com posts escritos e por publicar... que vergonha...

Depois das férias, do sol, do mar, a minha pele do rosto ficou um pouco manchada e sem brilho.

Não me preocupei muito, pois sei o que a casa gasta. Ela é assim, meio ingrata, e por muito bem que a trate de vez em quando apronta destas. 

Passei o verão a usar quilos de protetor solar, sempre bem hidratada, bem limpa, vai ficar manchada por alma de quem?

Mas pronto, continuei a ter os cuidados de sempre (limpar, tonificar, hidratar e proteger) e preparei-me para iniciar uma nova rotina de pele no final do Verão. 

Como já referi aqui no blogue inúmeras vezes, acredito que uma pele bonita vem de uma rotina adequada. Não interessa se os produtos são caros ou baratos, interessa é se são adequados ao tipo de pele e às suas necessidades e se são bem usados e numa consistência diária. 

Já usei produtos caros, de farmácia e de perfumaria, e nunca achei que o valor alto compensasse nos resultados. 

Isto é a minha experiência, claro. Obviamente que não estou a dizer que uma gama da Clarins é inferior a uma gama da Cien. Mas a gama da Cien é significativamente mais barata e se for bem usada trará também ótimos resultados. 

Ou seja, acredito que o melhor produto é aquele que a nossa carteira pode pagar de forma regular. De nada vale usar produtos caros de vez em quando se depois não há uma consistência. 

Ora bem, andei a experimentar vários produtos da Mercadona. São bastante acessíveis e têm boa fama, mas eu não morri de amores. Fizeram o trabalho deles, mas por preços idênticos há produtos que me agradam mais, nomeadamente os da Babaria.

Optei por comprar um queridinho, já o uso há muito anos, o sérum de ácido hialurónico, e outro que não conhecia ainda, o sérum de ácido glicólico. O valor de ambos ronda os 6€, mas de vez em quando estão em promoção no Auchan e na Well's.

O ácido hialurónico serve para hidratar, pois atua contra a perda de água e ajuda a manter o equilibrio natural da pele. Pode ser usado tanto de dia como de noite. Se pudesse usar só um sérum, usava este porque nunca falha.

O ácido glicólico tem um efeito esfoliante, ajuda a manter os poros limpos e a clarear a pela. Portanto, é otimo para peles oleosas, como a minha. Estimula a produção de colagénio (coisa que começa a diminuir por volta dos 30 anos), melhora manchas e cicatrizes de acne. Só deve ser usado à noite, e apesar de ser um derivado da vitamina A, tal como o Retinol, não é tão forte. Portanto pareceu-me indicado para esta altura do ano, em que já não apanho muito sol, mas ainda está muito calor, coisas que devemos evitar com o uso de Retinol.

Organizei a rotina da seguinte forma:

Manhã:

- lavo com água fria e óleo de limpeza, 

- tonifico com tónico Cosmia (Não havia o de pele oleosa e acneica, que é o meu favorito. Este limpa mas não me agrada tanto.),

- hidrato com o sérum de ácido de hialurónico,

- hidrato a área dos olhos com creme de olhos Cien (super barato e hidrata bem),

- aplico uma boa camada de protetor solar (cien),

Na maioria dos dias uso alguma maquilhagem leve, portanto a seguir, depois da pele absorver tudo, uso protetor solar com cor (fator 50) no lugar da base e depois faço a maquilhagem habitual.

Noite:

- Lavo o rosto com o óleo que usei de manhã.  É bom porque limpa e desmaquilha tanto olhos como rosto.

- Tonifico com o mesmo tónico da manhã,

- Aplico o sérum de ácido glicólico (só deve ser usado à noite),

- creme de olhos,

- creme hidratante para pele acneica (a acne tem andado muito controlada, mas não deixo de usar este tipo de produtos).

Com esta rotina diária, e que não falho, estou a ver resultados. Não tenho tido borbulhas, as manchas que pareciam mais evidentes no verão, já disfarçaram (nunca desaparecem na totalidade), a pele já está mais viçosa, portanto estou muito satisfeita.

Claro que milagres não há, nunca tenho a ambição de ter uma pele perfeita, mas dentro das suas limitações e da minha idade (quer queiramos quer não, a idade não perdoa) está uma pele equilibrada e bonita! 

Pretendo fazer umas alterações lá para o final de Novembro, início de Dezembro, pois com o frio a pele suporta melhor outros produtos e posso apostar noutro tipo de rotina, nomeadamente o Retinol e óleos, que gosto muito de usar. 

Deixo-vos os links daquilo que é possível:

Serum de ácido hialurónico

Sérum de ácido glicólico

Tónico Cosmia





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sem comentários:

Enviar um comentário